Teste de depressão, teste de ansiedade, teste de estresse

Como anda seu nível de depressão, ansiedade e estresse? Faça o teste agora!

  |  Tempo de leitura: 4 minutos

Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Saiba mais sobre o DASS-21

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido. Entenda como funciona e faça sua avaliação!

O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), desenvolvido pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), na Austrália, possui capacidade de mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse. Trata-se  de um teste em domínio público, que pode ser originalmente acessado no site da UNSW, sendo esta uma tradução livre realizada pela Vittude.

Trata-se de um questionário com 21 perguntas, que medem a intensidade de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Cada pergunta é classificada em uma escala Likert de quatro pontos de frequência ou gravidade das experiências dos participantes durante a última semana com a intenção de enfatizar os estados emocionais sobre os traços.

Lovibond, comparou propriedades psicométricas do DASS-21 com as Escalas de Beck para ansiedade e depressão, obtendo resultados satisfatórios na comprovação das análises fatorial exploratória e confirmatória. Isso mostra que as respostas do questionário de fato apontam para um indicativo bastante preciso dos quadros de depressão, ansiedade e estresse.

O teste DASS-21

A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress. Desta forma, a avaliação permite não só uma maneira para medir a gravidade dos sintomas do paciente, mas também um modo de acompanhar e medir a resposta do paciente ao tratamento psicológico.

O resultado do DASS não deve ser usado sozinho para avaliar a presença ou ausência de depressão ou ansiedade. Pontuações mais altas no DASS certamente devem alertar o psicólogo ou psiquiatra para um elevado nível de sofrimento no paciente e isso precisa ser mais explorada no âmbito do processo de entrevista. Da mesma forma, as baixas pontuações no DASS não devem ser um substituto para uma entrevista clínica abrangente.

Segundo Heloisa Caiuby, psicóloga com mais de 30 anos de experiência clínica, uma avaliação como o DASS-21 constitui uma medida objetiva, confiável e clara para que um indivíduo entenda como está se sentindo. Ele fornece o ponto de partida e aponta a direção a tomar.

>> Além de saber se tem depressão, ansiedade ou estresse, que tal se conhecer melhor? Nossa equipe preparou uma trilha do conhecimento gratuita, com conteúdos sobre autoconhecimento, autocuidado, dicas de meditação, respiração e recomendações de filmes e livros. Esses conteúdos foram divididos em 5 e-mails, que você pode começar a receber à partir de agora, basta clicar aqui e se cadastrar!

 O Teste DASS-21 e o diagnóstico

Embora o DASS possa contribuir para a avaliação dos níveis de ansiedade ou depressão, o questionário não é concebido como uma ferramenta de diagnóstico. Na verdade, uma série de sintomas típicos da depressão não são cobertos pelo DASS e precisam ser avaliados de forma independente. São eles: alterações no sono, no apetite e o surgimento de distúrbios sexuais. Por isso, o DASS não se destina a substituir uma entrevista clínica abrangente.

Aviso importante

O resultado da avaliação não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial discuta seu resultado com um psicólogo ou um médico psiquiatra.

Instruções

Por favor, leia cuidadosamente cada uma das afirmações abaixo e assinale o número apropriado 0, 1, 2 ou 3. A pontuação indicará o quanto ela se aplicou a você durante a última semana, conforme a indicação a seguir:

0 – Não se aplicou de maneira alguma

1 – Aplicou-se em algum grau ou por pouco tempo

2 – Aplicou-se em um grau considerável ou por uma boa parte do tempo

3 – Aplicou-se muito ou na maioria do tempo

Campos obrigatórios são marcados com *

1.Achei difícil me acalmar *
2.Senti minha boca seca *
3.Não consegui vivenciar nenhum sentimento positivo *
4.Tive dificuldade em respirar em alguns momentos (ex. respiração ofegante, falta de ar, sem ter feito nenhum esforço físico) *
5.Achei difícil ter iniciativa para fazer as coisas *
6.Tive a tendência de reagir de forma exagerada às situações *
7.Senti tremores (ex. nas mãos) *
8.Senti que estava sempre nervoso *
9.Preocupei-me com situações em que eu pudesse entrar em pânico e parecesse ridículo (a) *
10.Senti que não tinha nada a desejar *
11.Senti-me agitado *
12.Achei difícil relaxar *
13.Senti-me depressivo (a) e sem ânimo *
14.Fui intolerante com as coisas que me impediam de continuar o que eu estava fazendo *
15.Senti que ia entrar em pânico *
16.Não consegui me entusiasmar com nada *
17.Senti que não tinha valor como pessoa *
18.Senti que estava um pouco emotivo/sensível demais *
19.Sabia que meu coração estava alterado mesmo não tendo feito nenhum esforço físico (ex. aumento da frequência cardíaca, disritmia cardíaca) *
20.Senti medo sem motivo *
21.Senti que a vida não tinha sentido *

