Teste de depressão, teste de ansiedade, teste de estresse

Como anda seu nível de depressão, ansiedade e estresse? Faça o teste agora!

  |  Tempo de leitura: 4 minutos

Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Saiba mais sobre o DASS-21

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido. Entenda como funciona e faça sua avaliação!

O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), desenvolvido pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), na Austrália, possui capacidade de mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse. Trata-se  de um teste em domínio público, que pode ser originalmente acessado no site da UNSW, sendo esta uma tradução livre realizada pela Vittude.

Trata-se de um questionário com 21 perguntas, que medem a intensidade de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Cada pergunta é classificada em uma escala Likert de quatro pontos de frequência ou gravidade das experiências dos participantes durante a última semana com a intenção de enfatizar os estados emocionais sobre os traços.

Lovibond, comparou propriedades psicométricas do DASS-21 com as Escalas de Beck para ansiedade e depressão, obtendo resultados satisfatórios na comprovação das análises fatorial exploratória e confirmatória. Isso mostra que as respostas do questionário de fato apontam para um indicativo bastante preciso dos quadros de depressão, ansiedade e estresse.

O teste DASS-21

A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress. Desta forma, a avaliação permite não só uma maneira para medir a gravidade dos sintomas do paciente, mas também um modo de acompanhar e medir a resposta do paciente ao tratamento psicológico.

O resultado do DASS não deve ser usado sozinho para avaliar a presença ou ausência de depressão ou ansiedade. Pontuações mais altas no DASS certamente devem alertar o psicólogo ou psiquiatra para um elevado nível de sofrimento no paciente e isso precisa ser mais explorada no âmbito do processo de entrevista. Da mesma forma, as baixas pontuações no DASS não devem ser um substituto para uma entrevista clínica abrangente.

Segundo Heloisa Caiuby, psicóloga com mais de 30 anos de experiência clínica, uma avaliação como o DASS-21 constitui uma medida objetiva, confiável e clara para que um indivíduo entenda como está se sentindo. Ele fornece o ponto de partida e aponta a direção a tomar.

>> Além de saber se tem depressão, ansiedade ou estresse, que tal se conhecer melhor? Nossa equipe preparou uma trilha do conhecimento gratuita, com conteúdos sobre autoconhecimento, autocuidado, dicas de meditação, respiração e recomendações de filmes e livros. Esses conteúdos foram divididos em 5 e-mails, que você pode começar a receber à partir de agora, basta clicar aqui e se cadastrar!

 O Teste DASS-21 e o diagnóstico

Embora o DASS possa contribuir para a avaliação dos níveis de ansiedade ou depressão, o questionário não é concebido como uma ferramenta de diagnóstico. Na verdade, uma série de sintomas típicos da depressão não são cobertos pelo DASS e precisam ser avaliados de forma independente. São eles: alterações no sono, no apetite e o surgimento de distúrbios sexuais. Por isso, o DASS não se destina a substituir uma entrevista clínica abrangente.

Aviso importante

O resultado da avaliação não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial discuta seu resultado com um psicólogo ou um médico psiquiatra.

Instruções

Por favor, leia cuidadosamente cada uma das afirmações abaixo e assinale o número apropriado 0, 1, 2 ou 3. A pontuação indicará o quanto ela se aplicou a você durante a última semana, conforme a indicação a seguir:

0 – Não se aplicou de maneira alguma

1 – Aplicou-se em algum grau ou por pouco tempo

2 – Aplicou-se em um grau considerável ou por uma boa parte do tempo

3 – Aplicou-se muito ou na maioria do tempo

Campos obrigatórios são marcados com *

1.Achei difícil me acalmar *
2.Senti minha boca seca *
3.Não consegui vivenciar nenhum sentimento positivo *
4.Tive dificuldade em respirar em alguns momentos (ex. respiração ofegante, falta de ar, sem ter feito nenhum esforço físico) *
5.Achei difícil ter iniciativa para fazer as coisas *
6.Tive a tendência de reagir de forma exagerada às situações *
7.Senti tremores (ex. nas mãos) *
8.Senti que estava sempre nervoso *
9.Preocupei-me com situações em que eu pudesse entrar em pânico e parecesse ridículo (a) *
10.Senti que não tinha nada a desejar *
11.Senti-me agitado *
12.Achei difícil relaxar *
13.Senti-me depressivo (a) e sem ânimo *
14.Fui intolerante com as coisas que me impediam de continuar o que eu estava fazendo *
15.Senti que ia entrar em pânico *
16.Não consegui me entusiasmar com nada *
17.Senti que não tinha valor como pessoa *
18.Senti que estava um pouco emotivo/sensível demais *
19.Sabia que meu coração estava alterado mesmo não tendo feito nenhum esforço físico (ex. aumento da frequência cardíaca, disritmia cardíaca) *
20.Senti medo sem motivo *
21.Senti que a vida não tinha sentido *

