Plataforma de terapia online como vantagem competitiva na indústria 5.0

Nem todo mundo sabe, mas a revolução industrial 4.0 já tem uma sucessora: a indústria 5.0, que traz mudanças importantes para o futuro da sociedade. Entre elas, um maior equilíbrio entre a tecnologia e os humanos. No meio corporativo, por sua vez, as empresas estão entendendo como fazer esse balanceamento a favor da qualidade de vida e umas estratégias é a implementação de uma plataforma de terapia online.

Para entender melhor todo esse processo, é preciso voltar alguns anos no calendário e revisitar todas as camadas da revolução industrial que nos fizeram chegar até aqui. A evolução constante trouxe transformações significativas na vida dos seres humanos e no dia a dia de trabalho.

Agora é a hora de entender melhor a indústria 5.0, seus impactos e benefícios para, assim, garantir que a sua empresa seja capaz de implementar ações voltadas para este novo ciclo. Continue a leitura para conferir tudo sobre o assunto e entender como a plataforma de terapia online é capaz de trazer uma maior vantagem competitiva nesse cenário!

Como chegamos até aqui?                                                

A primeira revolução industrial ocorreu na segunda metade do século XVIII, em que os modelos agrícolas e artesanais de produção abriram espaço para a introdução do modelo industrial atual. Assim, houve substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso de maquinas.

A segunda revolução, entre 1850 e 1945, trouxe o desenvolvimento de indústrias química, elétrica, de aço e petróleo. Além disso, houve grande progresso nos meios de transporte e de comunicação. Há, portanto, a expansão da malha rodoviária em todo o mundo.

A terceira revolução industrial, de 1950 a 2010, se caracteriza pela substituição da mecânica analógica pela digital. Com isso, passam a ser utilizados microcomputadores e é, enfim, criada a internet. O telefone celular também foi inventado nesse período e revolucionou o mundo.

Por fim, a quarta revolução industrial, iniciada em 2011, se trata da junção de todas as tecnologias, desencadeando o uso de realidade virtual, big data, wearables, inteligência artificial, nanotecnologia, automação, entre outros. O foco aqui é a melhoria da eficiência e produtividade dos processos a partir do uso de tais tecnologias.

Enfim, o que é a indústria 5.0?

Agora que você já se aprofundou em todo o histórico até chegarmos aqui, é importante entender sobre o que se trata a indústria 5.0. Como vimos anteriormente, a quarta revolução industrial estava muito pautada no uso eficiente das tecnologias em prol do aumento da produtividade nos processos.

Talvez você esteja se perguntado sobre a necessidade da indústria 5.0, visto que a 4.0 já proporcionou tantos avanços significativos. O ponto aqui é que a 5.0 traz uma nova forma de utilizar e balancear as novas tecnologias. Estamos falando sobre mais sustentabilidade e qualidade de vida.

O seu propósito é equilibrar o crescimento econômico ao mesmo tempo em que se resolvem problemas sociais.

O grande diferencial é o fator humano. Enquanto na indústria 4.0, o foco estava exclusivamente nas tecnologias, agora o objetivo é equilibrar melhor essas duas esferas. Estamos falando sobre repensar soluções que integrem de forma sustentável e eficiente as tecnologias já utilizadas junto do olhar humano.

O foco é a colaboração

É notável como, ao longo das revoluções industriais, as máquinas foram ganham cada vez mais espaço. Agora, o homem sai do segundo plano e volta a assumir um papel relevante. O objetivo não é eliminar a tecnologia e nem o ser humano, mas garantir uma existência em conjunto que vise maior qualidade de vida.

A colaboração, portanto, é entre o homem e a tecnologia, ou seja, uma união entre a automação das máquinas e o cognitivo e a criatividade do homem. Não podemos negar que precisamos da tecnologia para facilitar os processos, mas, ao mesmo tempo, as máquinas não são nada sem os indivíduos.

O foco da indústria 5.0 é o trabalho em conjunto que visa um mundo mais sustentável. Dessa forma, é possível pensar em soluções para questões mundiais, como:

  • desastres naturais;
  • escassez de água;
  • envelhecimento da população;
  • saúde mental.

Quais são os benefícios da indústria 5.0?

Bom, agora que você está familiarizado com os conceitos relacionados à indústria 5.0, é importante entender quais são os impactos dessa nova onda na sua organização. Em seguida, confira alguns dos benefícios:

Otimização de custos

Um dos grandes pontos de destaque da indústria 5.0 é que, com a união inteligente entre a tecnologia e o homem, a ideia é que ambos desempenhem as suas funções com maior eficiência.

É aquela velha história sobre unir esforços em prol de um objetivo em comum. Com as máquinas assumindo o papel de automação de processos e contribuindo para a execução de algumas tarefas mais repetitivas, o homem é capaz de utilizar a sua criatividade e inteligência para focar naquilo que exige habilidades humanas, ou seja, comunicação, criatividade, negociação e por aí vai.

Com isso, a tendência é que os esforços sejam direcionados para os lugares certos e haja uma otimização de custos dentro das empresas.

Sustentabilidade

Outro ponto de destaque é a questão da sustentabilidade, pois nos últimos anos encaramos os efeitos nocivos de várias ações humanas no nosso planeta. Agora, as organizações devem pensar em como trabalhar diariamente lado a lado das máquinas para que aquilo que produzem não seja tão prejudicial ao meio ambiente.

