Vivemos em uma sociedade em que, muitas vezes, a produtividade tóxica se sobrepõe à possibilidade de cultivo de uma rotina de autocuidado.
No geral, as pessoas estão condicionadas a preencher suas agendas com o máximo de atividades possíveis, mas nesse fluxo intenso acabam se esquecendo de algo muito importante: os cuidados com a saúde mental que passam pelo autocuidado.
A maioria não separa na agenda alguns espaços para esses rituais e práticas que beneficiam o bem-estar e a autoestima. Se você se identifica com esse contexto, está no lugar certo. Confira as dicas deste artigo para começar a transformar a sua vida de forma positiva!
Uma rotina de autocuidado diz respeito aos hábitos que você cultiva pensando em cuidar de si mesmo, ou seja, se trata de um tempo dedicado a realizar atividades que promovem o bem-estar e a saúde mental.
Rituais de autocuidado, portanto, tendem a aliviar o estresse, melhorar a qualidade de vida e aumentar a autoestima. Além disso, não há uma regra sobre quais devem ser essas atividades, pois cada pessoa deve, a partir do autoconhecimento, entender o que faz mais sentido para si.
Autocuidado pode ser desde tomar um café da manhã mais demorado até ter uma boa rotina de sono ou fazer aulas de dança. Independentemente do que seja, o mais importante é que te faça bem e contribua para a sua saúde mental e física.
O grande desafio está em criar uma rotina em que, todos os dias, a prática do autocuidado esteja inserida de alguma forma na sua agenda. Desenvolver novos realmente hábitos não é simples, sendo necessário disciplina e comprometimento.
Uma rotina de autocuidado tem impactos diretos em todas as esferas da vida de uma pessoa, inclusive na sua saúde.
Ao incluir no seu dia a dia algumas atividades que proporcionam bem-estar, você está contribuindo para melhorias significativas na mente e no corpo. Diante de tantas responsabilidades e obrigações constantes, é importante ter momentos de pausa, conexão com o seu interior, relaxamento e prazer.
Tudo isso contribui para tornar os dias mais leves, mesmo quando há muitos problemas e desafios a serem enfrentados.
Basta pensar o seguinte… Quando você está se sentindo muito sobrecarregado e consegue incluir na sua rotina uma atividade de autocuidado, seja ler um livro, tomar um banho relaxante ou praticar exercícios físicos, não se sente muito melhor depois?
Você já aprendeu que não há regras quando o assunto é rotina de autocuidado, mas existem algumas práticas interessantes para se levar em consideração, principalmente se você não sabe por onde começar.
Lembre-se de que o mais importante para criar a sua rotina é ter autoconhecimento, afinal, é apenas se conhecendo e entendendo as suas necessidades que é possível definir quais hábitos são capazes de tornar os seus dias mais leves e saudáveis.
Em seguida, confira algumas dicas simples de colocar em prática que podem fazer uma grande diferença na sua vida:
Muitas pessoas ignoram os sinais do corpo e, dessa forma, acabam prejudicando a saúde mental e física.
É importante reparar em aspectos como sono, dores, imunidade e qualidade do sono. Se você, por exemplo, tem ficado doente com muita frequência, pode ser que esteja muito estressado. Já se as dores de cabeça estiverem presentes com constância, vale analisar o que significa esse sinal.
A partir dessa análise, é possível refletir sobre as mudanças de comportamento para tornar a sua rotina mais saudável e evitar sintomas físicos de questões que, muitas vezes, são emocionais.
O sono de qualidade é fundamental para garantir disposição e foco para executar tanto atividades de âmbito pessoal como profissional.
Algumas dicas importantes nesse sentido são:
O sono tem o poder de impactar a sua vida como um todo, afinal, quando estamos cansados e sem energia, é praticamente impossível se dedicar até mesmo às tarefas prazerosas.
Relacionamentos tóxicos são capazes de gerar grandes efeitos negativos na saúde de uma pessoa, por isso, inclua na sua rotina de autocuidado cultivar apenas amizades com pessoas queridas, com energia positiva e que te querem bem de verdade.
Aqueles que despertam emoções ruins, são invejosos e não tem consideração genuína por você não irão contribuir para o seu bem-estar e, portanto, o distanciamento é recomendado.
Lembre-se: escolher as suas relações também é um ato de autocuidado!
O que você gosta de fazer além de trabalhar? Todo mundo tem interesses e paixões além da esfera profissional, mas algumas pessoas não se permitem vivenciar esse processo de autodescoberta, usando sempre a desculpa de que nunca têm tempo.