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

Comentários:

2.2K Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
yumeko sem futuro
13 horas atrás

Oi, não irei revelar meu nome real, mas pode me chamar de ikyo, 15 anos. Eu tenho TAG a mais de 2 anos, eu aprendi, na marra, a controlar todo o sentimento e a adrenalina que a ansiedade trás. Ultimamente to tendo alguns sintomas de TDAH, isso ta acabando comigo, ta me deixando esgotada, cansada e principalmente sem disposição pra sair, eu não saio se quer do meu quarto, devo admitir que estou com um medo bem grande de acabar obtendo uma depressão, eu não tenho forças pra suporta uma. é isso.

FERNANDA CORREIA DA SILVA
17 horas atrás

Oi, me chamo Fernanda, tenho 12 anos, bom eu fiz o teste e todos deram severo ( depressão, ansiedade e estresse) eu sempre faço cortes no meu braço com uma faca ou com um estilete , eu já tive várias crises de ansiedade, mas nunca procurei um psicólogo, eu já disse pra os meus pais que eu tenho crise de ansiedade e eles dizem que é ” frecura” , ultimamente eu ando me sentindo muito triste, eu até já me cortei por causa de problemas pessoais, eu tenho vários tics, como: perna balançando o tempo todo, mordendo os lábios até… Read more »

Last edited 17 horas atrás by FERNANDA CORREIA DA SILVA
Yumi Jabami
1 dia atrás

Olá,me chamo Letícia tenho 15 anos bom,eu já tive depressão com 13 anos e 14 anos me machuquei muito ninguém me ajudava meus pais falar que era frescura,só ladeira a baixo tentei várias formas de suicídio etc…hoje eu olho pro meu braço e me orgulho por te superado isso, porém quando minha depressão severa acabou,veio ansiedade e eu sinto que a minha depressão tá voltado dnv e eu tenho medo,medo dessa vez eu não conseguir viver,por isso vim aqui ver como tava e deu “início de depressão”tô triste com isso mais tá tudo bem,é isso

GLEICE KELY SOUZA COSTA
1 dia atrás

meu nome é Kely e tenho 12 anos, bem ultimamente tenho tendo brigas com meu familiares e comecei a me machucar alguns meses atrás, eu sei que meus pais querem meu bem, mas eles só pioram tudo, sempre me dizem ” nossa como você é desmazelada, nem para estudar você serve, na sua idade eu…etc” Desde pequena eu guardava meus pensamentos, sensações ente outros. Já sofri abuso sexual, mas prometi a mim mesma que nunca mais um homem me tocaria sem permissão. Eu parei de me aliviar por ameaça de ser internada e agora sinto que vou explodir. Eu me… Read more »

isa dora
2 dias atrás

Meu nome é Isadora e tenho 18 anos. Acabei de fazer esse teste e, como eu suspeitava, o resultado foi “extremamente severo” nos três. Eu não sei há quanto tempo, há quantos anos eu me sinto cansada, esgotada. Todo dia eu sinto que vai ser o meu último. Eu sinto medo constante, minha cabeça tá sempre a mil, eu estou sempre estressada, qualquer coisa me irrita. Parece que a qualquer momento vai acontecer alguma coisa ruim, como se eu vivesse a beira de uma tragédia. Coisas que eu amava fazer agora parecem ser só uma obrigação. Eu não me divirto… Read more »

Maria Games
2 dias atrás

Oi, me chamo Maria Clara, eu tenho 12 anos, fiz esse teste a 2 meses atrás, foi quando comecei a me machucar,desisti de pedir ajuda, pois sempre que eu ia falar com meus pais eu travava, convenci a mim mesma que era besteira, que ia passar, mas só piorou. Hoje eu decidi fazer esse teste de novo e percebi que piorou mesmo. O que eu mais temia começou a acontecer com frequência, e já se tornou normal para mim, os pensamentos ruins, e a vontade de tomar todos aqueles remédios. Eu quero ajuda mas não consigo pedir. Meus pensamentos estão… Read more »

