Psicopedagogia: quem pode fazer e qual a sua importância
25 de julho de 2018
Tempo de leitura: 5 minutosPsicopedagogia é uma combinação de dois ramos principais de estudo, a pedagogia e a psicologia. Alguns dos autores mais influentes neste campo são Jean Piaget, Ausubel, Jerome Bruner e Lev Vygotsky.
O estudo de psicopedagogia fornece as ferramentas para participar das diferentes fases em todas as áreas do processo de ensino e aprendizagem. Psicopedagogos podem atuar diretamente nas pessoas que participam desse processo de ensino e aprendizagem ou indiretamente, projetando o material de suporte necessário para facilitar esse processo.
O principal objetivo desta área é elaborar e desenvolver atividades e programas de aconselhamento para ajudar a comunidade educacional a melhorar e renovar os processos educacionais e criar as condições adequadas para realizá-los.
O que é psicopedagogia?
A psicopedagogia cuida do eu na aprendizagem, facilitando os processos de educação. Para isso, visa compreender a complexidade dos fatores envolvidos neste processo, pesquisando e resolvendo os problemas de aprendizagem através de uma intervenção dinâmica.
Mais do que apenas olhar para as dificuldades de aprendizagem, é necessário considerar o tema da aprendizagem em seu próprio estilo. Ou seja, relacionado ao conhecimento e à capacidade de saber, alojado em um contexto cultural onde opera sua singularidade. É um trabalho terapêutico focado na aprendizagem, utilizando todos os tipos de recursos que facilitam a recuperação da capacidade de aprender de forma independente e prazerosa.
Qual a importância da psicopedagogia
Crianças, jovens e adultos podem enfrentar obstáculos durante o aprendizado ao longo da vida escolar, provocados por vários motivos. É com essas dificuldades que o profissional habilitado em psicopedagogia trabalha.
Diante de um problema, ele utiliza seus conhecimentos e técnicas para melhorar a capacidade do aluno de compreender os ensinamentos transmitidos pelos professores e o ajuda a conhecer as próprias deficiências, que o impedem de acompanhar os colegas. Além de atuar na identificação desses problemas, o psicopedagogo busca soluções para situações como evasão escolar e distúrbios comportamentais dos estudantes.
Entre as pessoas que atuam no ramo da educação, ter conhecimentos sobre psicopedagogia é fundamental. Esse conhecimento auxilia o professor a compreender melhor seus alunos e contribuir para um processo de educação mais inclusivo e eficaz.
Com técnicas de psicologia e pedagogia e influências de outras áreas, como psicanálise, linguística, semiótica, neuropsicologia, psicofisiologia, filosofia humanista-existencial e medicina, o profissional psicopedagogo tem em mãos as ferramentas para alterar não só os indivíduos, mas os sistemas de educação de forma benéfica.
Sintomas de dificuldades de aprendizagem
A psicopedagogia procura identificar, compreender e alterar os sintomas de dificuldades na aprendizagem que se manifestam em crianças e adultos. Alguns deles são:
- Baixo nível de aprendizagem de linguagem, articulação, leitura e escrita;
- Mudanças nas sequências percebidas;
- Incapacidade de construir imagens claras de fonemas, sílabas e palavras;
- Gráficos de inaptidão;
- Fraco desempenho escolar;
- Dificuldade em adotar bons hábitos de estudo;
- Maior desorganização.
Numa abordagem dinâmica, o foco da intervenção é principalmente lidar com conflitos que afetam o processo de aprendizagem e, mais especificamente, se manifestam na educação. Considerando que a aprendizagem bem-sucedida é a combinação de sentimento, pensamento e ação, poderíamos dizer que o centro de controle da aprendizagem são nossas emoções.
O comportamento pode ser inteligente ou não, porque enquanto as emoções podem ser facilitadoras, elas também podem ser constrangedoras sobre como o indivíduo aprende. Nesse sentido, a assistência psicopedagógica baseia-se na teoria cognitiva. Ela busca capacitar o indivíduo para entender suas emoções, entender como elas afetam seu desempenho. A partir daí, modificar-se a fim de encontrar uma maneira mais produtiva de pensar e se relacionar com a vida. Assim, obter uma otimização dos resultados em relação ao crescimento pessoal.
Objetivos do serviço psicopedagógico
Existem quatro objetivos principais do serviço psicopedagógico educacional:
- educação sobre o que é psicopedagogia educacional e como funciona;
- orientação aos pais sobre o comportamento da criança ou adolescente em relação à educação;
- tratamento pedagógico baseado na teoria cognitivo-comportamental, identificando o status ativo, pensamentos, sentimentos e comportamentos relacionados à desatenção, baixa concentração e desempenho;
- criar um ambiente agradável onde possam discutir desafios e compartilhar experiências sobre dificuldades de aprendizagem e sobre formas de superá-las.
É importante ter em mente que as recaídas são uma parte normal e esperada do tratamento. A chave é ver o que pode ser aprendido com elas. Da mesma forma, planejar como resolver as dificuldades atuais, primeiro usando seu próprio aprendizado. Em seguida, se necessário, usando uma ajuda profissional para revisar e fortalecer alguns pontos.
Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento. Acesse nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!
Conteúdos Que Você Pode Gostar Também:
Qual a diferença de neuropsicologia e psicopedagogia
Quando se deve procurar um psicopedagogo
como funciona o atendimento psicopedagogico
Qual a diferença de pedagogia e psicopedagogia
Qual a contribuição do psicopedagogo no contexto escolar?
Quando procurar um psicopedagogo para meu filho?