Teste vocacional pode ajudar a evoluir na empresa?

As inseguranças profissionais são muito comuns em diferentes fases da vida. Quem sai do colégio muitas vezes se sente perdido em relação ao curso de graduação, mas as dúvidas e receios não são exclusivos apenas para quem está no começo da carreira. E para todos esses momentos é possível usufruir do teste vocacional.

Esta ferramenta pode ser muito valiosa para ajudar quem sente que falta de direcionamento e motivação no trabalho. Mas você sabe exatamente o que é um teste vocacional? Como ele funciona e para quem é indicado? Neste artigo, você poderá tirar todas as dúvidas e, enfim, entender os seus benefícios. Continue a leitura para conferir tudo!

O que é o teste vocacional?

O teste vocacional tem como objetivo ajudar a orientar uma pessoa em relação às áreas de atuação no mercado de trabalho que são mais compatíveis ao seu perfil e habilidades. Trata-se de um conjunto de teorias e técnicas que fornecem suporte especializado para se escolher uma profissão ou até mesmo fazer uma transição de carreira.

Muita gente acha que o teste vocacional é indicado apenas para estudantes que estão saindo do colégio, mas na verdade profissionais mais velhos e maduros podem usufruir deste instrumento também.

O grande foco do teste vocacional é ajudar o indivíduo a entender melhor suas motivações, competências e interesses para, assim, ter um embasamento e conseguir direcionar as suas escolhas profissionais com mais segurança.

Como funciona o teste vocacional?

Hoje em dia, existem muitos testes vocacionais online que são realizados rapidamente por qualquer pessoa com acesso à internet. No entanto, nem sempre esse tipo de teste é realmente embasado, por isso, é preciso tomar cuidado e não levar ao pé da letra os resultados. Para se ter um maior aprofundamento, é recomendado ter o acompanhamento de um profissional que realmente tem conhecimento sobre o assunto.

Uma maneira mais segura e confiável de se realizar um teste vocacional é por meio de uma orientação vocacional, que acontece junto de um especialista no assunto, um psicólogo habilitado a aplicar testes vocacionais validados pelo Conselho Federal de Psicologia. É interessante que seja um profissional com experiência em assuntos relacionados à carreira.

Além do teste vocacional, o processo contempla um aprofundamento na sua personalidade, desejos, inseguranças, habilidades. Dessa forma, é realizada uma análise e o psicólogo consegue trabalhar um diagnóstico que servirá como base o indivíduo.

Para quem é indicado o teste vocacional?

É muito comum que estudantes, ou seja, pessoas entre 17 e 18 anos, realizem o teste vocacional, pois nessa época precisam decidir o curso de graduação. Esta ferramenta é importante, principalmente, para aqueles que se sentem perdidos e precisam aprofundar no autoconhecimento para tomar uma decisão mais embasada.

Ao mesmo tempo, o teste vocacional também pode ser muito útil para profissionais mais velhos e maduros que estão infelizes ou incertos em relação à profissão e próximos passos. Isso porque, ao longo da carreira, é comum que as pessoas passem por mudanças e transições, mas não tenham clareza sobre como fazer isso. O teste existe para ajudar nesse tipo de compreensão e orientar as escolhas.

Vale pontuar, no entanto, que realizar o teste vocacional não é por si só uma garantia de que tudo vai dar certo no âmbito profissional. Esta é apenas uma das etapas que faz parte de todo um processo muito maior de autoconhecimento e entendimento de aptidões e ambições profissionais.

Quais são os benefícios do teste vocacional?

Os benefícios do teste vocacional vão muito além de apenas “encontrar a carreira certa para você”. Isso porque vivemos em um mundo repleto de pressões e muita gente se sente ansiosa e aflita por conta dos padrões que geram incertezas e insatisfações. Um teste vocacional é uma ótima maneira de trabalhar as questões internas e, assim, se sentir mais seguro e confiante para tomar decisões que fazem sentido para si mesmo.

Confira, em seguida, alguns dos principais benefícios desta ferramenta tão valiosa.

Aprofundamento do autoconhecimento

Um dos principais pontos de destaque do teste vocacional, principalmente aquele que é realizado com um psicólogo especializado, é que a pessoa consegue fazer um profundo mergulho dentro de si mesma. Dessa forma, passa a se conhecer muito melhor, o que é extremamente benéfico para, posteriormente, entender quais caminhos profissionais fazem sentido para o seu momento de vida.

Afinal, é quando a gente entende quem é, do que gosta, o que valoriza e o que deseja para o futuro que conseguimos clarear os próximos passos, não é mesmo?

Redução de ansiedades

Dúvidas e inseguranças profissionais podem levar à desmotivação profissional. Tudo isso é capaz de gerar ansiedade e angústia no dia a dia de uma pessoa, o que é extremamente prejudicial para a saúde mental.