LAURA IACZINSKI NEMES
2 dias atrás

Olá, eu me chamo Laura, e ultimamente eu comecei a me sentir muito pior do que eu me sentia antes, tenho 14 anos e já não vejo a vida como uma coisa doce, todo mundo já me disse que eu tenho tudo, que eu não preciso de mais nada, que é só uma fase ruim, mas eu cheguei em um nível que estou vendo como posso morrer dormindo……. Eu fiz o teste e deu tanto para depressão como pra stress e ansiedade, extremamente severos, e eu não sei como explicar pra minha mãe sem parecer drama…… Eu só preciso de… Read more »

Isa Rodrigues
3 dias atrás

Oi meu nome é Isadora, eu tenho 12 anos e deu ansiedade extremamente severa, stress severo e depressão normal. Ultimamente eu me sinto diferente, muito preocupada com tudo, tipo eu sinto uma dor de cabeça e já me passam mil pensamentos tipo: tumor no cérebro câncer em algum lugar etc. É muito ruim.. Eu já tive uma crise em que não conseguia respirar, eu sentia como se estivesse sendo sufocada e sentia que meu coração ia sair pela boca foi a pior noite da minha vida. Minha mãe disse que poderia ser ansiedade mas ela não quis me levar no… Read more »

Emyle custodio
3 dias atrás

Meu nome é Emyle e eu tenho 10 anos e fiz esse teste so pra ter certeza que eu tinha depressão, ansiedade e etc e agora vou pedir pra minha mãe buscar tratamento pra mim obrigada!H

Cristãos na Net
5 dias atrás

Meu nome é Cleo, tenho 14 anos e o resultado do teste foi, depressão e ansiedade extremamente severa E stress moderado.

É provável que eu tenha TPE TOP síndrome do pânico, baixa autoestima, autorrejeiçao, complexo de inferioridade, etc.

Charlles Henrique Fontaneli Dos Santos
16 dias atrás

Olá, pode me chamar apenas de CH. Sou homem, tenho 28 anos, casado, pai de um casal de crianças de 4 e 3 anos. Que pra dizer a vdd, são os dois motivos pelo qual ainda não desisti de TD. Meu teste indicou depressão, e acredito que não esteja errado, porque de certo tempo pra cá, perdi a vontade de fazer as coisas tipo: encontrar com amigos e/ou familiares, sair de casa, abandonei meu emprego por falta de vontade. Nada mais me anima, único sentimento que tenho é de que eu sou um nada, um inútil que não faz nada… Read more »

ceciih da yuyu
17 dias atrás

oi, meu nome eh cecilia e eu prefiro nao dizer minha idade, meu teste deu severo em todos os casos e eu sinceramente concordo que esteja severo, estou indo para a psicologa e psiquiatra mas mesmo assim nao consigo melhorar em nada k

Cerberus lohan
20 dias atrás

“Só mais um pouco” é o que repeti a vida inteira em minha cabeça quase todos os dias que consigo me recordar desde meus 6 anos. Apesar de tudo, isso sempre funcionou, sempre me estimulei dessa forma “só preciso dar mais um passo” e ao final deste eu repetia “ok, agora só mais um pouco”, mas não funciona mais. Talvez por influência dos desenhos ou seja lá o que vi que me inspirou a manter alguma mínima determinação, mas pelomenos eu conseguia. O mundo é um lugar podre e insensível, não se importa com ninguém e não vou mentir, penso… Read more »

Bruna Almeida
21 dias atrás

Olá, me chamo Bruna e tenho 14 anos, não me considero e nem sou considerada uma pessoa social, não me socializo em nenhum tipo de local, nem mesmo em locais familiares ou que me sinta confortável, sinceramente não gosto de pessoas e nem de conviver com elas. Já tive uma terapeuta, por muito pouco tempo, acabei “dispensando” ela pois não gosto nem um pouco de me abrir, ou falar dos meus problemas, no caso desabafar. Há cerca de dois anos atrás eu me automutilava e não era nada sério, por mais que parecesse acho que eu só queria atenção, ou… Read more »