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

Comentários:

2.4K Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Sofia Emanuele
3 dias atrás

Oi meu nome é Sofia meus resultados deram Depressão42 de 42, Ansiedade42 de 42, Stress 40 de 42 eu comecei com a te depressão com 6 anos, minha mãe teve uma doença que perdeu todos os movimentos na gravides da minha irmã, meu pai não sabe cuidar de si mesmo imagina de uma criança, tive que ficar com minha vó que tem um ranço de mim desde pequena por que eu sempre tive coisas melhores que meus primos, não tive nenhum sentimento pelo menos não percebi ou não me lembro da uns brancos da minha memoria dessa época as vezes… Read more »

Emilly Kawanny
4 dias atrás

Oii,meu nome é Emilly tenho 16 anos,fui fazer o teste por curiosidade mais sabia q era depressiva eq tinha ansiedade,no teste deu extremamente severo,queria muito ter ajuda mais n tenho dinheiro pra ir no psicólogo,n quero pedir a minha mãe pois ela tem muitas obrigações,eu tenho medo de tudo,n sinto fome,n sinto sede,alegria,só tristeza,desânimo e muita falta de ar msm.
Faz alguns meses q sinto forte dores na cabeça e na barriga (como se fosse cólica) n sei se é grave mais dói muito,e só isso msm queria muito ter ajuda,mais infelizmente tenho q lidar com isso sozinha.

Bea Lima
5 dias atrás

Oiie sou a Beatriz tenho 16 anos. E caiu que eu tenho depressão, ansiedade e estresse severos, porém já sou diagnostica com tudo isso e tomo remédios no plural pq são mts mesmo. Pra vc q sente como se o mundo estivesse em preto e branco procure ajuda, pq se eu ñ tivesse pedido ñ estaria escrevendo isso agr.

Wanessa Sophia
8 dias atrás

Oi, me chamo Wanessa, mas prefiro o meu segundo nome que é Sophia. Meu diagnóstico aqui foi oque eu já imaginava Depressão: 42 de 42 Ansiedade: 42 de 42 Estresse: 42 de 42 Eu tenho 13 anos, tenho problema de ansiedade e depressão mas minha mãe não aceita, ela acha que eu só tenho problema de ansiedade, já tentei falar mil vezes pra ela que eu também tenho problema de depressão mas ela não aceita. Ela trabalha muito e meu pai também, não gosto muito do meu pai, na verdade prefiro que eles se separem pois meu pai é muito… Read more »

Bts_ Army
10 dias atrás

Oi meu nome é Samira tenho 13 anos,eu acho que é muito pra uma só pessoa carregar esse peso todo nas costas eu não tenho uma relação boa com nenhum dos meus pais e é muito triste pensa nisso por que eu queria ter apoio de alguém mais eu não tenho de ninguém eu tento me aproximar da minha mãe mais quando eu me aproximo ela pede pra mim me afastar e ela fala várias coisas como vc é uma inútil nojenta e várias coisas e ela não liga muito pra mim ela prefere minha irmã mais nova ela me… Read more »

Me Esquece
10 dias atrás

Isso é só um desabafo meu, eu tenho 11 anos parece q a 6 meses eu n sei mais quem eu sou e só tenho vontade de morrer e chorar, n aguento mais pessoas julgando, a minha mãe fala q eu só mexo no Cell, óbvio isso é uma distração pra mim esquecer da minha vida e dos meus problemas, n é tirando o meu Cell q eu vou ficar bem e se eu tô indo mau na escola é pq eu n me importo nem sei se vou viver até o final desse ano, eu tenho a minha psicóloga… Read more »

