Entenda a importância da autonomia + 6 dicas para desenvolvê-la

Desenvolver a autonomia, tanto na vida pessoal como profissional, é importante para evoluir como ser humano e conquistar maior liberdade para tomar decisões de acordo com os seus princípios e valores.

Apesar de fazer parte da nossa essência, ninguém nasce sabendo como viver de maneira mais autônoma. Trata-se de algo que precisa ser treinado e trabalhado diariamente para que, com a chegada da vida adulta, o indivíduo seja capaz de ser independente.

Ao longo deste artigo, você tem a oportunidade de aprender sobre a importância e o desenvolvimento da autonomia. Vamos lá?

O que define a autonomia?

A autonomia diz respeito à capacidade de se autogovernar e, portanto, viver conforme as suas próprias vontades. Isso é fundamental para não precisar viver em função de terceiros e, assim, alcançar a tão almejada liberdade.

Uma pessoa com autonomia no seu dia a dia consegue tomar decisões e agir de acordo com os seus princípios e valores, sem sofrer interferência dos outros.

É capaz de organizar as suas tarefas, administrar o seu tempo e fazer escolhas levando em consideração a sua análise sobre as circunstâncias, ou seja, sem uma dependência contínua de colegas, amigos ou familiares.

Portanto, ao conquistar a autonomia, consequentemente a pessoa se torna independente para ser e viver como desejar. Isso não significa que não seja aceitável pedir ajuda ou conselhos, mas se trata de alguém que consegue se virar e sobreviver sem necessariamente precisar do suporte do outro para conduzir a sua vida.

Qual é a importância de desenvolver a autonomia?

A autonomia é importante porque permite que as pessoas assumam o controle de suas vidas e tomem as decisões que considerarem mais adequadas para si. Isso vale para questões básicas, desde escolher qual roupa vestir e o que consumir de alimentos, até aspectos mais importantes, por exemplo, em relação à escolha de uma profissão. 

Abrir mão da independência e da liberdade de poder decidir os caminhos que serão trilhados é bastante nocivo, pois pode fazer com que você viva uma vida que não é aquela que você realmente gostaria. Além disso, sem autonomia você pode se tornar refém das decisões dos outros.

Independentemente do quanto você ame uma pessoa, isso jamais deve significar inibir as suas escolhas. Afinal, quem gosta de verdade de você irá respeitar as suas decisões, mesmo que nem sempre concorde com elas.

A autonomia pessoal deve ser incentivada desde a infância pela família para que, quando chegar a fase adulta, o ser humano seja capaz de assumir as rédeas da sua vida e se tornar independente.

Os benefícios da autonomia

A autonomia faz muito bem para a saúde mental e o bem-estar, afinal, contribui para que a pessoa se sinta mais feliz e plena já que não vive condicionando suas decisões aos desejos alheios.

Entre os principais benefícios, podemos citar:

  • Fortalecimento da autoconfiança;
  • Liberdade para a tomada de decisões;
  • Motivação para evoluir como ser humano;
  • Fortalecimento do senso de utilidade e propósito;
  • Construção de relações por escolha e não necessidade;
  • Maior qualidade de vida.

Como tudo na vida, também é preciso olhar o outro lado da moeda. Por mais que a autonomia seja muito benéfica para o desenvolvimento humano, seu excesso também pode gerar efeitos negativos, como isolamento, teimosia, perda de oportunidades e até mesmo sobrecarga de responsabilidades.

A autonomia, portanto, não significa que você não precisa da ajuda das outras pessoas, mas que é livre e independente para optar quando e como vai solicitar esse auxílio, pois não há uma dependência.

6 dicas para desenvolver a autonomia

Qualquer pessoa pode conquistar a autonomia em sua vida. Quanto antes ela for incentivada com equilíbrio, melhor é o processo para se tornar um adulto mais preparado.

Em seguida, confira algumas dicas voltadas para esse desenvolvimento:

1. Aprofunde o autoconhecimento

O autoconhecimento é a base de tudo, pois é a partir do nível de conhecimento que você tem sobre si mesmo que consegue direcionar muito melhor as suas escolhas.

Refletir sobre quem você é, suas dificuldades e fortalezas, é fundamental para entender o que precisa evoluir para conquistar a independência. Sem autoconhecimento, fica muito difícil dar os próximos passos.

Para vivenciar este processo com mais profundidade, é interessante fazer psicoterapia, pois o suporte de um psicólogo é capaz de tornar esse processo ainda mais rico.

2. Conheça os seus valores

Ter clareza sobre os seus valores, ou seja, aquilo que você valoriza e direciona as suas ações e escolhas, também é essencial.

Ao ter conhecimento sobre esse “guia de comportamento”, você tem muito mais compreensão sobre como agir em diferentes situações e, assim, evitar escolhas que sejam resultado apenas de inseguranças ou pressão externa.

3. Tenha uma postura firme 

A autonomia vem com alguns desafios também, afinal, ao ser responsável pelas suas escolhas, você precisa bancá-las. 

Para isso, quanto mais autoconhecimento e certezas claras sobre o que é importante para você, mais fácil será assumir as suas decisões com confiança e sem medo de desagradar as pessoas ao seu redor.

4. Não se preocupe em agradar a todos o tempo todo

Uma pessoa que tem consciência sobre quem é, seu propósito e valores, e se mantém firme em relação às suas decisões, naturalmente se preocupa menos em agradar constantemente as pessoas ao seu redor.

Por outro lado, quando há muitas dúvidas e dependência extrema das opiniões alheias, é mais fácil cair na tentação de tentar satisfazer aos outros. 

