Treinamento de liderança é investimento de alta performance

A sua empresa tem como objetivo alavancar o desempenho dos colaboradores para promover o crescimento dos resultados, mas não sabe como fazer isso? A resposta pode estar no treinamento de liderança.

Não há como negar que os líderes de uma organização são responsáveis por manter um time unido, focado, motivado e produtivo. Sem um líder que dá os direcionamentos e garante que todos saibam pelo o que estão trabalhando, as chances dos resultados desandarem são muito grandes.

Justamente porque estes profissionais têm um papel tão importante no dia a dia de uma empresa que é necessário garantir treinamentos para a liderança que sejam eficientes e contribuam para o crescimento de todos na organização. Se você quer saber mais sobre o assunto e entender como levar esse tipo de capacitação para a sua empresa, continue a leitura deste artigo.

O que é um treinamento de liderança?

Para começo de conversa é importante entender sobre o que se trata um treinamento de liderança. Nada mais é do que um conjunto de ações que tem como objetivo desenvolver competências, conhecimento e atitudes dos líderes.

Bons treinamentos são capazes de desenvolver líderes mais preparados para os desafios do dia a dia, ou seja, tanto as questões que exigem conhecimento técnico como a gestão de pessoas.

Um líder representa a empresa e, por isso, é importante que, além de estar preparado tecnicamente e emocionalmente para o seu cargo, também transmita a cultura organizacional. Suas atitudes e falas devem refletir os valores e crenças da empresa.

Trata-se, portanto, de um profissional com responsabilidades que vão além da coordenação técnica de um time. Por isso, o treinamento de liderança deve ser completo e amplo, abrangendo diversas necessidades de acordo com o contexto da empresa e de seus profissionais.

Quais são as habilidades do futuro?

Segundo o Fórum Econômico Mundial, existem 10 habilidades que serão esperadas dos profissionais até 2025. É claro que o conhecimento técnico não será deixado de lado, mas é muito importante garantir também uma base sólida de soft skills, ou seja, as habilidades socioemocionais.

O relatório “World Economic Forum’s Future of Jobs Report” apontou que, conforme a adoção de tecnologias aumenta, 50% dos funcionários precisarão de requalificação até 2025. Isso significa que os profissionais precisam estar o tempo todo atentos em relação à necessidade de se atualizar.

“Temos as ferramentas à nossa disposição. A abundância de inovação tecnológica que define a nossa era atual pode ser aproveitada para liberar o potencial humano.” – Professor Klaus Schwab, Fundador e Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial.

A previsão é que até 2025, 85 milhões de empregos possam ser substituídos por uma mudança na divisão de trabalho entre seres humanos e máquinas. Ao mesmo tempo, 97 milhões de empregos podem surgir mais adaptados à nova divisão de trabalho entre o homem e as máquinas.

Tudo isso apenas reflete a necessidade constante que as empresas precisam ter em relação à capacitação das lideranças e dos outros colaboradores também. Com tantas mudanças, novas tecnologias e os contextos mudando, é preciso ficar de olho naquilo que os funcionários precisam para evoluir e contribuir para o crescimento da organização.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, as Top 10 Skills até 2025 são as seguintes:

  • pensamento analítico e inovação;
  • aprendizado ativo e estratégias de aprendizado;
  • resolução de problemas complexos;
  • pensamento crítico e análises;
  • criatividade, originalidade e iniciativa;
  • liderança e influência;
  • uso, monitoramento e controle de tecnologias;
  • programação e design de tecnologia;
  • resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
  • raciocínio, resolução de problemas e ideação.

O que é esperado de um bom líder?

Além de entender quais são as habilidades do futuro, também é importante ter clareza sobre o que se espera de um profissional na posição de liderança. Dessa forma, é possível criar treinamentos muito mais certeiros, de acordo com aquilo que um líder precisa entregar.

Confira algumas das características e habilidades mais comuns e necessárias em uma liderança:

Delegar de tarefas

Trata-se de algo aparentemente simples, mas que muitos líderes têm dificuldade para colocar em prática. A centralização de responsabilidades é nociva para a liderança, que fica sobrecarregada, e para os liderados, que sentem que não tem nenhuma autonomia.

É preciso que o líder conheça o potencial dos membros do time para, assim, conseguir delegar as tarefas de acordo com as habilidades e pontos fortes de cada um. Dessa forma, a liderança tem tempo de executar o que precisa ser executado e garantir uma boa gestão de pessoas.

Transmitir segurança e positividade

Lideranças inspiradoras precisam ir além do conhecimento técnico. Também é importante transmitir energia positiva, com uma dose de paixão e entusiasmo pelo trabalho. Isso contagia todos os membros da equipe.