Is Noah
12 dias atrás

Oi meu nome é noah e eu tenho 16 anos, eu não tenho depressão nem ansiedade mas eu gostaria de perguntar algo, é normal sentir necessidade de fazer as pessoas ficarem preocupadas com você, sentir elas olhar com medo e dó me deixa bem e me excita (sem malicias)

Bruna Bianca
16 dias atrás

Isso é só um desabafo, bem meu nome é Bruna tenho 13 anos e eu tenho me sentindo mal eu não sei explicar às vezes eu só sinto vontade de morrer eu queria falar para as pessoas o que eu sinto só que eu tenho medo ou delas não ligarem ou de me julgarem eu quero ajuda só que eu não sei como fazer isso eu tenho medo do fracasso eu tenho medo de falar e das pessoas me julgarem enfim eu tô com uma insegurança que eu não consigo explicar eu tô passando por problemas em casa sinto como… Read more »

Samuel Gustavo
22 dias atrás

Isso aqui é só um desabafo. Primeiramente meu nome é Samuel tenho 17 anos e eu não sei oq tá acontecendo comigo, só sinto que não sou mais o msm menino alegre, sonhador que tinha aquele brilho nos olhos de antes, sinto que algo morreu em mim, eu não sei mas as pessoas estão começando a perceber. Nunca pensei que eu ia chegar nesse nível de tá fazendo um teste pra depressão e ansiedade pq eu nunca senti que precisava, e na verdade eu nunca fui a pessoa de desabafar e nem falar de problemas pelo contrário, msm as coisas… Read more »

Betânia Luiza
1 mês atrás

Oi. Meu nome e Betânia , tenho 25 anos . Eu sempre fui uma pessoa animada e esperançosa. Mas de uns anos para cá perdi a esperança e o ânimo, fui ficando muito estressada nada tava bom. Esse ano em março eu fiquei doente , fiquei internada …
Agora a alegria que restava , acabou …Na verdade estou sofrendo demais.

sak sok
1 mês atrás

Tenho 19 anos e irei fazer 20, tudo começou aos 17 anos de idade, pois sempre me senti mal com minha aparência então meu último rastro de esperança terminei a escola e iniciei um curso técnico, estava fazendo novas amizades conhecendo e flertanto com garotas legais além de aprender uma profissão, estava tudo encaminhado e eu via um futuro, mas começou a pandemia fazendo tudo parar por medo de acabar contraindo o vírus eu me isolei em casa oque fodeu meu psicológico fazendo eu odiar ainda mais minha aparência e agora sem perspectiva sem um futuro para olhar, perdi a… Read more »

Star Otaku
1 mês atrás

Talvez o que vou escrever não seja nada (é que eu penso ). Meu nome é islayne atualmente tenho 18 anos, desde quando me lembro minha infância teve pouca presença da minha mãe por conta do trabalho e quem me criava era meu avô e minha avó, meu pai biológico e minha mãe se separaram quando ainda era bebê ambos eram jovens minha mãe tinha 15 anos e meu pai não sei e eu cresci um criança um pouco frustada por crescer sem uma família o único consolo que eu tinha era meu avô que me criou junto com minha… Read more »

Miku Shynsten
1 mês atrás

eu li muitos post aqui mas nao escontrei alguem como eu tenho depressao seria, afeta meu psicologioco muito nao tenho vontade de viver, vejo que a vida nao faz sentido, qual o sentindo de viver se escondendo da sociedade com medo de ser reijeitada, hoje em dia so se importam com aparencia, o mundo é um lugar horrivel, eu nao tenho atenção da minha familia, eu vivo minha vida se escondendo, alem de ter que aturar o dia dia isso é um inferno, tem vezes que choro e lamento muito,eu paro pra pensar por que eu nasci? se eu soubesse… Read more »

Taina Gioia
1 mês atrás

De alguma forma eu cheguei aqui e pude ter a oportunidade de ler muitas e muitas histórias, tão piores que as minhas. Tenho 27 anos e já passei *POR MUITA COISA* que me traumatizaram pro resto da vida, mas como diz a música: “entre os problemas acho que ainda sei sorrir”. Me doeu demais ver adolescentes de 12,13,14 anos e até crianças de 10 anos escrevendo suas histórias de depressão e ansiedade. E o pior, ver que esses adolescentes tem seus sentimentos invalidados, justamente pela galera da minha geração, vulgo, seus pais, que provavelmente também não aprenderam a lidar com… Read more »

Júlia Miranda de Alcântara
1 mês atrás

Bom,meu nome é Julia,tenho 14 anos. Neste teste deu que eu tenho todos os sintomas severos tanto depressão, ansiedade e stress.Eu n acho que seja severo mas tbm n acho que n seja nada,mas ultimamente eu tenho andado muito desanimada e muito estressada mas n sei se estou sendo dramática ou n…acredito que muitos sintam o mesmo que eu rsrsrs,eu sempre acho que estou sendo dramática…sou muito dura cmg mesma e eu acho que isso tbm me causa muito stress.