Dedicar um tempo para experimentar novas atividades e incluir espaços na agenda para se dedicar aos hobbies é fundamental. Além de proporcionar prazer e alegria, é uma maneira de expandir a mente e desenvolver novas habilidades.
Autocuidado também é sobre ter momentos para ficar sem fazer nada.
Estamos imersos em uma sociedade pautada pela produtividade tóxica e, por isso, é considerado normal se sentir culpado por não ter o que fazer nem que seja por apenas 15 minutos do dia.
O ócio é fundamental para a saúde como um todo, pois é nesses momentos que a mente e o corpo relaxam e se regeneram para voltar às atividades com mais energia.
As redes sociais fazem parte da identidade das pessoas. Vivemos em uma era em que a maioria parece precisar postar para existir, mas será que devemos nos submeter a tantos excessos de exposição e consumo de conteúdo?
Pelo bem da sua saúde mental, procure encontrar um equilíbrio e evite utilizar as redes sociais em excesso. Por mais difícil que isso possa parecer no começo, com o passar do tempo você irá sentir os benefícios de não precisar “espiar” a vida alheia constantemente e, muito menos, publicar tudo o que você faz.
Esse tipo de comportamento contribui para melhorar a autoestima, afinal, as redes sociais são uma grande fonte de comparação e ansiedade.
A prática frequente de atividades físicas também é uma atividade de autocuidado. Independentemente de qual exercício você decidir praticar, o importante é manter a regularidade.
Se exercitar é muito benéfico para a saúde mental e física, melhorando diversos aspectos, entre eles:
Muitas pessoas enfrentam dificuldades para incluir a prática de exercícios na rotina. A chave do problema aqui é encontrar algo que você goste de fazer, pois dessa forma não se torna uma obrigação e sim um momento de prazer.
A natureza é muito poderosa em vários sentidos, inclusive na reposição de energias e no cultivo de uma vida mais leve e calma.
A conexão com qualquer tipo de natureza, seja um parque na cidade ou uma visita à praia ou ao campo, pode ser transformadora, impactando de forma positiva a saúde e o bem-estar. Alguns dos efeitos são redução da pressão arterial e do estresse, além da melhora do humor e da função cognitiva.
A gratidão é um hábito simples e muito poderoso, por isso, é recomendado que seja adicionado à sua rotina de autocuidado.
Uma maneira de cultivá-lo é terminar o seu dia listando pelo menos três coisas pelas quais você é grato. Para isso, não é preciso pensar em apenas acontecimentos grandiosos. É muito valioso se sentir grato pelas pequenas coisas que acontecem no seu dia a dia, como a possibilidade de comer uma comida caseira, por exemplo.
Esse comportamento contribui para a valorização de pequenos e belos acontecimentos, além de influenciar uma mentalidade mais positiva.
A terapia, por sua vez, não poderia ficar de fora dessa lista, pois se trata de uma ferramenta de autocuidado contínuo.
O acompanhamento psicológico é fundamental para garantir maior conhecimento e domínio das emoções, habilidade que é muito importante para viver de maneira mais saudável e cultivar bons relacionamentos.
Além disso, a terapia também é uma ótima aliada em termos de autoconhecimento, pois permite que você acesse as suas camadas mais profundas e, assim, compreenda padrões de comportamento, inseguranças, gatilhos e outros aspectos que influenciam a sua forma de pensar e agir.
Quanto mais maduro emocionalmente, mais preparado você estará para enfrentar as adversidades do dia a dia, o que contribui para o bem-estar e a saúde de forma geral.
Ao refletir sobre como estabelecer hábitos mais saudáveis para construir uma rotina de autocuidado, procure deixar as comparações de lado.
Mais importante do que seguir uma “fórmula pronta”, é entender o que faz sentido para a sua realidade, afinal, o autocuidado tem relação com tudo aquilo que você faz por si mesmo, ou seja, pelo seu bem-estar e a sua saúde.
Procure se conhecer, experimentar e, aos poucos, entender o que traz mais prazer e satisfação para a sua vida. Esse é o primeiro passo e pode ter certeza de que já faz uma enorme diferença ter disposição para tornar o seu dia a dia mais equilibrado e saudável.
Gostou deste conteúdo? Continue lendo artigos sobre comportamento humano e saúde mental no blog da Vittude.
Mais uma vez, o Brasil sai na frente e se torna referência mundial no apoio…
Entenda o que é a tristeza profunda, como diferenciá-la da depressão e confira estratégias de…
Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…
Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…
Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…
Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…