Além disso, é essencial repassar segurança e garantir que todos confiam em suas decisões e direcionamentos. Isso não significa que o líder não possa ser questionado, mas o time precisa sentir que ele “sabe do que está falando” (principalmente em momentos de crise e/ou mudanças).

Trabalhar a empatia

A empatia nada mais é do que a capacidade de se colocar no lugar do outro, o que também é muito importante quando estamos falando sobre lideranças. Estes profissionais precisam lidar com conflitos, inseguranças, erros e dúvidas dos membros do seu time. Nesses momentos, conseguir se colocar no lugar do outro pode ser algo muito poderoso e ajudar no fortalecimento das conexões.

Para ficar clara a diferença entre empatia e simpatia, conceitos que geram bastante confusão, assista ao vídeo abaixo:

Garantir uma comunicação clara

A comunicação corporativa também é essencial para os líderes, pois eles precisam dialogar o tempo todo com a equipe e outros colaboradores. Evitar ruídos de comunicação é um ponto muito importante para que conflitos não sejam gerados.

E para se comunicar com clareza é necessário fazer bom uso das palavras, usar boas ferramentas de comunicação e garantir o entendimento em relação àquilo que está sendo dito.

Ser um bom ouvinte

Líderes precisam ser bons ouvintes. São pessoas que devem conseguir escutar com atenção as necessidades, dúvidas e inseguranças do time para ajudar da maneira mais eficiente possível. Além disso, entender as particularidades de cada membro da equipe também é necessário para criar uma comunicação eficiente.

Por fim, vale ressaltar que quando um líder transmite a imagem de alguém aberto para escutar o que os outros têm a dizer, cria-se um canal para novas ideias. Assim, as pessoas não se sentem acuadas e com medo de expor opiniões.

Qual é a importância do treinamento de liderança?

Agora que você já entendeu o que é o treinamento de liderança, o perfil desse profissional e as principais habilidades nas quais é preciso ficar de olho daqui para frente, é necessário ter clareza também sobre a importância da capacitação de líderes.

Como já foi citado anteriormente, uma liderança representa a empresa e tem grandes responsabilidades no dia a dia de trabalho. Confira, em seguida, como um líder bem treinado impacta positivamente a organização:

Aumento da motivação e produtividade dos colaboradores

O primeiro e mais óbvio benefício de uma liderança capacitada é o impacto na motivação do colaborador e em sua produtividade. É muito comum ouvir histórias sobre profissionais que lidavam com chefes que não conseguiam gerir um time, praticavam microgerenciamento ou até mesmo eram abusivos.

Em todos estes e outros cenários os membros do time se sentem totalmente desmotivados para trabalhar, o que afeta a produtividade também.

Por outro lado, líderes melhor preparados para lidar com os desafios técnicos e emocionais, ou seja, com a montanha-russa do mundo organizacional, conseguem liderar com mais eficiência e consciência. O resultado é um time muito mais motivado e preparado para atingir os resultados esperados.

Melhora do clima organizacional

Visto que as lideranças são a representação de uma empresa, quando elas são sinônimo de falta de organização, má gestão de pessoas e outras coisas negativas, o clima organizacional tende a piorar.

Uma maneira de entender como os líderes estão impactando o dia a dia de trabalho é realizando pesquisas de clima organizacional. Dessa forma, é possível entender o que precisa ser melhorado e até mesmo ter insumos para o treinamento de liderança.

Redução de turnover e absenteísmo

Bons líderes também impactam positivamente em índices como o turnover e o absenteísmo, que podem ter como causa raiz uma liderança pouco eficiente e inspiradora.

Quando o líder é capacitado para a função, tanto emocional como tecnicamente, as chances de cultivar um time mais feliz, motivado e satisfeito são maiores.

Maiores chances de atingir resultados e superar desafios

Por fim, outro benefício importante diz respeito aos resultados e capacidade de lidar com desafios.

Líderes melhor preparados conseguem até mesmo superar as expectativas e bater metas muito além do esperado. Ao mesmo tempo, também conseguem lidar com cenários de crise ou outras adversidades com maior tranquilidade e garantindo segurança para o time.

E é claro que tudo isso é essencial para o crescimento sustentável da empresa.

Quais são os principais tipos de treinamentos para lideranças?

Confira agora alguns dos principais tipos de treinamentos de liderança, mas tenha em mente que não basta aplicar todos eles na sua empresa e esperar resultados. É preciso analisar o contexto da organização e dos seus líderes para, assim, chegar aos treinamentos mais adequados.

Treinamentos técnicos

Conforme o mercado muda e exige novas habilidades, é importante que as competências técnicas sejam recicladas. O próprio relatório do Fórum Econômico Mundial aponta a necessidade de aprender (ou reaprender) algo.

Por isso, é necessário que a empresa tenha um olhar voltado para os treinamentos técnicos, ou seja, de hard skills. Eles devem ser pensados de acordo com as necessidades da empresa e o plano de carreira da liderança também, ou seja, os seus próximos passos profissionais.