A realização de um teste vocacional contribui nesse processo de redução de ansiedade, pois é um processo que ajuda a trazer mais direcionamento e embasamento nas escolhas. Dessa forma, a pessoa deixa de remoer tanto as angústias, reduz os conflitos internos e se sente mais focada e segura.

Aumento do conhecimento sobre o mercado de trabalho

O teste vocacional ajuda a criar conexões internas e externas com maior eficiência. O autoconhecimento ajuda a pessoa a identificar valores, competências, valores e interesses. Por outro lado, o conhecimento do mercado ajuda a conectar todas as questões internas às oportunidades e possibilidades que existem disponíveis.

Assim, conectando essas duas pontas, a pessoa começa a entender caminhos possíveis que poderiam trazer mais satisfação e motivação profissional.

Ao mesmo tempo, é interessante que o teste vocacional e tudo o que ele propõe também ajuda na desmistificação sobre cursos e áreas de atuação. Muitas pessoas carregam mitos sobre algumas carreiras e, ao longo do processo, passam a enxergar algumas profissões a partir de outras perspectivas.

Aumento da satisfação e motivação profissional

Um teste vocacional profundo e bem feito tem como dos principais benefícios promover o aumento da satisfação e motivação profissional. Trata-se de uma ferramenta que ajuda na construção de um planejamento de carreira eficiente e capaz de auxiliar no desempenho profissional como um todo.

Ao realizar esse processo de autoconhecimento e entendimento de próximos passos, as chances de reduzir descontentamentos e inseguranças na carreira são maiores.

Por que o teste vocacional é importante para as empresas?

Como já citado anteriormente ao longo deste artigo, o teste vocacional é válido para profissionais de todas as idades e áreas. Pode ser uma ferramenta muito valiosa para aqueles que estão incertos e inseguros em relação aos próximos passos profissionais ou que desejam realizar uma transição, mas não sabem exatamente por onde começar.

Pensando nisso, é muito interessante que a própria empresa incentive esse tipo de processo aos colaboradores. Você deve estar se perguntando como a organização se beneficiaria de algo desse tipo e a resposta é simples: muitos profissionais competentes podem não estar atingindo o máximo do seu potencial por conta de dúvidas e inseguranças em relação ao futuro na carreira.

É muito comum que exista a possibilidade de transição de áreas dentro da própria organização. Dessa forma, a empresa não perde grandes talentos e ajuda os colaboradores a trabalharem as suas competências e encontrarem um caminho que faça sentido para os seus objetivos de médio e longo prazo.

Quando a organização se ausenta desse tipo de questão, pode acabar perdendo grandes profissionais que estão insatisfeitos e em busca de novos rumos. Muitas vezes, a oportunidade de mudar ou direcionar a carreira existe dentro da empresa, mas a possibilidade não é divulgada abertamente.

Como as empresas podem auxiliar no processo de teste vocacional?

Por fim, é importante ressaltar que as empresas podem ajudar nesse processo de realização de teste e orientação vocacional. Nem todo mundo tem conhecimento sobre essas ferramentas, portanto, pode ser interessante oferecer a terapia como um benefício corporativo para auxiliar nesse momento.

O passo a passo mais profundo de orientação vocacional só pode ser realizado por psicólogos especializados na área de carreira e afins, portanto, é importante ressaltar isso aos colaboradores.

Muitas empresas já oferecem a psicoterapia como benefício corporativo com o objetivo de ajudar na prevenção e tratamento de distúrbios mentais. Agora você já sabe que o suporte de um psicólogo tem ainda mais benefícios e também é interessante para ajudar os colaboradores a se sentirem mais direcionados em relação às escolhas de carreira. E isso é essencial para uma empresa conseguir reter mais talentos e extrair o máximo do potencial de cada um.

Teste vocacional: benéfico para pessoas e empresas

Todo mundo sai ganhando com um bom teste vocacional. Cada pessoa que necessita e se permite viver o processo se sente mais segura, confiante e direcionada para fazer escolhas profissionais mais assertivas. Ao mesmo tempo, como citado anteriormente, as empresas saem ganhando também.

Portanto, é importante implementar ações que visem disseminar informação e conhecimento sobre como o teste vocacional se trata de uma ferramenta valiosa para o planejamento e crescimento profissional de pessoas de em diferentes fases de vida.

Se a sua empresa estiver em busca de um parceiro para levar a psicoterapia como benefício corporativo aos colaboradores, conte com o Vittude Corporate. Temos as melhores soluções de psicoterapia para a sua empresa, fale com um dos nossos especialistas.

Já baixou o nosso app? Por lá é possível buscar psicólogos e psicólogas, agendar consultas e até mesmo fazer as sessões. Disponível para Android e iOS:
App Vittude no Play Store
App Vittude na Apple Store

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

2 meses ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

2 meses ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

4 meses ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

4 meses ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

4 meses ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

4 meses ago