Gentileza: 9 dicas para cultivá-la na sua vida

A rotina atribulada muitas vezes faz com que boa parte das pessoas se esqueça do poder da gentileza para se viver melhor e cultivar boas relações.

Pequenas atitudes gentis, como dar bom dia, abrir a porta para alguém ou apenas elogiar um colega, já são o suficiente para contribuir para a construção de um dia a dia mais leve e harmonioso.

Tudo isso impacta diretamente o bem-estar e a qualidade de vida, ou seja, quanto mais gentileza nos seus dias, seja em âmbito pessoal ou profissional, melhor você vive.

Quer aprender mais sobre os benefícios da gentileza e como cultivá-la diariamente? Leia o artigo até o final!

O que é a gentileza?

Ser gentil é muito mais do que apenas ser “educado” ou “legal”. Está relacionado à capacidade que uma pessoa tem de praticar a amabilidade, ser amigável, generosa e cuidadosa com o outro.

A gentileza é um atributo relacionado à forma que se vive e que se enxerga o mundo, ou seja, está atrelada a um desejo de contribuir para um dia a dia mais humano para todos.

Para praticar a gentileza, portanto, é preciso entender como você se relaciona consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. Afinal, é difícil ser gentil com o outro se, antes de mais nada, você não é gentil com você mesmo, né?

Quais são os benefícios de ser gentil na sua vida?

Ao ser gentil, você não está apenas melhorando a sua própria vida, mas a vida das pessoas com as quais você se relaciona também.

Sabe aquela frase “gentileza gera gentileza”? É bem isso, afinal, você gera um efeito cascata ao praticar a gentileza no seu dia a dia. Quando alguém é gentil com você, isso desperta um sentimento de respeito e reconhecimento, o que faz com que você também assuma esse comportamento com o próximo.

Incrível, não é mesmo?

Estudos apontam os benefícios da gentileza tanto para a saúde mental como física. Confira os principais:

1. Melhora a ansiedade

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Miami, nos EUA, apontou que pessoas gentis produzem mais oxitocina, o chamado “hormônio dos vínculos emocionais”, que reduz os níveis do cortisol, responsável pelo estresse e a ansiedade.

Nem todo mundo sabe, mas a gentileza em si gera uma excitação benéfica que promove relaxamento e faz muito bem ao ser humano.

2. Aumenta a felicidade

Outro estudo, dessa vez da Harvard Business School, sobre a felicidade, também trouxe conclusões importantes sobre a gentileza.

A pesquisa revelou que gestos gentis e altruístas liberam dopamina, um neurotransmissor relacionado ao humor e ao prazer. Ao ser gentil e ajudar outra pessoa, a tendência é que você se sinta mais forte, energizado e confiante. 

Ou seja: a gentileza beneficia quem a pratica e quem a recebe.

3. Promove relacionamentos mais saudáveis

Ao praticar a gentileza na sua rotina, você também está investindo nos seus relacionamentos.

Isso porque, ao ser gentil, está demonstrando ao outro o quanto ele é importante. Ou seja: é uma mensagem, mesmo que implícita, de empatia, carinho e cuidado.

A gentileza, portanto, incentiva outros comportamentos positivos, como a gratidão e, consequentemente, gera ambientes mais harmoniosos.

4. Estimula a empatia

A gentileza está intimamente ligada à empatia, ou seja, à capacidade de se colocar no lugar do outro.

Por trás de uma atitude gentil, muitas vezes há a habilidade de entender o que o outro está passando e, portanto, oferecer um cuidado ou uma atenção especial.

5. Ambientes mais saudáveis e harmoniosos

Seja em ambientes pessoais ou profissionais, a gentileza é capaz de promover um dia a dia mais saudável e harmonioso, afinal, se caracteriza pela amabilidade e a atenção com o outro.

Assim, a tendência é que se construa uma rotina mais colaborativa e leve, em que todos estão dispostos a ajudar uns aos outros pelo bem-estar coletivo.

6. Maior bem-estar

Ao praticar a gentileza, você convive com uma maior sensação de bem-estar, pois esse comportamento impulsiona confiança, compaixão, felicidade e cooperação.

Fazer o bem para si e para o próximo não tem como gerar algo além de sentimentos positivos, não é mesmo?

7. Mais produtividade

Ambientes de trabalho competitivos não necessariamente geram mais resultados.

Na realidade, quando uma empresa prioriza a gentileza entre os colaboradores, a tendência é que haja mais elogios e colaboração, o que aumenta a motivação e, consequentemente, a produtividade.

Ou seja: é bastante estratégico para qualquer negócio incentivar comportamentos gentis no dia a dia de trabalho.

Como cultivar a gentileza na sua vida?

Por mais que a gentileza devesse ser um hábito, muitas vezes ela se perde entre a correria e o individualismo do dia a dia.

