Descubra a importância da psicoterapia para as empresas

Nos últimos anos, cada vez mais vem se falando sobre os cuidados com a saúde mental, inclusive a importância da psicoterapia para as empresas.

Um estudo realizado pela Vittude em 2023, “Um olhar aprofundado sobre a saúde mental nas organizações brasileiras”, revelou que 33% dos colaboradores avaliados apresentam algum transtorno mental em nível severo ou extremamente severo. 

Não há dúvidas, portanto, de que esse aspecto precisa ser levado a sério e políticas corporativas visando o bem-estar e qualidade de vida devem ser implementadas o quanto antes nas empresas. 

Ao longo deste artigo, você tem a oportunidade de aprender mais sobre o contexto de saúde mental nas organizações e os impactos positivos da psicoterapia no dia a dia dos colaboradores. Vamos juntos?

O que é a psicoterapia?

A psicoterapia, prática realizada por psicólogos(as), é um processo em que o profissional atua a partir dos conceitos da psicologia, ciência que estuda e trata processos mentais e comportamentos humanos.

Por meio das chamadas sessões de terapia, ocorre uma troca em que o paciente tem acesso a um espaço seguro para relatar suas queixas, medos, inseguranças e reflexões. O profissional, por sua vez, escuta atentamente e promove intervenções a partir da abordagem na qual se especializou dentro da psicologia.

Portanto, a psicoterapia visa promover a saúde mental e auxiliar as pessoas no enfrentamento de seus conflitos e sofrimentos a fim de alcançar mais bem-estar e qualidade de vida. 

Não se trata de uma prática recomendada apenas para quem tem um diagnóstico de transtorno mental, pois qualquer um pode se beneficiar deste processo de autoconhecimento.

O contexto de saúde mental no mundo corporativo brasileiro

As patologias consideradas no estudo da Vittude, citado anteriormente, foram ansiedade, depressão e estresse. A pesquisa aplicou escalas psicométricas e colheu respostas de mais de 25 mil trabalhadores e 22 organizações de diversos setores e tamanhos. Os resultados apontaram dados importantes, como:

  • 14% dos pesquisados demonstraram níveis severos ou extremamente severos de ansiedade;
  • 9% apresentaram depressão;
  • 9% foram diagnosticados com estresse crônico.

Além disso, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, em 2021 os transtornos mentais foram o terceiro maior motivo de afastamento do trabalho em nosso país.

É claro que números e fatos como estes revelam bastidores preocupantes em relação ao contexto de saúde mental dos colaboradores de empresas brasileiras. Diante disso, fica claro que é importante estabelecer medidas preventivas e ser capaz de direcionar de maneira adequada os casos que necessitam de suporte psicológico e psiquiátrico.

Qual é a importância da psicoterapia para as empresas?

Saúde mental é assunto sério para as empresas e os dados não mentem.

De acordo com um estudo realizado pela gerência de economia e finanças empresariais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), os transtornos mentais que impactam a vida de trabalhadores brasileiros causam uma perda no faturamento das organizações que chega a R$397,2 bilhões por ano. Quando analisamos a economia como um todo, a perda chega a 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB).

É realmente muita coisa, não é mesmo? As perdas estão muito relacionadas à queda na produtividade, afastamento temporário do trabalho e, em alguns casos, até mesmo turnover.

A psicoterapia, portanto, é uma grande aliada por diversos motivos. Confira quais são os principais:

1. Prevenção e tratamento de questões de saúde mental

A psicoterapia é uma ferramenta fundamental quando estamos falando sobre estratégias de prevenção e tratamento de questões relacionadas à saúde mental.

Trata-se de um cuidado contínuo, com o suporte de um psicólogo, que é formado em psicologia, ciência que estuda e trata processos mentais e o comportamento humano. 

Portanto, se trata de um profissional capacitado para auxiliar o paciente na compreensão dos seus padrões de comportamento, pensamentos, inseguranças, gatilhos e demais aspectos que possam influenciar o bem-estar e a qualidade de vida.

Assim, quanto mais preparado psicologicamente estiver um indivíduo para enfrentar as adversidades impostas pela vida, menores são as chances de desencadear problemas mais graves de ordem mental.

Além disso, vale ressaltar que a importância da psicoterapia vai além do tratamento de transtornos mentais, sendo também uma grande aliada para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e para aprofundar o autoconhecimento de forma geral.

2. Marca empregadora positiva

A psicoterapia também tem um papel importante em termos de employer branding, ou seja, em relação à construção da marca empregadora. 

Quanto mais positiva for essa imagem, mais desejada é a empresa e, consequentemente, maiores são as chances de atrair e reter bons talentos. 

São necessárias diversas estratégias em conjunto para garantir uma boa marca empregadora no mercado, sendo que os cuidados com a saúde mental e, inclusive, a psicoterapia como benefício corporativo, contribuem para compor essa imagem como um todo.

Já se foi o tempo em que somente oferecer vale alimentação e vale transporte era o suficiente para se diferenciar. Hoje, é preciso ir além e englobar as demais necessidades das pessoas, sendo que a saúde mental é uma delas.

