Luto complicado: o que é e como superar

A perda de um ente querido é um processo muito doloroso. Apesar de ser normal se sentir triste nesse período, o problema ocorre quando a superação se torna mais difícil do que o habitual, se caracterizando como um luto complicado.

Quando não há um fim para todos os sentimentos que são normais em um processo de luto, como ansiedade, raiva, tristeza e culpa, pode ser um sinal de que é necessário buscar ajuda profissional para lidar de maneira mais saudável e evitar maiores prejuízos.

Entender sobre o luto complicado é importante, afinal, todas as pessoas passam por esse momento ao longo da vida. Que tal ler este artigo até o final para tirar as suas dúvidas sobre o assunto?

O que é o luto complicado e como se diferencia do luto “normal”?

O luto complicado acontece quando a pessoa apresenta uma desorganização prolongada que a impede de retomar a sua rotina e atividades com qualidade. Isso significa que há grandes dificuldades em aceitar a perda e voltar à vida normalmente após o período que seria considerado um “luto habitual”.

Normalmente, os doze meses iniciais após a morte do ente querido tendem a ser os mais difíceis, pois é o período em que acontecem as primeiras datas comemorativas, como Natal, Ano Novo, aniversários, entre outros. Isso não significa que necessariamente o luto acontece por um ano para todos.

O processo pode ser diferente para cada um, mas costuma ser bem sucedido quando o indivíduo é capaz de, em algum momento, superar a perda e seguir em frente sem que a ausência ocupe um lugar de destaque em sua vida.

Nos casos em que a pessoa não consegue passar por essa fase, entra no que é chamado de luto complicado. É mais comum que isso aconteça com quem sofreu uma perda de maneira mais repentina, como em casos de acidentes, tragédias, suicídios ou perdas precoces. 

O mais comum em situações desse tipo é que a pessoa enlutada deixe de realizar as atividades cotidianas, até mesmo aquelas que proporcionam prazer. 

Quais são as fases do luto?

A diferença entre o luto complicado e o luto habitual estão muito pautadas no fato de que a pessoa fica presa às emoções negativas relacionadas à perda, sem condições de seguir em frente com a sua vida independentemente do tempo que passa.

As conhecidas fases do luto não são lineares, mas é importante conhecê-las para entender pelo o que o enlutado pode passar ao longo do processo:

1. Negação

A negação se trata de uma resposta instintiva ao choque, em que a pessoa cria uma barreira temporária para se proteger da perda e do impacto emocional causado.

Normalmente, se manifesta por meio de pensamentos como “isso não pode ser verdade”, mas com o tempo a negação perde força e dá espaço para outras emoções. Caso se prolongue demais, significa que há dificuldades para enfrentar a perda.

2. Raiva

A raiva aparece no momento em que se começa a aceitar a realidade da perda e a pessoa se sente injustiçada. Costuma ser uma emoção direcionada a outras pessoas, como familiares, amigos, médicos ou inclusive focada em quem partiu.

Os questionamentos mais comuns costumam ser “por que isso aconteceu comigo? não é justo”.

A raiva deve ser sentida e expressada, mas de maneira saudável. Conversas com amigos, parentes ou um profissional da área de saúde mental podem ser bastante valiosas para superar essa fase do luto.

3. Barganha

A barganha se trata de um forte desejo de reverter ou aliviar a dor causada pela perda, por isso, a pessoa faz promessas a si mesma ou a Deus, por exemplo, com o objetivo de que isso amenize o seu sofrimento.

Nessa fase, são comuns pensamentos como “se eu mudar minha forma de agir, posso evitar outras perdas”.

É quase um comportamento desesperado por algum tipo de controle sobre a situação do luto. A tendência é que, com o passar do tempo e o avanço no processo do luto, essa necessidade de barganhar seja reduzida.

4. Depressão

A depressão é o momento em que se sente o verdadeiro peso da ausência de quem partiu, ou seja, a pessoa experimenta sentimentos profundos de tristeza e desânimo, inclusive desinteresse por atividades cotidianas.

Alguns dos sintomas mais comuns são alterações no apetite, sono e no foco. Pode ser necessário buscar apoio profissional caso haja agravamento dos sintomas e dificuldade prolongada de sair dessa fase.

5. Aceitação

Por mais que não haja uma linearidade entre as fases anteriores, a aceitação tende a ser o estágio final, que é quando a pessoa já está mais adaptada à nova realidade após a perda.

