Todos

Novo normal: 4 dicas para lidar com as mudanças causadas pela pandemia

Se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre as mudanças que a pandemia do novo coronavírus causaria no mercado e no dia a dia de trabalho, não há mais como se manter resistente. As transformações já estão acontecendo desde que a Covid-19 chegou ao Brasil e, desde então, os hábitos de consumo e a rotina das empresas já se modificou muito: estamos falando sobre o novo normal.

Diversas tendências foram aceleradas e outras estão nascendo e mudando totalmente a nossa realidade. O novo normal, como todos estão dizendo agora, trouxe inúmeros desafios para a área de Recursos Humanos das empresas.

Afinal, com tantas mudanças no contexto atual, os cuidados com os colaboradores, a atração de novos talentos e os processos internos precisam ser reavaliados.

E foi pensando nisso que estruturamos o ebook “Os desafios do RH diante do novo normal”, no qual entramos nos detalhes de todas as mudanças que estão acontecendo, tendências para ficar de olho e as medidas que a sua empresa precisa tomar para não ficar para trás.

Para te convencer a baixar agora mesmo este material gratuito e completo, confira neste artigo um pouco do que você vai ler no ebook!

O Vittude Corporate está sempre atento às necessidades das empresas e sabe que neste momento de pandemia é importante ser o braço direito da área de Recursos Humanos e estar preparado para auxiliar nos desafios que vêm pela frente. Continue a leitura até o final e baixe o seu ebook!

O que é o novo normal?

Você já parou para refletir sobre como o que é considerado normal vai mudando com o passar do tempo? Anos atrás era considerado normal que os casamentos fossem arranjados; que as pessoas pretas fossem escravizadas ou que a mulher fosse considerada o sexo frágil. Hoje em dia, tudo isso é considerado anormal, ou seja, surgiu e se fortaleceu um novo normal.

O mesmo acontece em outras esferas da sociedade. Antes da pandemia nós achávamos esquisito ver alguém de máscara na rua, mas hoje em dia o estranho é justamente o contrário. O normal é readequado conforme os padrões e regras e, atualmente, o novo normal diz respeito ao distanciamento social, uso de máscaras e higienização constante das mãos.

Tudo isso é consequência da pandemia causada pelo novo coronavírus. Além das mudanças provocadas no âmbito social, o mercado e o dia a dia de trabalho também foram extremamente afetados.

As empresas precisaram se readequar a este novo contexto, o que tem causado transformações significativas no dia a dia dos colaboradores das organizações.

Quais são as mudanças no novo normal?

Poderíamos ficar aqui listando inúmeras mudanças causadas pela Covid-19 que estão impactando a rotina das empresas. Uma das mudanças mais gritantes é em relação ao formato de trabalho: o home office ainda estava engatinhando no Brasil quando a pandemia chegou.

Por mais que já fosse uma tendência em alta em várias partes do mundo, aqui as empresas ainda pareciam um pouco resistentes em relação à flexibilização do trabalho remoto.

E junto do home office chegam diversos desafios que precisam ser colocados na mesa. Não basta simplesmente mandar os colaboradores da organização trabalharem em casa e não fazer nenhuma adaptação ou oferecer o suporte necessário para que executem seus trabalhos adequadamente.

O principal ponto aqui é que não existem fórmulas mágicas que atendam às necessidades de todos os funcionários de todas as empresas. Cada organização precisa analisar os benefícios, as desvantagens e os desafios para, então, readequar os processos e o dia a dia.

Assim, este novo formato de trabalho terá menores chances de interferir negativamente na produtividade dos colaboradores.

Uma coisa é certa: os espaços físicos sofrerão o impacto direto do home office. Com o novo normal as empresas estão finalmente se dando conta de que não há necessidade de contar com escritórios enormes para alocar todos os funcionários diariamente.

É possível realizar rodízios de equipes e contar com mais espaços para interações e reuniões do que mesas individuais. Dessa forma, as consequências também são sentidas no mercado imobiliário.

Como fica o Recursos Humanos em tempos de pandemia?

Os desafios neste novo normal afetam profissionais de todas as áreas, afinal, fazer gestão de projetos e equipes à distância não é tão simples como pode parecer. No entanto, uma área que precisa de bastante cuidado e atenção neste momento é o Recursos Humanos.

Isso porque os processos relacionados à atração e retenção de talentos, engajamento, treinamento e motivação dos colaboradores ficam sob responsabilidade dessa área.