Laranja
1 mês atrás

eu tenho 13 anos, sinceramente, eu só sinto que nunca consigo me estabilizar emocionalmente, qualquer coisa pode me deixar triste facilmente e eu só consigo me sentir um lixo cmg.Carrego a droga da pressão de ter um futuro brilhante pq minha mãe paga escola cara mesmo não sendo rica, então qualquer deslize é um inferno.Eu não consigo fazer nada além de dormir o dia td e ser improdutiva, ás vezes eu nem sei se tô triste, mas tenho a total certeza de que não sou feliz.Eu deveria estar estudando neste exato momento, mas agora eu só tô sendo inútil como… Read more »

Shiyo - chan
1 mês atrás

o teste disse que eu estou com depressão severa. Eu não me sinto triste, mas também não me sinto feliz e é como se eu estivesse constantemente em um estado de neutralidade, quase que apatia. Não sou suicida apesar de ser negativa e com tendencias a automutilação. Mesmo eu não estando necessariamente triste, isso ainda pode ser considerado depressão?

Isís Azevedo
1 mês atrás

Bom, me chamo Anna Clara, tenho 12 anos e pensamentos suicidas, eu me corto com lâminas frequentemente, e quando veem meus pulsos muitos dizem que eu só quero chamar atenção e bancar a problemática… eu só me pergunto qual seria a graça de fingir ter um psicológico ferrado, que é o que eu faço segundo todos eles… eu tenho uma necessidade de aprovação desnecessária, me comparo muito com qualquer pessoa, quando vejo alguma garota sempre comparo meus traços com o dela e acabo me deprimindo mais ainda por isso, então se você tem TAG, TOC, TAB ou depressão, só quero… Read more »

trizsz
1 mês atrás

eu tenho 13 anos mas tenho esses sentimentos desde os meus 1q anos, eu não sei como posso explicar mas me comparo MUITO com literalmente qualquer pessoa, para vcs terem noção eu me comparei com o pior aluno da sala, e isso já me fez desistir de várias coisas que eu gostava como o vôlei, eu quero aprovação dos professores específicamente na de português e o de matemática, eu quero impressionar eles e então eu dou Tsurus para eles pq eu literalmente não sei demostar carinho igual todos da sala e isso faz eu me comparar com eles, eu não… Read more »

Débora schulz
1 mês atrás

Oii me chamo Débora e tenho 14 anos , eu só quero falar que eu tô cansada de tudo pois eu tento ser positiva , tento me animar , mas o meu passado volta , e eu fiz muita coisa que me arrependo , por isso não consigo seguir em frente , se eu fasso algo de errado , tiro uma nota baixa entre outros, eu me corto , me bato , fico com raiva de mim pq eu tenho que ser o melhor pra todo mundo e não falar pra ninguém o que se passa dentro de mim ,… Read more »

Roberta Castro
1 mês atrás

Sou uma menina de apenas 12 anos, e com essa idade já tenho pensamentos de suicídio. Eu costumo mim cortar com lâminas, facas, garfos etc… Quando as pessoas viram meus pulsos cortados falaram que era drama ou apenas pra chamar atenção, mais ñ depressão é coisa séria, ent se vc precisa de ajudar vá atrás de especialistas ñ espere isso piorar cada vez mais. Vc ñ está sozinho (a) NUNCA!