Isso não significa que ela tenha se esquecido do ente querido ou superado a perda totalmente, mas que está conseguindo lidar de maneira mais saudável e conviver com a ausência da partida.

Novos interesses, objetivos e conexões podem ser realizados nesse período e, apesar de ainda haver riscos de oscilação, a tendência é que haja melhorias contínuas.

Quais são as origens mais comuns do luto complicado?

O luto complicado pode ser decorrente de várias causas.

Um deles é o caso de um vínculo muito forte com o falecido ou uma relação de dependência extrema. Diante da perda, a pessoa encontra grandes dificuldades para se reconstruir sozinha porque encontrava em quem partiu um equilíbrio, uma proteção ou uma razão de viver.

Também há casos de relações conflituosas, em que a morte repentina elimina a possibilidade de comunicação, deixando ressentimentos e desentendimentos em aberto.

Outra situação problemática que pode originar o luto complicado é uma morte muito chocante, como acontece em casos de suicídio, homicídio ou acidentes, por exemplo. Além da dificuldade de assimilar a situação como um todo, em muitos casos a pessoa se sente completamente dominada pela culpa.

Por fim, também é necessário levar em consideração a personalidade e o histórico de vida de quem está vivendo o luto. Isso porque pessoas que sofrem com alguma questão de saúde mental, como depressão, podem enfrentar mais dificuldades para lidar com situações dolorosas como a perda de alguém próximo.

Quais são os tratamentos para o luto complicado?

Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o luto prolongado entre os 55 000 códigos da Classificação Internacional de Doenças (CID). Além disso, a condição também passou a integrar o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM).

Em ambos os documentos a diferença entre luto normal e patológico segue critério cronológico, determinando que o diagnóstico do transtorno de luto prolongado é aplicado após dozes meses desde a morte a pessoas que apresentam anseio intenso pela presença daquele que se foi, como raiva, tristeza, culpa e amargura de forma crônica e aguda, o que leva à incapacitação para realizar as atividades do dia a dia normalmente.

Essa iniciativa que classifica o luto prolongado e intenso como patologia é essencial para que mais pessoas tenham acesso ao tratamento adequado, inclusive porque muitas vezes o quadro pode ser confundido com a depressão.

O diagnóstico do luto complicado leva em consideração vários sintomas, sendo alguns deles:

  • Dificuldade para aceitar a perda;
  • Foco excessivo na perda e lembranças do falecido;
  • Dificuldades para voltar à rotina e realizar atividades do cotidiano;
  • Desejo intenso de encontrar a pessoa que partiu;
  • Comportamento antissocial;
  • Sentimento de falta de sentido para a própria vida.

Cada caso deve ser avaliado individualmente por profissionais da área da saúde que sejam capacitados para identificar os sintomas de um luto complicado antes que o mesmo possa contribuir para o desenvolvimento de transtornos ainda mais sérios.

Quando é diagnosticada uma questão psicológica relacionada ao luto, há dois tipos mais comuns de tratamentos a serem considerados: 

  1. Prescrição de antidepressivos e ansiolíticos, que aumentam a concentração de dopamina, noradrenalina, serotonina e outros neurônios com o objetivo de amenizar os sintomas;
  2. Psicoterapia, que visa atuar como um acompanhamento contínuo mais profundo.

Qual é o papel da psicoterapia no luto complicado?

A psicoterapia tem um papel fundamental na superação do luto que se prolonga por muito tempo e se torna uma barreira para uma vida equilibrada e saudável.

O acompanhamento de um psicólogo tem como objetivo contribuir para o processo de aceitação e expressão da dor, da culpa e de tudo aquilo que gera algum tipo de angústia em relação à perda do ente querido. 

Muitas vezes, a pessoa não consegue compreender de onde vem os sentimentos ruins, como a raiva e a culpa e, sem saber lidar com tudo isso, sente que está sucumbindo e perdendo o controle.

Com o passar do tempo, a intenção é que o paciente consiga elaborar e manejar de maneira mais saudável as suas emoções para, aos poucos, voltar a se concentrar na construção da sua nova vida.
Se você está passando por um luto complicado ou conhece alguém que está vivenciando esta situação e precisa de ajuda, não deixe de procurar suporte profissional. Gostou deste conteúdo? Continue aprendendo sobre saúde mental no blog da Vittude.

Autor

Bruna Cosenza

ver outros conteúdos

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.