Como desenvolver programas de treinamento para novos colaboradores?

Os programas de treinamento são muito eficientes em vários sentidos. Podem ser utilizados para integrar novos colaboradores, atualizar processos, desenvolver as lideranças e por aí vai.

Está equivocado quem pensa que os treinamentos só são valiosos no momento da contratação de um profissional. O foco no desenvolvimento contínuo dos colaboradores é importante para que aconteça o crescimento profissional de todos na organização.

Os treinamentos e capacitações, portanto, são uma maneira eficaz de garantir que os níveis de motivação e engajamento dos colaboradores se elevem. Afinal, todo mundo gosta quando a empresa investe na sua formação e desenvolvimento, não é mesmo?

São muitos os benefícios desse tipo de atividade no mundo corporativo. Ao longo deste artigo, vamos nos aprofundar nos tipos de treinamentos, além de ressaltarmos os benefícios dessa ferramenta para o desenvolvimento dos colaboradores. Vamos lá?

O que é um programa de treinamento para colaboradores?

Os programas de treinamento são utilizados pelas empresas com o objetivo de treinar e capacitar os seus funcionários. Como citado anteriormente, um treinamento pode ter vários objetivos e acontecer em diferentes momentos. No geral, os treinamentos visam qualificar a força de trabalho da organização.

Vale, no entanto, entender que existe uma diferença entre treinamento e desenvolvimento, que muitas vezes são tidos como sinônimos.

O treinamento fica sob responsabilidade do RH. Quando é necessário que o profissional aprenda uma habilidade, seja para a sua função atual ou para assumir uma nova posição, é preciso treiná-lo. Além disso, o treinamento também tem como objetivo aprimorar o desempenho do colaborador para que ele alcance melhores resultados em suas tarefas.

Por outro lado, o desenvolvimento se trata de uma iniciativa que visa aperfeiçoar um profissional de uma maneira mais ampla. Os resultados, portanto, são analisados em longo prazo.

O “desenvolver um colaborador” significa potencializar as suas competências. É por meio do desenvolvimento, por exemplo, que se prepara uma pessoa para uma situação futura. Nesse caso, não estamos falando somente sobre treiná-lo para uma tarefa específica.

Quais são os benefícios de se criar treinamentos para os colaboradores?

Os benefícios de se investir nos programas de treinamento são vários. É claro que você colhe os benefícios conforme os seus objetivos, mas em seguida você poderá conferir alguns deles de maneira mais ampla.

1. Cria um diferencial competitivo no mercado

Uma empresa que investe nos seus colaboradores é bem vista no mercado. Portanto, além dos benefícios dentro da empresa, que passa a contar com funcionários mais motivados, engajados e preparados, a imagem da organização também se fortalece.

No final do dia, isso se torna um diferencial competitivo. Pare e pense: se você tiver duas opções de trabalho em mãos, com empresas muito parecidas, mas uma delas investe pesado em treinamentos. Qual delas você escolheria? Talvez esse seja um diferencial importante no final do dia e que, portanto, acaba impactando também na atração e retenção de talentos.

2. Aumenta a qualidade das entregas

Os treinamentos ajudam a aprimorar as habilidades dos profissionais, ou seja, dessa forma eles ficam mais preparados para executarem suas funções com maiores níveis de qualidade. E isso tem um grande impacto e efeito cascata em outros pontos do dia a dia da empresa, sobre os quais falaremos nos próximos benefícios.

3. Eleva a produtividade e o engajamento

Profissionais melhor preparados produzem mais em menos tempo. Além disso, estão mais engajados e motivados para fazerem um bom trabalho no dia a dia. Esse é um dos impactos positivos dos treinamentos, afinal, toda empresa deseja que seus colaboradores se sintam empolgados com suas funções e, dessa forma, produzam com qualidade e eficiência.

4. Melhora o entrosamento e a colaboração

Um programa de treinamento bem executado também afeta a colaboração entre os profissionais da empresa. Isso porque durante esses momentos os funcionários se conectam mais, trocam ideias, referências e informações, ou seja, unem esforços para chegarem mais longe.