3. Redução da rotatividade

Não é novidade que quando uma pessoa está em sofrimento psicológico, a depender do nível de gravidade do transtorno, pode não conseguir exercer as suas funções de maneira adequada. 

Isso significa que a sua motivação, engajamento, produtividade e desempenho como um todo sofrem os impactos negativos. 

Em alguns casos, apenas o afastamento não é o suficiente e, infelizmente, a pessoa pode precisar se desligar da empresa. Essa rotatividade aumenta os custos com as demissões e as novas contratações, o que não é nem um pouco saudável para a balança financeira da organização.

A importância da psicoterapia aqui é o fato de que, quando os colaboradores estão em acompanhamento psicológico, os casos podem ser prevenidos e tratados de maneira adequada a fim de evitar os afastamentos e desligamentos.

4. Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

A psicoterapia é uma ótima maneira de aprofundar o autoconhecimento e desenvolver habilidades, principalmente as socioemocionais, chamadas de soft skills.

Para as empresas, é bastante vantajoso contar com colaboradores preparados para os desafios organizacionais e, para isso, é fundamental que tenham bem desenvolvidas competências como inteligência emocional, comunicação, resiliência, empatia, entre outras que fazem a diferença no dia a dia de trabalho.

Portanto, a psicoterapia não é importante apenas para a prevenção e o tratamento de transtornos mentais, mas também é uma grande aliada da capacitação dos profissionais da organização.

5. Aumento da produtividade e da performance

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia demonstrou que quando as pessoas estão felizes são, em média, 31% mais produtivas.

Não há dúvidas, portanto, de que o investimento em cuidados com a saúde mental traz retornos positivos para os resultados da empresa como um todo. 

Afinal, quanto mais saudáveis e equilibrados mentalmente estiverem os colaboradores, mais felizes e motivados também. E, consequentemente, a produtividade e o desempenho tendem a crescer.

6. Redução de casos de síndrome de burnout

Em janeiro de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS), passou a incluir a síndrome de burnout na lista da 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), como um fenômeno ocupacional.

A partir desse momento, essa condição mental passou a ganhar maior visibilidade no Brasil e no mundo, o que é importante para reduzir os estigmas e levantar discussões sobre a importância da prevenção e do diagnóstico.

Visto que se trata de uma síndrome causada por condições de trabalho desgastantes, é essencial que as empresas tenham um olhar cuidadoso para os casos diagnosticados entre os colaboradores. Afinal, ninguém deseja trabalhar em um ambiente nocivo para a saúde mental, não é mesmo?

A psicoterapia, junto de outras estratégias focadas no bem-estar e na qualidade de vida no dia a dia corporativo, contribui para que os funcionários recebam os cuidados necessários diante dos primeiros sinais da síndrome, além, é claro, de prevenir novos casos.

7. Aumento da segurança psicológica

A segurança psicológica se refere a um ambiente no qual as pessoas se sentem confortáveis para serem quem realmente são, ou seja, não têm medo de errar, aprender, revelar opiniões e se desafiar.

Quando não há segurança psicológica no dia a dia de trabalho, os colaboradores tendem a sofrer com problemas de ordem emocional, o que contribui para a queda da produtividade e dos resultados de forma geral.

A psicoterapia, por sua vez, contribui para que cada funcionário tenha acesso a um ambiente seguro para compartilhar suas questões pessoais e profissionais. 

É claro que a terapia por si só não pode ser responsável para que uma empresa seja segura psicologicamente, mas já é um passo em direção a esse objetivo. Isso porque a tendência é que todos se sintam mais preparados emocionalmente para colaborar em prol de um ambiente pautado pela segurança psicológica.

Como oferecer a psicoterapia aos colaboradores?

Incluir os cuidados com a saúde mental na essência da empresa é um trabalho de longo prazo, que passa por diversas etapas e desafios. 

Um dos primeiros passos é garantir que todos os profissionais da alta liderança estejam comprometidos com os aspectos que envolvem a saúde da mente, caso contrário, nenhuma iniciativa será de fato efetiva.

A partir disso, é possível começar a planejar formas de tangibilizar esses cuidados no dia a dia, sendo apenas um deles a psicoterapia como benefício corporativo. A Vittude, por exemplo, oferece um ecossistema de soluções inteligentes em saúde mental.

Além da plataforma que conecta os seus colaboradores aos melhores psicólogos do mercado, a Vittude também conta com outros serviços voltados para o bem-estar e saúde da mente das pessoas:

  • Vittude Diagnóstico: mensure e descubra o cenário de saúde mental do seu time;
  • Vittude Educação: desenvolva habilidades de saúde mental na sua empresa;
  • Vittude Clínica: ofereça atendimento psicológico de alta qualidade;
  • Vittude Inteligência: gerencie a estratégia de saúde mental com dados integrados.

Após esta leitura, não restam dúvidas sobre a importância da psicoterapia. Quer saber mais e descobrir como a Vittude é capaz de contribuir para tornar o ambiente corporativo mais saudável para todos os colaboradores? Acesse o site e converse com um de nossos especialistas!

Autor

Bruna Cosenza

ver outros conteúdos

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.