Independentemente da visão que cada um cultiva sobre um determinado assunto, no fim do dia a sua vontade deve prevalecer. Escutar sugestões e conselhos é bom até certo ponto. Para fortalecer a sua independência é necessário escutar com filtro, sempre procurando se manter fiel às suas crenças e princípios.

5. Cuide da sua vida financeira

No mundo em que vivemos, a autonomia está diretamente atrelada às finanças, afinal, uma pessoa que não tem dinheiro o suficiente para bancar a sua própria vida acaba se tornando dependente de alguém.

Nesse tipo de contexto, pode precisar se submeter a situações com as quais não se identifica ou até não se sente confortável, mas das quais é refém por não ter dinheiro o suficiente para se manter de forma independente. 

6. Saiba quando pedir ajuda

Mais uma vez é importante reforçar que a autonomia não é sobre se tornar um ser humano isolado de todo o restante. É impossível não precisar da ajuda de ninguém ao longo da vida toda.

Há situações em que o suporte de um amigo ou familiar faz toda a diferença e isso não torna você uma pessoa menos independente. 

O importante é saber dosar as relações, procurando construir laços saudáveis e pautados no equilíbrio e não na dependência.

A importância da autonomia no trabalho

Até então, falamos bastante sobre a importância de desenvolver a autonomia na vida como um todo, principalmente em relação aos aspectos pessoais.

Porém, é preciso reforçar que a carreira de qualquer pessoa também exige autonomia em diversos âmbitos, principalmente quando a posição hierárquica é mais elevada.

No ambiente profissional, se destacam as pessoas que têm capacidade de realizar as suas tarefas e dar conta das suas obrigações de maneira independente, conseguindo tomar decisões e agir levando em consideração as suas experiências e habilidades.

Novamente é importante ressaltar que isso não significa que o profissional não possa ou não deva pedir ajuda, mas sim que é capaz de lidar com o dia a dia de trabalho com maior independência. É claro que, para isso, também é necessário ter muita responsabilidade, afinal, todas as decisões têm consequências.

Os maiores benefícios da autonomia no trabalho são a liberdade e flexibilidade conquistadas para a execução de projetos e o atingimento de metas. Inclusive, essa independência contribui para a construção da confiança e redução de gestões com microgerenciamento por parte da liderança.

O profissional que se sente mais dono do seu trabalho também tende a ficar mais motivado e produtivo, contribuindo positivamente para um clima organizacional mais leve e saudável.

O modelo de trabalho híbrido, que se popularizou na pandemia de Covid-19, é um ótimo exemplo de como, de forma geral, as pessoas são capazes de lidar com o dia a dia de trabalho de maneira mais livre e autônoma.

Como desenvolver a autonomia no trabalho?

Além de todos os aspectos já citados anteriormente sobre como desenvolver a autonomia na vida como um todo, no âmbito profissional também é importante levar em consideração alguns outros pontos:

1. Cultivar uma cultura de autonomia

A construção da autonomia é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que o colaborador deve se empenhar para conquistar a sua liberdade, também cabe à empresa promover uma cultura voltada para isso.

Este aspecto deve fazer parte do DNA da empresa como um todo e os colaboradores precisam associar a imagem da organização à possibilidade de autonomia no dia a dia de trabalho.

Além disso, é fundamental que as lideranças estejam treinadas e alinhadas para promover equipes capazes de trabalhar por conta própria. 

2. Evitar o microgerenciamento

O microgerenciamento é pautado por líderes que cultivam um controle excessivo em relação à equipe e ao que cada um está executando. Tal comportamento pode ser resultado de várias questões, inclusive insegurança do próprio líder. 

Esse tipo de gestão gera grande dependência entre os colaboradores e a própria liderança, minando qualquer oportunidade de autonomia na rotina de trabalho.

3. Capacitar os times

Para trabalhar com autonomia, antes de mais nada os colaboradores devem se sentir capacitados para assumir as suas tarefas e responsabilidades.

Cabe aos líderes ter clareza sobre as fortalezas e pontos de desenvolvimento de cada um a fim de direcionar as estratégias de capacitação com maior assertividade.

4. Estimular a inovação

A autonomia também passa pelo estímulo à inovação no dia a dia de trabalho. 

Quando as lideranças visam estimular seus times a buscar novas soluções para os problemas expostos, as pessoas tendem a se sentir mais motivadas para “sair da caixa” e trabalhar com liberdade e independência.

5. Promover a delegação de tarefas

Por fim, também é necessário que haja uma distribuição inteligente de tarefas, que leve em consideração os pontos fortes de cada um e evite a sobrecarga de responsabilidades.

A delegação de tarefas é fundamental para evitar a centralização e, consequentemente, destruir as possibilidades de se desenvolver a autonomia no trabalho. 

É importante reforçar que delegar não significa abandonar, ou seja, é necessário que as lideranças estejam próximas dos seus times para realizar o devido acompanhamento, principalmente as primeiras entregas.

A autonomia parte do autoconhecimento

Ao longo deste artigo, você aprendeu sobre a importância da autonomia para construir uma vida mais saudável, feliz e alinhada à sua essência.

Lembre-se de que tudo parte do autoconhecimento, portanto, caso sinta que precisa desenvolver essa capacidade, considere fazer sessões de psicoterapia. O auxílio de um(a) psicólogo(a) é bastante valioso e garante um aprofundamento ainda maior nas suas necessidades e dificuldades.

Gostou deste texto? Continue lendo conteúdos sobre saúde mental e comportamento humano no blog da Vittude. 

Autor

Bruna Cosenza

ver outros conteúdos

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.