5. Contribui para um clima organizacional positivo

O clima organizacional diz respeito à percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho no qual estão inseridos. Este, por sua vez, sofre o impacto de diversos fatores. Os treinamentos são um dos pontos que influenciam na satisfação e felicidade dos funcionários de uma empresa.

Portanto, quando uma empresa oferece benefícios como esse para os seus colaboradores, eles se sentem valorizados e motivados para fazer um trabalho ainda melhor. A empresa investe no seu ativo mais valioso, o capital humano, e, em troca, as pessoas ali trabalham melhor e criam uma percepção mais favorável em relação à organização.

6. Ajuda a alcançar os objetivos da empresa com mais eficiência

Se o efeito positivo acontece em cascata, os objetivos estratégicos da empresa também se beneficiam. Quando seus colaboradores estão melhor preparados para executarem suas funções, consequentemente os objetivos são alcançados com maior facilidade e em menos tempo.

7. Diminui o turnover da empresa

Por fim, mas não menos importante, os programas de treinamento também são importantes no que diz respeito à diminuição do turnover da empresa. Esse índice está relacionado à rotatividade de funcionários e se for muito alto acaba prejudicando o dia a dia de trabalho e o clima organizacional.

Os treinamentos influenciam na satisfação dos funcionários, o que faz com que fiquem mais tempo na organização e, consequentemente, a rotatividade seja menor.

Quais são os principais tipos de treinamentos e desenvolvimento?

Agora, vamos entender melhor quais são os principais treinamentos e desenvolvimento que existem e como a sua empresa pode se beneficiar de cada um deles. Confira:

Treinamentos de integração

Os treinamentos de integração são essenciais para os novos membros da empresa. São muito necessários, afinal, é assim que os recém-chegados conseguem se aprofundar na peculiaridades da empresa, suas funções e na cultura organizacional.

Nesse tipo treinamento é importante que o novo colaborador entenda os procedimentos internos, como é o funcionamento das áreas e quem é responsável por qual função.

Quanto melhor for esse processo de integração, mais rápida será a adaptação do profissional e, consequentemente, mais rápido ele atingirá seu melhor nível de performance.

Treinamentos de liderança

A pesquisa “Carreira dos sonhos 2020”, da CIA de Talentos, que é feita anualmente, detectou pontos importantes em relação às empresas estarem preparando os seus líderes para enfrentarem os desafios atuais e futuros que envolvem a Era Digital:

  • 42% dos jovens entrevistados afirmaram que suas empresas estão fazendo isso;
  • 39% dos profissionais de média gestão afirmaram que suas empresas estão fazendo isso;
  • 49% dos profissionais da alta liderança afirmaram que suas empresas estão fazendo isso.

É muito interessante ver dados como esse, que nos mostram que uma parcela das empresas já parece estar atenta em relação à necessidade de promover treinamentos para suas lideranças.

Esse tipo de treinamento é muito importante tanto para o líder e sua equipe como para o crescimento da empresa como um todo. Afinal, as lideranças têm o poder de impactar na cultura e clima organizacionais, além de afetarem diretamente a motivação dos membros de sua equipe.

Treinamento de comunicação

Sabia que muitos erros e refações poderiam ser evitados por meio de uma comunicação mais clara e assertiva? As falhas de comunicação são responsáveis por diversos dos problemas do dia a dia, portanto, um treinamento como esse é essencial para profissionais de todos os cargos e funções.

Além disso, um treinamento de comunicação bem feito ajuda as pessoas a se comunicarem melhor em diferentes canais e situações: apresentações, reuniões, mensagens, emails. Ah, e é claro que ajudam na questão de relacionamento interpessoal também.

Treinamento motivacional

Pessoas pouco motivadas tendem a executar um trabalho com menos entusiasmo e mais falhas. Os treinamentos motivacionais existem para evitar esse problema, mas para que sejam eficazes é importante entender as razões que estão diminuindo os níveis de motivação. Quanto mais focado for o treinamento, melhores serão os resultados.

É válido ressaltar que os treinamentos motivacionais devem ser realizados para profissionais de todos os níveis hierárquicos, afinal, não é porque alguém tem a posição de liderança que não pode se sentir desmotivado. Esses treinamentos podem ser realizados por meio de palestras, dinâmicas de grupo, entre outros formatos.