TALIBA
22 dias atrás

Oi, meu nome é João, eu tenho 15 anos e acabei de fazer o teste, eu fiz o teste, porque achei que estava ansioso demais, minha mente não parava quieta(ela nunca está) então descobri que estou com stress extremamente severo e depressão severa, eu agora não sei o que fazer, eu já fiz terapia em dois momentos da minha vida , mas eu não sei se é necessário, eu sempre lidei com muitas coisas sozinho mas acho que desta vez está difícil demais, ficar longe dos meus amigos neste período do quarentena me mudou completamente , o sentido da vida… Read more »

Mayara Silva
24 dias atrás

Oi eu prefiro não dizer meu nome, eu tenho 14 anos Tudo começou quando eu tinha 2 anos a minha mãe se prostituia e não tinha com quem deixar eu e as minhas irmãs a Sara que na época tinha 8 anos a Juliana que tinha 7 Resumindo ela deixou eu e as minhas irmãs com um casal que cuidava muito bem de nós até que minha mãe começou a atrasar os pagamentos e eles começaram a torturar a gente até que a minha tia descobriu e resgatou a gente é depois disso tiraram a gente da nossa mãe e… Read more »

Melissa 》》》
25 dias atrás

🙁

Sarahh Mourão
26 dias atrás

oi, podem me chamar de sah. Tenho praticamente 13 anos e eu notei faz muito tempo que tenho ansiedade, mas ela piora a cada dia que passa e não sei o que fazer. Os meus resultados foram extremamente severos em todos os casos (stress 36/42, depressão 34/42 e ansiedade 26/42). Claro que não posso ter certeza de que essa é a gravidade da minha situação, afinal foi só um teste. A minha mãe disse que eu tinha que ir a algum psicólogo, mas não tenho condição financeira o suficiente pra isso. Eu passei a ser introvertida depois do jardim de… Read more »

Lucielle de Freitas
26 dias atrás

Podem me chamar de Luci. Tenho faço 19 anos daqui duas semanas e sinceramente acho que estou escrevendo aqui só como uma forma de ser lembrada caso eu não queira mais minha vida amanhã ou depois. Tem sido bem difícil os últimos dias… Fui diagnosticada com depressão e estou tomando remédio, mas já 2 dias ouvi de uma das minhas irmãs que estou assim porque não faço nada. E quem sabe seja isso mesmo. Me senti tão inútil que comecei a agir como tal e agora estou nessa situação. Eu não sou psicóloga muito menos perita no assunto, mas acredito… Read more »

catarina
27 dias atrás

depressão: extremamente severo
ansiedade: extremamente severo
stress: severo

podem me chamar de cat, tenho onze anos e desde setembro do ano passado venho desconfiando de que tenho depressão (fobia social e TDA tbm, mas não vem ao caso agora). já pedi a minha mãe para me colocar na terapia e ela fica enrolando. só queria compartilhar isto aqui mesmo, é isso. espero que tenham um bom dia :))

maria malu
28 dias atrás

Olá, todos me chamam de Malu tenho 16 anos mas semana que vem faço 17, merda eu tô virando adulta ksksk Sinceramente eu sempre desconfiei que tivesse alguma problema psicológico Eu sou uma pessoa muito introvertida, mas não com pessoas que conheço, até pq eu nem conheço muitas eu não me indentifiquei com ninguém nós comentários sabe Eu tenho tremedeiras e meu coração fica muito acelerado quando vou fazer alguma apresentação e essa semana eu tive minha primeira entrevista de emprego, e claro que eu não estava nem um pouco confiante me embolei toda pq fiquei nervosa Já desmaiei uma… Read more »

Nathally Santos
28 dias atrás

Oi… Podem me chamar de Na, eu tenho 13 anos meus resultados deram depressão:38 ansiedade:38 stress:38, isso já n é novidade p mim é a quarta vez que faço esse teste em menos de 1 mês, já tem uns anos q me sinto péssima, como se a vida fosse um grande ‘tanto faz’ de mais ou menos dois anos pra cá isso vem piorado, eu tento esquecer meus pensamentos ruins mas isso nunca dá muito certo, sinto um vazio e solidão inexplicável dentro de mim, mesmo eu estando rodeada de pessoas, é como se tudo q fosse possível der errado… Read more »