As novas tecnologias corporativas devem, antes de qualquer coisa, ser sustentáveis e todos precisam cultivar essa mentalidade no dia a dia de trabalho.

Qualidade de vida

Por fim, outro benefício interessante da indústria 5.0 é que em um mundo focado em tantas tecnologias, é necessário ter um olhar voltado para a qualidade de vida, ou seja, como todos esses avanços podem contribuir para vivermos mais e melhor?

É aqui que entram soluções práticas no dia a dia corporativo, como a plataforma de terapia online citada lá no começo do artigo. Muito se fala sobre saúde mental hoje em dia, mas como a sua empresa tem assumido essa responsabilidade e utilizado a tecnologia a seu favor nesse sentido?

Plataforma de terapia online: o que isso tem a ver com a indústria 5.0?

Quando estamos falando sobre a indústria 5.0, há várias formas de pensar em como unir de maneira inteligente as novas tecnologias ao fator humano de tal forma que se extraia o melhor de ambos.

Dentro das organizações, muito pode ser feito em relação à sustentabilidade e qualidade de vida. Uma dessas vias é o investimento em plataformas de terapia online.

Saúde mental é um tema em alta, principalmente depois da pandemia causada pela Covid-19. As pessoas estão mais conscientes em relação à necessidade de prevenção e tratamento aos distúrbios psicológicos.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria respondida pelos médicos associados apontou um aumento, de março a novembro de 2020, de até 25% nos atendimentos psiquiátricos. Além disso, logo na primeira quinzena de quarentena no Brasil, segundo o Google Trends, houve aumento de 88% nas buscas por terapia online.

Outro dado impactante veio da pesquisa da Ipsos para o Fórum Econômico Mundial realizada com 30 países. O estudo revelou que o Brasil é o quinto país onde os entrevistados mais sentiram a piora na saúde mental entre 2020 e 2021. Em números, isso significa que 53% dos entrevistados afirmaram que a sua saúde mental piorou desde março de 2020.

É claro que a pandemia é uma situação atípica, que evidenciou quadros de ansiedade e depressão, mas ela também coloca o holofote na saúde mental como um todo, que há tanto tempo vem sendo negligenciada.

Enfim, se estamos falando sobre unir esforços entre tecnologia e ser humano, não é uma estratégia inteligente utilizar plataformas de terapia online que possibilitam a prevenção e tratamento por meio de profissionais habilitados para cuidar da saúde mental das pessoas?

A importância da psicoterapia dentro das empresas

O fato é que contar com uma plataforma de terapia online pode se tornar uma grande vantagem competitiva para as empresas na indústria 5.0.

Isso porque os transtornos mentais estão entre as principais causas de afastamento do ambiente de trabalho. Além disso, distúrbios como síndrome de burnout, ansiedade e depressão podem interferir (e muito) na produtividade dos colaboradores.

Portanto, para garantir um crescimento econômico sustentável e voltado para a qualidade de vida, é preciso pensar nos cuidados com a saúde mental. Para isso, a união entre tecnologia e ser humano é mais do que bem-vinda.

Com a possibilidade de contar com uma plataforma de terapia online dentro da sua empresa, é possível oferecer este serviço como um benefício corporativo. Dessa forma, toda a organização sai ganhando com funcionários mais equilibrados emocionalmente, produtivos e felizes. É a tecnologia trabalhando a favor do homem para, assim, o homem trabalhar com mais saúde em prol da tecnologia.

Fica claro, portanto, que a plataforma de terapia online se torna uma grande vantagem competitiva para as empresas em meio à indústria 5.0. Os benefícios são muitos, tanto para os colaboradores como para a empresa como um todo. Estamos falando, entre tantas vantagens, sobre:

  • aumento da produtividade;
  • ambiente mais saudável e equilibrado;
  • redução de turnover ou absenteísmo;
  • colaboradores mais felizes, satisfeitos e saudáveis;
  • fortalecimento da marca empregadora.

Conte com o Vittude Corporate

O Vittude Corporate é o seu parceiro ideal para começar a transformar a realidade da sua empresa de acordo com as tendências da indústria 5.0.

Levamos uma plataforma de terapia online para as organizações que têm como objetivo oferecer a psicoterapia como um benefício corporativo. É muito mais simples e eficiente do que você imagina.

O Vittude Corporate é um benefício corporativo que ajuda as organizações a cuidarem de forma preventiva da saúde mental de seu time. Por meio de um​ investimento fixo mensal, por colaborador, sua empresa oferece um subsídio parcial ou integral para sessões de psicoterapia com psicólogos da nossa base, tanto para atendimento presencial como online.

Junto da sua empresa, pensamos nas melhores soluções para os seus colaboradores e estruturamos um plano que pode ir além da psicoterapia, oferecendo também conteúdos e palestras (presenciais ou online) sobre temas voltados para saúde mental, inteligência emocional, resiliência etc.

Há alguns anos, ninguém pensaria que algo assim poderia ser possível. Mal se falava em cuidados com saúde mental e, agora, estamos totalmente preparados para unir a tecnologia à sabedoria e conhecimento humanos em prol de mais qualidade de vida.

Você já baixou o nosso app? Por lá você pode buscar psicólogos e psicólogas, agendar consultas e até mesmo fazer as sessões. Disponível para Android e iOS:
App Vittude na Play Store
App Vittude na Apple Store

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

2 semanas ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

2 semanas ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

2 meses ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

2 meses ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

2 meses ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

2 meses ago