Todos

Entenda o que é o crescimento pessoal e como alcançá-lo

O crescimento pessoal é importante para todas as esferas da vida, afinal, esse tipo de evolução permite que você tome melhores decisões, cultive relacionamentos saudáveis e alcance o equilíbrio.

Tudo o que você faz em prol da sua evolução como ser humano contribui para esse crescimento, que tende colaborar para que você seja uma pessoa mais feliz e realizada.

Mas essa jornada não é simples, pois envolve muito autoconhecimento. Para entender como promover o crescimento pessoal e conhecer seus benefícios, confira este artigo até o final. Preparamos ótimas dicas para você!

O que é crescimento pessoal?

O crescimento pessoal engloba ações e comportamentos que visam a evolução de um ser humano a fim de alcançar o seu potencial máximo e ter uma vida mais equilibrada, feliz e significativa.

Também está relacionado ao desenvolvimento de competências atreladas a um determinado objetivo pessoal ou profissional.

Há, portanto, uma íntima relação entre autoconhecimento e crescimento pessoal, afinal, como evoluir se não há conhecimento sobre si mesmo? 

Só conseguimos aprimorar nossas habilidades, comportamentos e pensamentos se soubermos quem somos, o que buscamos e onde desejamos chegar.

Por que investir no seu crescimento pessoal?

O crescimento pessoal é positivo para todas as esferas da vida, afinal, evoluir como ser humano nunca é demais, não é mesmo?

Entre os principais benefícios, podemos citar:

  • Desenvolvimento de novas habilidades, que podem ser úteis em esferas pessoais ou profissionais;
  • Equilíbrio emocional e psicológico;
  • Especialização em diferentes áreas;
  • Tornar-se uma pessoa mais sábia;
  • Maior realização, seja em âmbito pessoal ou profissional;
  • Profundo conhecimento sobre quem se é, o que traz felicidade e significado para a sua vida;
  • Maior facilidade para atingir objetivos e metas.

Em relação à vida profissional, é importante pontuar que, para crescer nessa área, é preciso sempre buscar aprimorar as suas habilidades técnicas e comportamentais. Essa lapidação constante também faz parte da jornada de crescimento pessoal.

De acordo com os seus objetivos e desafios, esse processo permite que você compreenda o que precisa melhorar, quais aspectos são os seus pontos fortes e como promover a evolução necessária.

Vamos supor que o seu objetivo no próximo ano seja abrir a própria empresa. A partir disso, é necessário identificar quais são os pontos que precisam de maior atenção, ou seja, como você irá promover o seu crescimento pessoal para conseguir empreender como gostaria.

É importante ter em mente, portanto, que está tudo conectado. Ou seja: o que você faz para promover o seu crescimento pessoal impacta diretamente todas as outras esferas da sua vida, inclusive a profissional.

Quais são os maiores erros na busca por crescimento pessoal?

É preciso reforçar que assim como qualquer busca, o crescimento pessoal também tem os seus desafios. 

Cada indivíduo enfrenta adversidades específicas e convive com barreiras conscientes e inconscientes que, muitas vezes, o impedem de fazer o que é necessário para evoluir.

Para evitar esses erros na busca pelo crescimento pessoal, o mais importante é conhecê-los. Confira:

Medo de começar ou de falhar

O autoconhecimento, um dos pontos principais do crescimento pessoal, faz com que você enxergue a si mesmo como nunca enxergou antes.

Assim, você passa a compreender seus erros, defeitos e falhas, o que é capaz de gerar medo e angústia. Aceitar quem você é na essência exige coragem, por isso, muitas pessoas ficam com medo e desistem da busca pela evolução.

Vale reforçar que até mesmo esse processo de aceitação faz parte do crescimento pessoal, afinal, é algo que precisa ser desenvolvido ao longo da vida.

Falta de organização e planejamento

Como tudo na vida, o seu crescimento pessoal também exige muita organização, caso contrário, você não sai do lugar.

Para melhorar em algo, saiba que sempre será necessário investir tempo, dinheiro ou outros recursos. Por isso, se não houver o planejamento adequado, você não vai sair do lugar.

Não procurar ajuda

Todo mundo precisa de suporte em algum momento da vida. Ter consciência de que você não precisa dar conta de tudo sozinho é fundamental para evoluir em diferentes âmbitos.

Estar próximo de pessoas inspiradoras, que podem ajudá-lo na sua caminhada de evolução é o primeiro passo. Se necessário, também não deixe de ir além da sua rede de contatos primária para se aprofundar em conexões com indivíduos de fora da sua “bolha”.

Dificuldades para receber críticas

Todo processo de desenvolvimento passa por altos e baixos e, até mesmo, por críticas. 

Para evoluir e se tornar um ser humano cada vez melhor, é preciso estar preparado para lidar com o fato de que, em alguns momentos, você precisará ouvir críticas, sejam elas construtivas ou não.

A resiliência faz toda a diferença aqui, afinal, para crescer é preciso se manter firme mesmo diante das adversidades.

Como alcançar o crescimento pessoal?