Pedro Tanaka
1 mês atrás

nao me sinto bem com nada, vim fazer esse teste pra ver se realmente eu preciso de ajuda, sou um mlk de 10 anos, nao aguento mais nada, nada me deixa feliz, eu nao me sinto bem com nada, tenho vontade de morrer, só choro. Sempre vivi com a familia materna, e minha mae voltou com o meu pai faz pouco tempo, n sei se é por isso, mas nao me sinto bem com nada. se o teste de vcs estiver 42,32+ e 42, procurem ajuda.

leon
1 mês atrás

(⚠️se não tiver muita paciência pra ler nao aconselho,pq talvez tenha ficado um pouco grande⚠️) nao sei exatamente por onde começar,bem,eu sou um garoto,tenho 13 anos,estudo, e atualmente vivo na casa da minha tia e do marido dela com minha mae em sp,o que é meio recente pois me mudei a pouquíssimo tempo para cá,antes morava com os meus avós. eu nao tenho uma relação muito boa com eles(avós), naverdade nem com eles e nem com o resto da família (com minha mãe inclusa) e por que? eu tbm não sei,acho que é pq temos opiniões muito diferentes,pensamos,e pq somos… Read more »

Isadora Menezes
1 mês atrás

Parece contraditório uma estudante de psicologia estar aqui, não que eu tbm não seja humana mas é tão exaustivo tentar ficar bem quando tudo está desfuncional. Já me senti muito pior em comparação ao estado atual mas é diferente, agora é confuso, nada mais é suficiente (autocobrança constante), insegurança para fazer qualquer coisa, dificuldade para cuidar das minhas relações, o que me faz ficar sozinha, estranha, diferente e então eu penso MUITO. Apesar disso eu estou bem, só não me sinto assim. Tenho andado muito ocupada, meu medo é quando as férias chegarem, quando eu ficar livre, o quão barulhenta… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Isadora Menezes
_Cαfє! _.
2 meses atrás

Já que tá todo mundo desabafando aqui, vou tbm: Atualmente eu tenho 13 anos e de alguns anos para cá (achi que isso começou maos ou menos aos 10 anos) eu venho estando em um estado de decadência, na época em que tudo isso começou eu tinha pequenas crises de ansiedade ( não é diagnosticado) onde eu sentia que tudo ia dar errado, que eu quer merecia estar viva, e para ajudar a minha mãe sempre dizia que era frescura, era quase um padrão: sempre a noite e esses pensamentos começavam a vir. E isso chegou a um ponto em… Read more »

Luis André
2 meses atrás

42, 40, 42
E tá td bem

Little Aurora
2 meses atrás

Eu sei q xom cada coisa falada aq as coisas q eu vivo não são nada mas ainda sim vou falar aq desde pequena tive mãe ausente que noa gostava de me dar atenção, carinho… É também meu pai eu cresci com uma babá q me negligenciava até os meus 5 anos quando minha mãe parou de trabalhar e começou a fazer faculdade e tudo continuou eu me recordo de ter q pedir para brincar com ela várias vezes e esperar sentada ao seu lado colorindo algo que insisti para imprimir os meus presentes de dias das crianças e tal… Read more »

LUANA DIAS
2 meses atrás

São tantas histórias dolorosas, eu gostaria de poder abraçar cada um de vocês, mas infelizmente não posso, eu não vou escrever palavras motivacionais ou consoladoras, pois sei que isso não é o suficiente, mas se precisarem de apoio podem vir contar comigo.

Heloise Victoria
2 meses atrás

Ja que ta absolutamente todo mundo falando oque sente,quem sou eu pra não falar?Oi!Me chamo Victoria e minha vida não é tão facil desde que nasci. Pra começar eu fui abandonada pela minha mãe biologica com 3 meses de idade sendo então adotada pela minha mãe adotiva e meu pai adotivo. Eles eram muito unidos e tinham uma otima relação,ainda bem que eu disse >tinham< Eu fui crescendo e ouvindo historias destorcidas tanto da minha mãe quanto do meu pai Minha mãe dizia que meu pai traia ela com sua atual esposa e que batia muito nela E meu pai… Read more »

Sakii Gacha
2 meses atrás

Oi…eu não tenho o hábito de falar sobre o que sinto para as pessoas mas acho que posso tentar desabafar aqui. Bom eu tenho 14 anos e eu não exatamente a quanto tempo tenho depressão mas sinto que piorei recentemente. Eu nasci de um estupro, esse cara batia na minha mãe e em mim quando ainda era bebê, ele nos ameaçou de morte e tivemos que fugir, minha mãe nunca me culpou por nada disso mas eu percebi wue eu não era a pessoa que ela mais gostava de ver eu sei que entre eu e meu irmão ela prefere… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Sakii Gacha

Artigo publicado em Estresse