Como transformar pessoas em talentos dentro da empresa? 8 dicas para colocar em prática!

Quando estamos falando sobre como transformar pessoas em talentos dentro de uma organização sabemos que o desafio é grande. Até porque cada indivíduo tem as suas singularidades, podendo necessitar de enfoques específicos.

É importante ter consciência de que pessoas de um mesmo nível hierárquico ou de uma mesma função podem acabar precisando trilhar rotas de desenvolvimento diferentes, afinal, cada um tem características únicas.

Transformar pessoas em talentos significa justamente analisar cada profissional como um ser humano além de uma ferramenta produtiva. Para obter sucesso nesse processo, é necessário considerar as particularidades e potencialidades de cada um, entendendo como atrelar tudo isso aos objetivos estratégicos do negócio da empresa.

É responsabilidade da área de Recursos Humanos entender como transformar pessoas em talentos e traçar um plano de ação que contemple todos os colaboradores da organização. Para te ajudar a entender como conduzir esse processo, criamos um guia completo sobre o assunto repleto de dicas e insights valiosos. Vamos lá?

8 dicas para entender como transformar pessoas em talentos na sua empresa

É sempre bom reforçar que não podemos nos esquecer de como é importante sempre ter um olhar voltado para as particularidades de cada indivíduo. Transformar pessoas em talentos é um trabalho de médio e longo prazo, ou seja, exige tempo e dedicação. Mas o ponto positivo é que se trata de uma ação benéfica para toda a empresa.

Separamos algumas dicas essenciais. Continue a leitura para conferir tudo!

Trace e entenda o perfil individual de cada colaborador

Cada área e nível hierárquico dentro de uma empresa têm as suas exigências. Por isso, o primeiro passo deve ser analisar o que é esperado de cada profissional, ou seja, quais competências e habilidades são necessárias para que ele atue em determinada função.

Estamos falando sobre estabelecer um plano de carreira, ou seja, um programa que tem como objetivo estipular o caminho que cada profissional deve percorrer dentro da empresa. Dessa forma, ficam claras as competências necessárias para cada cargo, além das expectativas da organização.

E para entender como traçar a rota do plano de carreira, é importante realizar um PDI, o Plano de Desenvolvimento Individual, que se trata de uma ferramenta capaz de traçar objetivos e metas para, assim, ajudar no desenvolvimento de cada indivíduo.

Não basta simplesmente criar uma fórmula pronta para todos, pois como já vimos anteriormente, cada ser humano é único. O plano de carreira dá a rota, mas cada um tem as suas necessidades, pontos fortes e fracos.

Cruzar os objetivos do colaborador com as necessidades da empresa, portanto, é o passo número um para começar a traçar um plano de desenvolvimento eficiente que vise transformar pessoas em talentos. Só assim será possível extrair o melhor de cada indivíduo e garantir a felicidade e motivação dos colaboradores.

Equilibre hard e soft skills

Hoje em dia, não é mais o suficiente ser apenas bom tecnicamente. Para crescer, se relacionar e evoluir em uma empresa também é preciso desenvolver as soft skills, ou seja, habilidades emocionais, mentais e sociais.

Estamos falando sobre ter uma boa comunicação, saber trabalhar em equipe, ter equilíbrio emocional, ser adaptável, saber lidar com problemas e obstáculos e por aí vai.

Justamente por isso se fala muito sobre a inteligência emocional, que é uma habilidade que pode ser desenvolvida e é muito requisitada atualmente. Ela engloba algumas esferas como empatia, relacionamentos interpessoais, capacidade de lidar com frustrações e adversidades, além, é claro, de ser capaz de reconhecer e controlar as suas próprias emoções.

Se estamos falando sobre como transformar pessoas em talentos, não podemos deixar de passar pelo ponto das soft skills, afinal, para crescer profissionalmente é preciso lidar com altos e baixos e saber se relacionar com as pessoas ao seu redor.

Ofereça treinamentos e capacitações

O desenvolvimento de talentos dentro de uma organização é uma via de mão dupla. Os profissionais precisam ter iniciativa e correr atrás do que desejam, mas ao mesmo tempo a empresa também deve oferecer as ferramentas certas para esse crescimento.

Estamos falando, principalmente, sobre treinamentos e capacitações que, com certeza, são muito necessários para se criar esses talentos. Afinal, é uma maneira de manter o conhecimento vivo e aprimorar competências.

Além disso, oferecer esse tipo de benefício aos colaboradores é extremamente benéfico em termos de motivação. As pessoas se sentem valorizadas e com mais gás para a execução das suas tarefas, afinal, contam com mais ferramentas para entregarem um trabalho com maior qualidade.

As organizações podem oferecer workshops, palestras, cursos e até mesmo bolsas de estudos. Vale separar uma parte do orçamento do ano para focar em treinamentos e capacitações.

Crie uma cultura de feedback

O feedback é e sempre será uma das ferramentas mais poderosas para o desenvolvimento pessoal e profissional. Às vezes, tudo o que uma pessoa precisa é de um olhar de fora para  entender o que precisa melhor e o que já está fazendo muito bem.

Por isso, se o objetivo da sua empresa é transformar pessoas em talentos, não pode deixar de criar ciclos de feedbacks frequentes. Mas é claro que isso não pode ser feito de qualquer maneira, ou seja, as pessoas não podem encarar o feedback apenas como uma “conversa”.