Há várias maneiras de alcançar o seu crescimento pessoal, tudo depende das suas necessidades e objetivos. Confira alguns caminhos:

Foque no autoconhecimento

É impossível se desenvolver se não houver autoconhecimento.

O crescimento pessoal depende da sua capacidade de enxergar quais aspectos precisam ser melhorados ou aprofundados em si mesmo.

O autoconhecimento gera não apenas maior consciência sobre quem somos, mas também maior controle sobre como reagimos às situações e o que precisamos fazer para chegar aonde desejamos.

Ou seja: se conhecer é basicamente o primeiro passo em qualquer jornada de crescimento pessoal. Esse processo é bastante individual e cada um pode vivenciá-lo de uma maneira. 

Nesses momentos de conexão interna, vale se questionar sobre diversas questões, por exemplo:

  • O que te faz feliz?
  • O que gera irritação nos seus dias?
  • Quais são as suas paixões?
  • Como você lida com desafios e dificuldades?
  • Quais são os seus sonhos e planos a longo prazo?

Faça terapia

A terapia é uma ferramenta extremamente valiosa para quem busca evoluir como ser humano.

Por meio das sessões, você aprofunda o seu autoconhecimento, entende gatilhos, desenvolve habilidades comportamentais e aprende a criar estratégias com foco no cultivo de uma vida mais leve, significativa e equilibrada.

Cada indivíduo vive o processo terapêutico de uma forma e existem diversas abordagens da psicologia. Para usufruir dessa jornada e colher os frutos, é preciso encontrar um profissional com o qual você se identifique e se sinta à vontade para compartilhar sentimentos, percepções, inseguranças, medos e alegrias.

Outro ponto importante é se lembrar de que não é necessário estar com um problema de saúde mental para fazer terapia. Você pode apenas escolher vivenciar o processo para se desenvolver como ser humano e, é claro, manter um cuidado frequente com o seu psicológico.

Leia

Os livros são uma fonte profunda e acessível de conhecimento.

Por meio de uma leitura, é possível conhecer diferentes realidades, refletir e se questionar sobre diversos assuntos. É como se vários universos se abrissem no momento em que você se permite mergulhar nas histórias e relatos.

Além de ser uma forma de ampliar o seu repertório, também se trata de uma ferramenta de desenvolvimento de habilidades, como escrita, fala e vocabulário. E tudo isso contribui para a sua evolução pessoal e profissional também.

Pratique meditação

A meditação é uma prática milenar, muito útil para reduzir o estresse e a ansiedade gerados pela rotina, além de promover o relaxamento e a conexão com o seu interior.

Para muitas pessoas é difícil se manter em silêncio, mesmo que por apenas alguns minutinhos. O fluxo de pensamentos é intenso e o objetivo da meditação é justamente não se apegar a nenhum deles, deixando-os simplesmente passarem sem apego.

Aos poucos, a prática se torna mais fácil e você sente os benefícios, sendo que muitos deles impactam o crescimento pessoal:

  • Aumento da produtividade, concentração, memória e foco;
  • Maior bem-estar e autoestima;
  • Redução de estresse e ansiedade;
  • Maior produção de hormônios, como a endorfina;
  • Contato com a sua sabedoria interior.

Experimente a escrita terapêutica

A escrita terapêutica também é uma ferramenta de autoconhecimento capaz de promover o crescimento pessoal. Assim como a meditação e a terapia, é ótima para promover momentos de reflexão e conexão com o seu eu interior.

Para usufruir desta ferramenta, basta se permitir escrever sem medo de julgamentos ou preocupações com a perfeição. Apenas escreva sobre o que está sentindo e vivendo, seus medos, aflições, conquistas, alegrias etc.

Ao incluir este hábito na sua rotina, você percebe como o caderno terapêutico acaba se tornando um refúgio, onde é possível desabafar e organizar os pensamentos. Dessa forma, além de se conhecer mais profundamente, você também consegue entender emoções que antes estavam desordenadas dentro de si.

Crie hábitos saudáveis

Por fim, não podemos deixar de citar a importância de cuidar da sua rotina para garantir o crescimento pessoal.

Afinal, é praticamente impossível evoluir se o seu dia a dia é uma bagunça e os seus hábitos não contribuem para uma vida saudável e equilibrada, não é mesmo?

Foque em se alimentar adequadamente, praticar exercícios físicos com regularidade e ter uma rotina de sono equilibrada. Isso já é boa parte do caminho percorrido para alcançar mais equilíbrio na sua vida como um todo.

Lembre-se de que há uma conexão entre mente e corpo, portanto, é fundamental garantir os cuidados com ambas as esferas para alcançar mais bem-estar e qualidade de vida. Sem isso, é impossível se manter saudável para investir no seu crescimento pessoal.

Agora que você já sabe tudo isso, comece a focar na sua jornada de crescimento pessoal e usufrua de todos os benefícios de uma vida mais feliz, equilibrada e saudável. 

Gostou deste conteúdo? Continue lendo outros artigos no blog da Vittude!

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

9 horas ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

2 dias ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

1 mês ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

1 mês ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

1 mês ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

1 mês ago