Todos

Testes psicológicos: o que são e como podem ser utilizados

Os testes psicológicos são utilizados em diferentes contextos por profissionais da psicologia, com o objetivo de avaliar as características comportamentais e os traços de personalidade de um indivíduo.

Seja para medir níveis de transtornos, como ansiedade e depressão, ou para auxiliar em processos de recrutamento, esses testes precisam ser usados com cautela. Isso porque, em hipótese alguma, devem ser considerados diagnósticos.

Para entender melhor como funcionam, continue a leitura e confira mais informações sobre o assunto ao longo deste artigo.

O que são testes psicológicos?

Um teste psicológico se trata de uma ferramenta de avaliação, que visa analisar traços de personalidade e características comportamentais de uma pessoa.

Projetados para serem objetivos e confiáveis, esses testes fornecem resultados consistentes, sendo muito úteis para entender como um indivíduo se comporta diante de diversas situações. 

Sendo assim, auxilia na avaliação e no entendimento do perfil e das necessidades psicológicas de cada um.

Quais são as funções dos testes psicológicos?

Há vários contextos em que um teste psicológico pode ser aplicado. Confira quais são os principais:

1. Avaliação da condição clínica do paciente

No caso de psicólogos que atuam clinicamente, os testes psicológicos são grandes aliados no entendimento e avaliação do quadro dos pacientes com transtornos mentais, emocionais e questões de comportamento.

Em alguns casos, se trata de uma ferramenta importante para compreender as necessidades do paciente e, assim, planejar um tratamento eficaz.

O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), por exemplo, é um tipo de teste psicológico muito utilizado para medir os níveis de depressão, ansiedade e estresse. Mais adiante, você poderá conferir informações detalhadas sobre ele.

2. Seleção e recrutamento

Os testes psicológicos também são muito utilizados no meio corporativo, em processos de recrutamento.

Ao analisarem a personalidade e os comportamentos de uma pessoa, são ferramentas capazes de identificar se o candidato está alinhado à cultura organizacional e se possui as habilidades necessárias para atuar no cargo desejado.

Dessa forma, esse tipo de teste contribui para contratações mais ágeis e assertivas, reduzindo também a rotatividade na empresa.

Por fim, vale ressaltar que os testes psicológicos também são bastante úteis quando é necessário direcionar colaboradores antigos da organização para novas áreas de atuação ou desafios. A troca de posição fica muito mais fácil porque é possível analisar a compatibilidade do profissional às necessidades do novo cargo.

3. Orientação educacional e profissional

Outra função interessante dos testes psicológicos é a orientação em relação à escolha de carreira ou área de estudos. 

Ao auxiliar na identificação de competências e interesses da pessoa, o teste é capaz de contribuir para que ela entenda as áreas com as quais tem mais afinidade e poderia se dar bem.

Lembrando, é claro, que isso não significa que o teste dá uma resposta única e, necessariamente, correta. Para tomar esse tipo de decisão, é preciso levar em consideração vários outros fatores que influenciam a vida de um indivíduo. O teste é apenas mais uma ferramenta capaz de contribuir para todo o processo.

4. Pesquisa científica

As pesquisas científicas também podem se beneficiar dos testes psicológicos para comparar e medir características e comportamentos em diversos grupos que estão sendo analisados para o estudo.

5. Planejamento educacional e de tratamento

Por fim, no caso de planejamento educacional e de tratamento, os testes contribuem para a identificação de áreas em que a pessoa necessita de suporte ou treinamento. Assim, é possível desenvolver um plano mais direcionado a fim de atingir os objetivos propostos. 

Testes psicológicos não são sinônimo de diagnóstico

É muito importante ter em mente que nenhum tipo de teste psicológico pode ser utilizado como diagnóstico, muito menos aqueles que são realizados em casa, sem o acompanhamento de um psicólogo.

Os testes são importantes para compor uma análise mais completa do indivíduo, atuando apenas como uma ferramenta complementar que, para ser utilizada da maneira correta, precisa ser analisada por um profissional especializado.

Por isso, caso você sinta vontade de realizar algum desses testes, sempre se lembre de não levar os resultados “ao pé da letra”, afinal, existem vários aspectos que precisam ser analisados em conjunto.

Na realidade, o teste pode ser um pontapé inicial para aprofundar o seu autoconhecimento. Caso você não esteja se sentindo bem, é uma forma de começar a olhar com mais cuidado para formas de praticar o autocuidado na sua rotina, mudanças de hábitos e, inclusive, onde encontrar um bom profissional para ajudar nesse processo.

Na Vittude, por exemplo, você encontra psicólogos com experiência clínica comprovada, que atuam com diferentes abordagens da psicologia e atendem presencialmente ou online.

Conheça o teste psicológico DASS-21

O DASS-21 é composto por um questionário de 21 perguntas que medem a intensidade de comportamentos e sensações vivenciados nos últimos sete dias, com o objetivo de analisar níveis de depressão, ansiedade e estresse.

Criado pelo PhD, Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), o teste é capaz de distinguir e mensurar, simultaneamente, a depressão, a ansiedade e o estresse. 

Apesar do DASS-21 ser bastante preciso, é importante lembrar que o resultado não deve ser utilizado isoladamente para avaliar a presença ou a ausência de transtornos depressivos ou ansiosos.

É claro que as pontuações mais altas são um alerta ao psiquiatra ou psicólogo em relação ao nível de gravidade e sofrimento pelo qual o paciente está passando, mas precisam ser analisados outros fatores além do teste para que sejam tomadas as decisões mais adequadas em cada quadro.

Além disso, por mais que o teste possa ser realizado em casa, sem a presença de um profissional da saúde, é importante jamais se autodiagnosticar a partir do resultado. Procure por um psicólogo na Vittude para auxiliar nos cuidados com a sua saúde mental.

E, para conhecer mais detalhes sobre o teste, clique aqui e saiba mais!

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

3 meses ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

3 meses ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

4 meses ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

4 meses ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

4 meses ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

4 meses ago