Um líder não precisa saber fazer tudo, mas dentro da sua área de atuação deve ter o conhecimento técnico necessário para guiar o seu time, avaliar os membros da equipe e tomar decisões.

Gestão de pessoas

Além do conhecimento técnico, um bom líder deve se capaz de lidar com as pessoas. Por isso, treinamentos voltados para a gestão de pessoas são essenciais para que este profissional consiga motivar, guiar e engajar o time.

Aqui, estamos falando muito sobre soft skills relacionadas à influência, confiança, feedbacks, relacionamento interpessoal, empatia. Tudo isso é essencial para garantir um time feliz, motivado e com alto desempenho.

Com a chegada do home office em muitas empresas, a gestão de times remotos também se tornou uma necessidade. Portanto, pode ser interessante considerar um treinamento desse tipo para a sua organização.

Comunicação

Podem ser realizados também treinamentos totalmente voltados para a comunicação, uma habilidade essencial para qualquer tipo de líder. Trata-se de uma skill que irá impactar o clima organizacional e como as pessoas se relacionam.

Por isso, se os líderes da sua empresa tiverem dificuldades para se comunicar de forma clara e eficiente, pode ser interessante criar um treinamento voltado para esta competência.

Produtividade e resultados

Outro ponto que faz a diferença na capacitação dos líderes é a capacidade de gerir objetivos, metas e até mesmo o tempo. Trata-se de um profissional que precisa saber liderar a partir do planejamento, organização e delegação de tarefas.

Esse tipo de treinamento é importante para qualquer empresa, mas, principalmente, para aqueles que trabalham muito voltadas para resultados.

Saúde mental

Questões relacionadas a distúrbios psicológicos como a síndrome de burnout, ansiedade e depressão estão ganhando cada vez mais espaço no meio corporativo. Só no Brasil, mais de 33 milhões sofrem com o burnout.

Não são apenas as lideranças que são afetas por esses problemas, mas quando elas são instruídas em relação aos cuidados com saúde mental, as chances de repassarem esse tipo de informação aos seus times são maiores.

Isso significa que quando um líder cuida do seu equilíbrio emocional, incentiva outros profissionais a fazerem o mesmo. Por isso, garantir treinamentos voltados para a saúde mental é tão importante hoje em dia. O assunto ainda é um tabu para muitas pessoas e quanto mais se fala sobre, mais é possível levar a prevenção e o tratamento para o meio corporativo.

Como implementar um treinamento de liderança na sua empresa?

Por fim, para finalizar esta série de informações sobre treinamentos de lideranças, vale a pena entender qual é o passo a passo para implementar esse tipo de capacitação na sua empresa.

No entanto, não se esqueça de que não existe uma fórmula única que possa ser aplicada em todas as organizações. É preciso sempre levar em consideração as particularidades do seu contexto organizacional, combinado?

Faça um levantamento das necessidades

Primeiro, é preciso entender que um treinamento de liderança deve cruzar as necessidades da empresa e dos líderes envolvidos. Por isso, antes de sair criando treinamentos, é necessário se aprofundar nas competências que precisam ser desenvolvidas para oferecer capacitações que agreguem valor para ambos os lados.

Vale a pena conversar com as lideranças e entender o que elas enxergam de gaps para, assim, chegar a algumas soluções interessantes.

Defina o formato do treinamento

Junto da definição das temáticas dos treinamentos para lideranças, é necessário também decidir os formatos. Essas capacitações podem ser online, presenciais ou até mesmo ter um formato híbrido.

Nesse momento, é importante também definir quais parceiros ajudarão na execução do treinamento, as datas, locais e todo o restante da infraestrutura que será necessária para que aconteça.

Lembrando que treinamentos online já são muito comuns, mas dependendo da temática o encontro presencial pode fazer a diferença na aprendizagem.

Crie um planejamento

Feita a análise de necessidades e formatos, chega a hora de planejar as fases do treinamento. É importante se lembrar de que também é importante incluir uma etapa de feedbacks para sempre aprimorar o que está sendo oferecido. Nesse momento, também vale a pena definir os responsáveis por cada parte da execução.

Liderança capacitada, empresa preparada

Já deu para perceber que uma empresa não é nada sem as suas lideranças, não é mesmo? E para garantir um crescimento sustentável é preciso contar com líderes capacitados e prontos para lidar com adversidades e desafios.

Por isso, não deixe para depois: crie agora mesmo um planejamento de treinamentos de lideranças para a sua organização e colha os frutos desse investimento.

Ah, e continue se munindo de informações valiosas para a sua empresa no blog do Vittude Corporate.

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

2 semanas ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

2 semanas ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

2 meses ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

2 meses ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

2 meses ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

2 meses ago