Por mais que a revolução do RH 4.0 já tenha chegado a algumas organizações, muitas ainda não tinham adequado seus processos e passado a utilizar ferramentas tecnológicas com o objetivo de transformar o RH em mais estratégico e eficiente.

Estamos falando sobre a readequação dos processos com o auxílio da tecnologia, Inteligência Artificial, Big Data etc. As empresas que ainda não tinham parado para introduzir a tecnologia no dia a dia do RH ficaram para trás e sentiram ainda mais os impactos quando a pandemia chegou.

A necessidade de digitalização chegou e, para continuarem atuando de maneira eficaz, os profissionais de Recursos Humanos precisaram correr atrás do prejuízo.

Não há mais espaço para processos totalmente manuais e burocráticos. A atração e retenção de talentos precisa continuar, assim como outras iniciativas que auxiliem os colaboradores neste momento de adaptação ao novo normal.

O onboarding e o kit de boas-vindas são alguns dos exemplos de processos que precisam ser revistos, afinal, muitos funcionários estão começando em novas empresas em modelo de trabalho home office, o que é inédito para muitos profissionais.

Como se diferenciar? É possível garantir uma boa experiência para os colaboradores novos? Como garantir que as lideranças estejam preparadas para o novo contexto?

Essas são algumas das perguntas que estão tirando o sono dos profissionais de RH, afinal, eles precisam garantir o equilíbrio de todos os pratinhos para que a satisfação e a produtividade dos colaboradores continue em alta.

4 dicas para o RH começar a se adaptar ao novo normal

Para finalizar, separamos quatro dicas essenciais que todo profissional de Recursos Humanos deve ter em mente para atuar neste novo normal. Um passo a passo simples para começar a adequar os processos da sua empresa de acordo com o contexto causado pela pandemia do coronavírus.

1. Diagnóstico: faça uma análise do atual cenário

O primeiro passo é entender a realidade da sua empresa. Antes de sair traçando novas metas e um plano de ações é importante ter clareza sobre as fortalezas e os pontos a melhorar nos processos atuais. Isso significa fazer um mapeamento de gaps com todas as áreas e também analisar as deficiências da própria área de Recursos Humanos.

Para este processo vale realizar pesquisas via formulários e/ou reuniões pontuais com as lideranças dos times. Afinal, não há melhor maneira de compreender o atual cenário de uma empresa do que colhendo feedbacks com os próprios colaboradores.

2. Análise de mercado: entenda o que já está sendo feito

Junto do diagnóstico da realidade da empresa também é válido realizar uma análise de mercado, ou seja, buscar referências e estudar tendências.

Isso significa que você não precisa começar do zero, pois muitas empresas já devem ter implementado alguns dos processos que você deseja readequar na sua organização.

Usufrua de tudo o que já existe no mercado e estude profundamente tendências, principalmente da área de tecnologia, o que será muito útil neste momento de pandemia.

3. Identifique as novas necessidades e busque suporte especializado

Durante o seu mapeamento não se esqueça de identificar as novas necessidades de acordo com o contexto atual. Quer um exemplo? Os índices de ansiedade e estresse cresceram muito durante a pandemia, o que além de ser nocivo para a saúde das pessoas, afeta a produtividade dos colaboradores no dia a dia de trabalho.

Neste caso, as empresas precisam traçar um plano de ação que contemple dar suporte para este tipo de necessidade.

O Vittude Corporate, por exemplo, oferece soluções personalizadas para este tipo de problema — materiais e palestras com dicas sobre como cuidar da saúde mental.

Estamos falando sobre gerenciamento de estresse; como cultivar uma rotina saudável e produtiva no home office; inteligência emocional e resiliência, entre muitos outros temas de extrema relevância.

4. Comece pelo nosso ebook “Pós-pandemia: os desafios do RH diante do novo normal”

Durante essa fase de análises e planejamento de ações, não se esqueça de baixar o nosso ebook “Os desafios do RH diante do novo normal”, no qual você terá acesso a muitas outras informações valiosas sobre o novo contexto vivido pelas empresas durante a pandemia. Tenha certeza de que o Vittude Corporate está preparado para ser o seu braço direito nestes desafios.

Clique aqui para baixar gratuitamente o seu ebook e começar a traçar seu plano de ação de adaptação ao novo normal!

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

2 meses ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

2 meses ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

4 meses ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

4 meses ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

4 meses ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

4 meses ago