Last edited 28 dias atrás by Nathally Santos
꧁Mika Sama꧂
28 dias atrás

Oi,Podem me chamar de Emma eu tenho 12 anos e meus resultados deram Depressão:28 Ansiedade:16 e stress:28 eu sempre tive problemas desde pequena eu me sentia muito ansiosa e sempre me importei muito com a opinião dos outros. Antes isso não me afetava tanto mas eu sempre soube que eu tinha alguma coisa errada, eu nunca conseguia fazer amigos eu não tomava a iniciativa eu achava que todos iriam me julgar, eu também tinha problemas estudando e até hoje tenho. Eu lembro que tinha uma vez que minha mãe tinha me dito pra eu colocar uma certa roupa que ela… Read more »

Maria Games
28 dias atrás

Oi, me chamo Maria Clara, tenho 12 anos meus resultados foram, Depressão:38 de 42, Ansiedade: 36 de 42, Stress: 36 de 42. Tenho pais conservadores mas nem tanto, não tenho amigos desde os meus 10 anos, sempre guardei tudo para mim. Sempre me senti sozinha mas aprendi a conviver assim, mas há mais ou menos duas ou três semanas atrás esse sentimento se entencificou, eu tava realmente me sentindo vazia e sozinha, eu tenho tudo que preciso mas sinto que falta alguma coisa mas não sei o que é, e isso me deixa constrangida. Há mais ou menos uma semana… Read more »

Last edited 28 dias atrás by Maria Games
Tayla - Taiih
29 dias atrás

Oi,meu nome é Tainá e eu tenho 13 anos, o meu deu depressão e ansiedade. Quando me falam algo que me deixe insegura eu fico com raiva e minha respiração começa a mudar, aí eu começo a querer chorar, na maioria das vezes eu me arranho ou me machuco , eu furo minha pele com a unha, eu nunca fui assim mas agora choro por qualquer coisa e não tenho desempenho em nada, minhas notas caem e eu não consigo entender nada de matemática, tudo que o professor fala me dá vontade de chorar e eu começo a me achar… Read more »

Nicolas Couto
29 dias atrás

Depressão: 42
Stress: 40
Ansiedade: 42

Gui Silva
30 dias atrás

Depressão: 42 de 42 Ansiedade: 32 de 42 Stress: 42 de 42 Quando eu era criança eu comecei a presenciar meu pai batendo na minha mãe, e isso era direto, e eu chorava tanto quando acontecia, ele chegava bêbado em casa as vezes e descontava em quem aparecia na frente dele, e muitas vezes sobrava pra mim tbm, daí depois de um tempo ele pegou no pescoço dela e apertou aí eu chamei o pessoal de cima (eu morava num apartamento) e eles tiraram ela de lá daí nesse dia eles separam, e eu fiquei sem falar com ele um… Read more »

Bolo Da mamae
1 mês atrás

Oi… meu nome é Rayanne e tenho 17 anos. Meu resultado deu Stress, ansiedade e depressão extremamente severos, eu li os comentários de várias pessoas e não consegui me identificar com quase ninguém… Eu não tenho pensamentos suicidas e nem me corto, mas de um um tempo para cá eu tenho me sentindo angustiada e sozinha e sem vontade de nada, eu tenho amigos que amo e sempre me apoiam e pais super protetores que fazem de tudo por mim, mas de alguma maneira eu me sinto mal e eu me sinto mais mal por estar assim ! Eu sinto… Read more »

Ana Paula do Nascimento da Silva
1 mês atrás

Eu sou Ana, eu estou tendo um seminário agora, e está sendo difícil entender a professora, não entrei nesse site por isso apenas, desde o inicio do ano eu me sinto péssima, o meu humor está horrível a meses, é a segunda vez que eu faço esse teste em menos de um mês, de acordo com o resultado eu tenho depressão severa, isso está me matando, os meus amigos tentam me ajudar ao máximo, mas mesmo eles fazendo tando por mim eu me sinto vazia e perdida, eu já não me reconheço, e olha que eu sempre fui a ”… Read more »

Gustavo Henrique
1 mês atrás

Me chamo gustavo tenho 15 anos eu sofro de depressão eu já tentei me matar mais não teno coregen pra tal eu cagei com a minha voda toda eu queria me mater seria tão mais facil mais provavelmente não vou conseguir me matar nao tenho coragem ninguém da minha família sabe que eu tenho depressão eu tento esconder o máximo possível deles so que no fundo eu quero que eles saibam mais eu não posso contar por que eu sou um lixo se eles soubessem como eu sou de verdade eu tenho medo da reação deles porque eu sou um… Read more »

Artigo publicado em Estresse