Quanto mais você pensar conscientemente sobre os seus comportamentos a fim de torná-los mais gentis, melhor será o seu relacionamento consigo mesmo e com os outros.

Confira algumas dicas práticas para cultivar a gentileza em todos os âmbitos da sua vida:

1. Seja gentil consigo mesmo

Para ser gentil com o outro, primeiro seja gentil consigo mesmo.

A autocobrança e a autocrítica em excesso podem ser muito nocivas para o seu bem-estar. Saiba respeitar os seus limites e dificuldades, priorizando os cuidados com a sua mente e com o seu corpo antes de mais nada.

2. Pratique a escuta ativa

Escute de verdade o que os outros falam, ou seja, demonstre interesse ao se comunicar com as pessoas.

Isso é importante tanto na vida pessoal quanto profissional, pois ajuda a evitar ruídos de comunicação e promover conexões genuínas.

Lembre-se: muitas vezes, tudo o que o outro precisa é de alguém que escute de verdade o que ele tem a dizer. Isso pode fazer toda a diferença no dia de alguém!

3. Faça elogios

Os elogios podem parecer besteira ou pouco relevantes, mas a verdade é que são capazes de mudar a percepção que uma pessoa tem sobre si mesma.

Assim como você passa por momentos de autocríticas, quem está ao seu redor também pode estar vivenciando uma situação difícil.

Ao escutar um elogio sincero, talvez a autoconfiança que aquela pessoa precisa seja resgatada e isso impacta várias esferas da vida dela.

4. Fale a verdade de maneira bondosa

Muitas vezes, a verdade pode ser dolorosa, mas não deve ser evitada. Por isso, ao se comunicar com alguém, procure sempre ser honesto, mas não deixe de ser gentil em sua fala.

O mais importante não é o que você está comunicando, mas como está comunicando. Ter esse cuidado faz toda a diferença em como o interlocutor recebe a mensagem, por mais difícil que seja.

5. Pratique a empatia

Lembre-se de que todo mundo ao seu redor está passando por uma dificuldade, seja na vida pessoal ou profissional. 

Quando temos consciência disso, fica mais claro porque se colocar no lugar do outro e ser mais gentil é tão importante. Visto que todos estamos vivenciando desafios e enfrentando adversidades, atos gentis e empáticos são capazes de fazer uma enorme diferença na vida do outro.

6. Agradeça

Criar o hábito de agradecer, seja a si mesmo ou ao outro, é fundamental para viver melhor.

Às vezes, um simples “obrigado” já torna o dia de alguém muito melhor. E o mesmo vale para a gratidão em relação à sua própria vida e às suas conquistas (não se esqueça de ser gentil consigo mesmo).

7. Ofereça ajuda

Seja na vida pessoal ou profissional, sempre ofereça a sua ajuda quando sentir que é necessário. 

Esse comportamento se traduz por meio de uma atitude que engloba escuta ativa, empatia e falar a verdade de maneira bondosa. Afinal, ajudar não significa apenas oferecer uma solução pronta, mas realmente ouvir as necessidades do outro e se colocar à disposição para auxiliar no que for possível.

8. Não espere nada em troca

Não seja gentil com o objetivo de receber algo em troca. Fazer o bem para o outro não deve ser uma obrigação, mas uma vontade genuína. 

Pratique este comportamento porque você sabe que é o correto para viver melhor e cultivar relacionamentos mais saudáveis. É dessa forma que você cria uma corrente invisível de gentilezas que geram gentilezas.

9. Reconheça um bom trabalho

Isso não vale apenas para os ambientes profissionais, afinal, bons trabalhos também são executados em outras esferas da vida.

Um bom trabalho pode ser um relatório excelente ou um jantar delicioso, entende?

E quando alguém se esforça verdadeiramente para realizar uma boa entrega, naturalmente espera o reconhecimento de quem está à sua volta.

Sempre que puder, se esforce para elogiar, reconhecer e agradecer pelo o que foi feito. Pode ter certeza de que esse ato de gentileza gera grandes retornos positivos, entre eles a produtividade e a motivação para continuar realizando ótimos trabalhos.

A gentileza deve ser um hábito

Algumas pessoas têm a gentileza como parte da sua essência. Para elas, é natural ser gentil no dia a dia.

Para outras, esse comportamento precisa ser cultivado até se tornar um hábito. E, apesar de não ser fácil criar novos hábitos, é uma tarefa possível.

Conforme se torna algo natural na sua vida, você sente os benefícios e, consequentemente, passa a fazer parte de uma cadeia natural de gentilezas que geram gentilezas. Incrível, não é mesmo?

Gostou deste conteúdo? Continue lendo outros artigos no blog da Vittude!

Autor

Bruna Cosenza

ver outros conteúdos

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.