Como criar equipes de alto desempenho em minha organização?

Por trás do sucesso de qualquer empresa há algo em comum: profissionais competentes e comprometidos que amam o que fazem. Essas pessoas, responsáveis pelo crescimento da organização, compõem equipes de alto desempenho.

Esse é um diferencial importante para as empresas se destacarem e evoluírem, afinal, são os colaboradores que fazem a roda girar. Garantir um time que trabalha em sinergia, é focado e sabe onde deve chegar é essencial.

Cabe à organização entender como extrair o máximo potencial de cada um e criar equipes com alta performance. Neste artigo, vamos aprofundar nesse assunto e fornecer dicas práticas para você aplicar na sua empresa.

O que são equipes de alto desempenho?

Equipes de alto desempenho são compostas por pessoas que trabalham com dedicação e comprometimento, ou seja, prezam por atingir os seus objetivos e metas sempre com uma qualidade acima do esperado.

Para isso, devem ser profissionais que têm paixão pelo o que fazem e convivem diariamente com o senso de propósito no trabalho. Isso significa que não executam tarefas simplesmente por executar, pois enxergam as razões pelas quais fazem isso.

Simon Sinek é um escritor e palestrante, que fez um TED sobre a teoria do Golden Circle que ficou famosa mundialmente. No conteúdo, ele fala sobre como é importante para empresas e líderes terem clareza sobre os seus propósitos, pois é isso que cria uma conexão verdadeira com as pessoas, sejam elas consumidoras ou os próprios colaboradores.

Pare e pense em organizações como a Apple, Google e tantas outras que criaram o seu diferencial competitivo no mercado. Com certeza, elas têm clareza sobre os seus propósitos e isso atrai pessoas apaixonadas por essa mesma essência.

Assim, equipes de alto desempenho são fruto, primeiramente, de paixão e propósito. E é quando se ama o que se faz que há dedicação genuína na função exercida.

Qual é o papel da liderança?

O líder é o responsável por unir as pessoas certas e contribuir para a construção de uma equipe de alto desempenho. Como ele faz isso?

Primeiramente, garantindo que o senso de propósito não se perca ao longo do caminho. Além disso, também é a liderança que irá trabalhar para a composição de um time com a sintonia certa, afinal, adianta ter ótimos profissionais se eles não prezam pela colaboração?

É essencial se lembrar sempre de que uma pessoa não é capaz de fazer tudo sozinha. Por isso, é necessário garantir um time diverso, complementar e colaborativo. Unir as habilidades individuais em prol de da equipe é o caminho para criar um time de alta performance.

Cabe ao líder, portanto, inspirar e orientar para que ao mesmo tempo que a paixão sem mantenha viva, os profissionais em questão saibam para onde o barco está remando e sejam capazes de usufruir do potencial de cada um para atingir os resultados esperados.

Quais são as características de uma equipe de alto desempenho?

Já ficou claro o que é uma equipe de alto desempenho, não é mesmo? Agora é a hora de aprofundar ainda mais nas características específicas desses profissionais para entender como se diferenciam de outras equipes. Confira!

  • trabalham em prol dos mesmos objetivos e sabem onde devem chegar;
  • todos têm clareza sobre o propósito da empresa e se conectam verdadeiramente com ele;
  • há um sentimento de confiança entre os membros da equipe e seus líderes e todos se sentem confortáveis para expor ideias, sentimentos, críticas;
  • recebem feedbacks sempre, tanto negativos como positivos;
  • trabalham motivados e engajados;
  • todos têm clareza sobre as suas responsabilidades;
  • há uma comunicação aberta entre todos os membros do time;
  • a colaboração vem em primeiro lugar;
  • o time é composto por profissionais com habilidades complementares.

Como desenvolver equipes de alto desempenho?

Agora é a hora de entender como desenvolver esses times com alto nível de performance na sua empresa. Confira das dicas que separamos!

1. Trabalhe uma boa atração de talentos

Bom, se estamos falando sobre a formação de times fortes e competentes, não podemos deixar de citar a importância da atração e retenção de talentos. É nessa etapa que tudo começa, afinal, se não forem contratados e mantidos os profissionais certos, ficará difícil construir times de alto desempenho.

Por isso, é importante existir um alinhamento entre o RH e as lideranças dos times. Vale levar em consideração os seguintes pontos:

  • analise as habilidades técnicas, mas não se esqueça das competências comportamentais — inteligência emocional, empatia, relacionamentos interpessoais e por aí vai;
  • garanta que os valores e o propósito do profissional estejam alinhados aos da empresa — o fit cultural é essencial para a adaptação, motivação e engajamento;
  • construa uma equipe de profissionais com habilidades complementares.

2. Foque na formação de lideranças

Equipes de alto desempenho não existirão se a sua empresa não contar com lideranças fortes e bem preparadas. Isso significa que não basta que o líder seja bom somente tecnicamente — também é necessário garantir que ele tenha preparo com gestão de equipes e possua certa sensibilidade para lidar com pessoas.