Treinamento de competências e habilidades

Ao investir em treinamentos de competências e habilidades todo mundo sai ganhando. É preciso entender quais são as maiores dificuldades e gaps dos seus colaboradores para, então, investir em formações que visem o aumento da produtividade, maior proatividade, organização da rotina etc.

Treinamento comportamental

Os treinamentos comportamentais têm como objetivo disseminar e fortalecer os valores e a cultura organizacional entre os colaboradores. Toda empresa tem um modo de agir específico que é esperado de seus funcionários, mas nem todo mundo atua 100% conforme o esperado.

A expectativa por meio desses treinamentos não é fazer com que todos sejam padronizados, mas garantir que a maioria dos comportamentos dos profissionais daquele ambiente esteja de acordo com os valores da empresa.

Treinamento de hard skills

O treinamento de hard skills, ou seja, de conhecimentos técnicos de cada função é importante para que os profissionais evoluam e consigam realizar seu trabalho com ainda mais qualidade. Além disso, vale reforçar que os treinamentos comportamentais e técnicos devem caminhar alinhados, ou seja, um não pode despriorizar o outro.

Como criar um programa de treinamento para os seus colaboradores?

Outro dado interessante que apareceu na pesquisa “Carreira dos Sonhos 2020”, citada anteriormente, é em relação à percepção que os profissionais têm sobre o seguinte ponto: “Em seus trabalhos as pessoas são reconhecidas por aumentarem seus conhecimentos e habilidades?”

Veja o que responderam:

  • 50% dos jovens sentem isso nas empresas em que trabalham;
  • 43% dos profissionais de média gestão sentem isso nas empresas em que trabalham;
  • 55% dos profissionais da alta liderança sentem isso nas empresas em que trabalham.

Dados como esse são ótimos, afinal, em quase todos os grupos de profissionais entrevistados, 50% ou mais sentem que treinamentos são bem vistos. Enfim, para finalizar este artigo da melhor forma, que tal entender melhor como colocar tudo isso sobre o que falamos em prática?

A elaboração de um programa de treinamento passa pelas seguintes fases, que detalharemos em seguida: objetivos, planejamento, execução e avaliação.

Objetivos

Antes de sair criando milhares de treinamentos, a dica é entender quais são as reais necessidades dos seus colaboradores. Dessa forma, você será muito mais assertivo no seu plano de ação.

Pergunte-se: qual é o objetivo desse treinamento? Meus colaboradores precisam disso?

Se a resposta for sim, faça questão de entender também qual parcela de colaboradores deverá participar de qual treinamento. Afinal, existem aqueles focados nos recém-chegados, outros nas lideranças e por aí vai.

Para que esse diagnóstico seja realizado da melhor forma, faça um levantamento das necessidades de treinamentos com o objetivo de mapear aquilo que os funcionários da sua empresa precisam mais. Assim, você organiza em uma escala de prioridade o que deve ser feito antes.

Planejamento

Após o diagnóstico chega a hora de planejar os treinamentos que serão executados. Essa é a hora de entender vários pontos, entre eles:

  • formato do treinamento (online/presencial, dinâmica/palestra etc);
  • duração do treinamento;
  • orçamento disponível para essa atividade;
  • tema (assunto prioritário e secundários).

Execução

A execução nada mais é do que fazer o treinamento acontecer, ou seja, executar tudo o que foi alinhado na etapa de planejamento e acompanhar o andamento. Caso surjam falhas no meio do caminho, não se desespere e procure sanar os problemas da melhor forma possível.

Avaliação

Por fim, não podemos nos esquecer de que a avaliação final serve para entender como foi o processo desde a definição de objetivos até a implementação.

Entender quais foram os erros e melhorias é importante, mas analisar pontos de sucesso também. Ademais, não se esqueça de analisar o retorno sobre o investimento por meio de pesquisas de satisfação, taxas de adesão, indicadores de satisfação e avaliações de desempenho.


Se quiser continuar lendo conteúdos incríveis como este, clique aqui para navegar pelo nosso blog!

Autor

Bruna Cosenza

ver outros conteúdos

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.