O primeiro passo é estabelecer uma verdadeira cultura de feedback, conscientizando os colaboradores sobre a sua importância. Além disso, o RH também precisa estruturar métodos e orientar as lideranças e liderados sobre como se dará o processo. Enfim, é preciso aplicar com frequência os ciclos e depois colher as percepções dos funcionários para entender o que pode ser aprimorado.

Estruture um sistema de metas

Trabalhar com metas pode ser muito motivador, principalmente para quem gosta de um bom desafio no dia a dia de trabalho. Criar essa cultura de metas e estabelecer recompensas pode ser uma ótima maneira de incentivar os profissionais da empresa a potencializarem as suas habilidades.

Treine as lideranças

Um time forte de lideranças com certeza favorece no desenvolvimento dos outros profissionais da organização. Quando o líder é preparado para gerir pessoas, consegue identificar o potencial de cada um e promover o crescimento do seu time de maneira saudável.

No entanto, uma liderança despreparada pode ser fator de desmotivação e infelicidade, pois não será capaz de mover a equipe, dar o suporte necessário e gerir conflitos. Lembre-se de que o líder será responsável por conduzir processos de feedback e PDI com o liderado, portanto, precisa estar preparado para assumir tais responsabilidades.

Tenha um RH estratégico

O RH tradicional que ocupa as suas horas apenas com questões burocráticas e mecânicas deve ser substituído por uma área muito mais estratégica. Para isso, é importante ter o auxílio da tecnologia.

Os profissionais de RH devem ter um amplo conhecimento sobre a estratégia da organização e as prioridades do negócio. Dessa forma, conseguem estudar e aplicar ações de desenvolvimento de talentos efetivas e capazes de proporcionar resultados eficientes para toda a empresa.

Ofereça a psicoterapia como um benefício corporativo

Talvez você esteja se perguntando o que a psicoterapia tem a ver com o desenvolvimento de talentos, não é mesmo? Podemos te garantir que é uma ferramenta muito poderosa quando o assunto é desenvolvimento humano.

Infelizmente, muita gente ainda associa a psicoterapia apenas ao tratamento de distúrbios mentais, como ansiedade, bipolaridade e depressão. É verdade que ela tem essa função, mas não é só isso.

A psicoterapia também é uma maneira muito eficaz de se desenvolver habilidades importantes, como a inteligência emocional. Existem psicólogos especializados que são capazes de criar um processo que contribui significativamente para o desenvolvimento de competências necessárias no mundo do trabalho atual.

Estamos falando sobre habilidades de comunicação, liderança, capacidade de lidar com adversidades e por aí vai. Além disso, a psicoterapia também pode trabalhar outros pontos importantes, como a autoconfiança, por exemplo. Vale lembrar que existem diversos fatores emocionais, sociais e mentais que podem interferir no crescimento de um profissional.

Nem sempre se trata de uma questão técnica, ou seja, de hard skills. Esse tipo de gap costuma ser facilmente solucionado por meio de um treinamento ou curso. No entanto, as questões emocionais e sociais podem exigir muito mais e, por isso, ter o auxílio de um profissional especializado é importante.

Conheça o Vittude Corporate

Maravilha! Você já entendeu que a psicoterapia é muito valiosa quando o assunto é como transformar pessoas em talentos, mas deve estar se perguntando como oferecer esse tipo de benefício na sua empresa.

Simples: existem parceiros, como o Vittude Corporate, que facilitam todo esse processo.

O Vittude Corporate é um benefício corporativo que ajuda empresas a cuidarem de forma preventiva da saúde mental de seu time. Por meio de um​ investimento fixo mensal, por colaborador, sua empresa oferece um subsídio parcial ou integral para sessões de psicoterapia com psicólogos da nossa base. 

Além disso, oferecemos ações de engajamento in company, como a realização de painéis, rodas de conversa e produção de materiais criativos que ajudam a fomentar uma cultura de saúde mental.

Especialmente desenhado para empresas que desejam desenvolver o pipeline de liderança, investir em inteligência emocional, ter funcionários mais engajados e cuidar preventivamente da saúde emocional do ativo mais precioso: o colaborador.

Quais são os benefícios de se transformar pessoas em talentos?

Uma pesquisa global da McKinsey, “Winning with your talent-management strategy”, realizada em 2017, apontou que um sistema eficaz de gestão de talentos aumenta em 80% a probabilidade de uma empresa apresentar desempenho superior aos seus concorrentes.

Não podemos negar, portanto, que um trabalho eficiente relacionado aos talentos da empresa é muito vantajoso para todos. Tanto a empresa como o colaborador saem ganhando. Confira, em seguida, alguns dos benefícios:

  • maior retenção de talentos;
  • elevação da produtividade;
  • elevação da motivação e engajamento.
  • redução de custos com absenteísmo e turnover;
  • maior qualidade na execução das tarefas e redução de erros;
  • fortalecimento da imagem empregadora da empresa.

Agora que você já sabe como transformar pessoas em talentos na sua empresa, não deixe para depois. Fale com um especialista do Vittude Corporate para entender qual é a melhor solução para a sua organização!

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

2 semanas ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

2 semanas ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

2 meses ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

2 meses ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

2 meses ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

2 meses ago