Uma boa liderança está sempre disposta a se desenvolver e, assim, serve de exemplo para os membros do seu time. Deve ser um profissional aberto ao diálogo, transparente e capaz de orientar e inspirar o seu time ao mesmo tempo.

É importante que a empresa ofereça treinamentos específicos para os líderes, tanto no âmbito técnico como no emocional.

3. Crie uma cultura de feedback

Só é possível evoluir e se desenvolver se existir uma cultura forte de feedback, pois é assim que as pessoas têm clareza sobre os seus pontos fortes e o que precisam melhorar.

O feedback ajuda a criar um canal de diálogo honesto e transparente, contribuindo para que as pessoas se sintam confortáveis para levantar dúvidas, inseguranças e apontar falhas também.

Quando a cultura de feedback existe de verdade em uma empresa, todos se beneficiam. É uma maneira dos membros do time terem mais abertura para conversas entre si, além do feedback entre líder e liderados.

4. Estabeleça metas e objetivos alcançáveis

Para criar uma equipe de alto desempenho é preciso dar direcionamento para os profissionais. Isso significa que o líder do time precisa estabelecer de forma clara quais são os objetivos e metas de cada um, além de oferecer a orientação necessária para a execução.

E quando falamos sobre metas e objetivos é importante ressaltar que devem ser alcançáveis, ou seja, não adianta estabelecer algo que é inatingível. Isso só irá provocar desmotivação e reduzir o engajamento e produtividade das pessoas.

É muito importante que as metas sejam desafiadoras na medida certa, ou seja, o suficiente para manter todo mundo motivado e com vontade de fazer acontecer.

Por fim, outro benefício desse ponto é que quando as pessoas têm clareza sobre o que devem fazer e o que estão buscando, o sentimento de pertencimento cresce e os membros do time sentem que estão em um mesmo barco. Isso significa que todo mundo tem a sensação de que está trabalhando em prol de um mesmo objetivo, e a produtividade se eleva.

5. Fortaleça o senso de união

Algumas empresas podem ter enraizado na cultura uma questão muito forte relacionada à competitividade. Isso é perigoso, pois pode acabar tornando a cultura organizacional tóxica e nociva para os colaboradores.

Dificilmente serão construídas equipes de alta performance em um ambiente como esse, pois os membros do próprio time se enxergarão como inimigos. Para que a equipe cresça e todos evoluam é importante fortalecer exatamente o contrário da competitividade, ou seja, a união.

Essa postura deve estar no discurso e na prática de todos que disseminam a cultura da empresa, pois dessa forma os colaboradores internalizam a ideia de que estão todos no mesmo barco e devem trabalhar em conjunto para atingirem os seus objetivos.

Enxergar o outro como parceiro e não como rival é essencial.

6. Ofereça treinamentos corporativos

Muitas vezes, para desempenhar uma função com o máximo do seu potencial, uma pessoa pode precisar aprofundar os seus conhecimentos ou desenvolver novas habilidades.

Para isso, é importante que a empresa ofereça alguns treinamentos corporativos para os seus colaboradores serem capazes de trabalhar em prol de suas metas e objetivos da melhor forma possível.

Vale ter em mente que cada time e cada profissional pode ter necessidade específicas. Portanto, não adianta oferecer um único tipo de treinamento para todo mundo, ou seja, é necessário entender as particularidades de cada um.

7. Trabalhe outras estratégias de motivação

Por fim, vale pontuar que é importante também que a empresa tenha em mente quais são as suas estratégias de motivação, afinal, esse ponto pode impactar bastante a performance dos profissionais.

É claro que tudo o que já citamos neste artigo é importante e contribui bastante para elevar a motivação, mas é preciso ir além.

Pensar em formas de reconhecimentos, manutenção do clima organizacional, políticas de benefícios e treinamentos podem ser caminhos complementares. Além de oferecer as ferramentas básicas para um dia a dia de trabalho saudável e produtivo, é necessário refletir sobre outras esferas que ajudam a compor o engajamento dos colaboradores.

Formação de equipes de alta performance: um trabalho de longo prazo

Tenha em mente que construir times de alta performance não é tarefa simples e se há um problema em relação a isso na sua empresa, não há solução mágica que conserte tudo do dia para a noite.

Lembre-se de que tudo começa com um bom recrutamento, mas no meio do caminho também é necessário ter ações complementares pensando em como garantir o nível de desempenho elevado.

Esperamos que com essas dicas você já tenha um norte e saiba por onde começar. E se quiser conferir mais dicas valiosas como essas, continue navegando pelo blog do Vittude Corporate.

Você pode se interessar também pelos seguintes assuntos:

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

2 semanas ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

2 semanas ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

2 meses ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

2 meses ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

2 meses ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

2 meses ago