Aprenda a desenvolver uma cultura de saúde mental na sua empresa

Saúde mental é um tema em alta e, cada vez mais, tem sido pauta dentro do universo corporativo. No entanto, desenvolver uma cultura de saúde mental dentro das empresas ainda é um grande desafio.

Por mais que pesquisas da Organização Mundial da Saúde já afirmassem há alguns anos que em 2020 a depressão seria a maior causa de afastamento do trabalho e a Síndrome do Burnout já afete mais de 33 milhões de brasileiros, as empresas ainda não têm clareza sobre como criar um ambiente mais propício para discussões e ações relacionadas à saúde mental.

O desafio vem justamente do fato de que, por muitos anos, ninguém falava sobre o assunto. Aliás, era até considerado um tabu: problemas psicológicos eram vistos como coisas de gente louca.

Por mais que muitos avanços já tenham sido feitos, ainda existem diversos estereótipos que atrapalham os avanços relacionados à saúde mental.

No mundo corporativo, não há mais espaço para ignorar os problemas: as pessoas estão sim buscando ambientes mais saudáveis, que prezam pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional e que levantem bandeiras como a da saúde mental, dando suporte para as necessidades relacionadas a essa esfera da vida.

Nesse artigo, vamos explorar algumas estratégias que podem te ajudar a entender como desenvolver uma cultura de saúde mental na sua empresa.

Existem algumas ações imediatas e outras que exigem um pouco mais de tempo, mas com certeza todas trarão resultados positivos para a organização e seus funcionários.

5 formas de desenvolver uma cultura de saúde mental na sua empresa

Um ambiente corporativo equilibrado e saudável é resultado de inúmeros esforços e ações. Por mais que empresas com total descaso em relação à saúde mental ainda existam, esse modelo de organização não vai se sustentar por muito tempo.

Vamos conferir algumas dicas para desenvolver uma cultura de saúde mental na sua empresa e se destacar no mercado!

1. Treine uma equipe de RH disposta a ouvir

Nem sempre um profissional pode se sentir confortável para conversar sobre os seus problemas pessoais com o seu gestor direto.

A área de recursos humanos é essencial nesses momentos e os funcionários devem se sentir confortáveis para conversar com esses profissionais sobre possíveis questões que possam estar enfrentando, sejam elas referentes à saúde mental ou outros esferas.

Além disso, o RH também deve ser uma porta de entrada para novas ideias, críticas e sugestões.

Os colaboradores precisam se sentir à vontade para colocar suas opiniões na mesa e, dessa forma, ajudar a empresa a enxergar o que ainda pode ser melhorado.

2. Promova eventos sobre saúde mental

É essencial que a empresa levante a bandeira da saúde mental e os funcionários enxerguem que esse é um pilar importante para a organização.

Para ajudar nesse processo, vale pensar em um calendário de eventos e palestras sobre o tema.

É possível trazer tanto psicólogos como outras empresas ou profissionais que trabalhem na área de saúde mental e possam ajudar na conscientização sobre o tema.

No entanto, lembre-se de que não basta fazer um evento e nunca mais tocar no assunto. Saúde mental sempre deve estar em pauta!

Quando não for possível trazer palestrantes, outra ideia é disparar comunicados por email ou por outros canais da empresa que sejam eficazes na disseminação da mensagem.

Sempre que os seus colaboradores pensarem no lugar em que trabalham devem pensar em um ambiente que se importa com a saúde mental. Essa é a mentalidade que deve ser fixada em suas mentes.

3. Ofereça atividades que proporcionem bem-estar

Outra ação interessante de se implementar é oferecer atividades que proporcionem maior bem-estar dentro da empresa.

Com isso, quero dizer que você pode, de maneira muito simples, ajudar seus funcionários a cuidarem da saúde mental e, ao mesmo tempo, consolidar a sua imagem como uma empresa que se preocupa com esse tema.

Basta uma sala vazia e ampla para, por exemplo, contratar uma professora de Yoga ou meditação.

Um dia por semana a empresa pode se comprometer em oferecer um número determinado de aulas para os colaboradores.

Uma paradinha no meio da tarde para esvaziar a mente e relaxar o corpo pode ser tudo o que os profissionais precisam. Juntamente de outras ações, as atividades oferecidas dentro do escritório podem ajudar a tornar o ambiente mais saudável.

4. Cuide da cultura da sua empresa

A cultura de uma empresa significa os valores e comportamentos que são pregados e compartilhados pelas pessoas que trabalham naquele ambiente.

Ela está presente no modo de agir e até na fala das pessoas, portanto, é preciso tomar alguns cuidados.

Quando a alta liderança da empresa fizer anúncios ou discursos, é importante que valorizem as questões relacionadas à saúde mental e não vangloriem, por exemplo, situações que vão contra isso.

É muito comum vermos discursos pautados elogios para aqueles que viraram noites trabalhando e deram o sangue pela empresa. Esse tipo de fala é prejudicial para uma empresa que deseja desenvolver uma cultura de saúde mental.

Acima de tudo, é preciso ter em mente que, para os cuidados com a saúde mental fazerem parte do dia a dia de uma organização, a cultura e seus valores também precisam estar voltados de alguma forma para esse âmbito.

5. Invista na psicoterapia como um benefício corporativo

Quais são os benefícios corporativos da sua empresa? Vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde?

Se o objetivo da sua empresa é desenvolver uma cultura de saúde mental, então é a hora de pensar em investir na psicoterapia como um benefício corporativo.

Esse tipo de ação é importante não apenas para os funcionários, como para a própria empresa, visto que estudos já comprovam que a depressão e a ansiedade custam em torno de 1 trilhão de dólares à economia mundial.

Organizações que pensam no bem-estar de seus colaboradores saem na frente, pois funcionários mais felizes e em dia com suas questões emocionais são mais produtivos.

Além disso, ao oferecer um benefício que ainda poucas empresas possuem no mercado, você se diferencia e fortalece a sua imagem como marca empregadora.

A Resultados Digitais é um ótimo exemplo de empresa que enxergou as verdadeiras necessidades dos colaboradores e passou a oferecer psicoterapia para os funcionários em parceria com a Vittude.

Entre outros fatores, esse benefício contribuiu para que a empresa entrasse na lista de Top Companies 2019 da Linkedin.

Como introduzir a psicoterapia como um benefício corporativo?

A resposta é o Vittude Corporate, um benefício corporativo que ajuda empresas a cuidarem da saúde mental dos seus colaboradores! Por meio de um investimento fixo mensal, por colaborador, sua empresa oferece ao time um subsídio parcial ou integral para sessões de psicoterapia, com psicólogos Vittude. 

Especialmente desenhado para empresas que desejam desenvolver o pipeline de liderança, investir em inteligência emocional, ter funcionários mais engajados e cuidar preventivamente da saúde emocional do ativo mais precioso: o colaborador. 

O que nós oferecemos? Oportunidade de cuidar da saúde mental dos seus colaboradores em qualquer canto do mundo, através de uma plataforma com mais de 3500 psicólogos altamente qualificados.

Na Vittude, é possível optar entre o atendimento presencial e online, por meio de vídeo consultas. 

Apoiamos os gestores de RH na estruturação de programas de bem-estar e qualidade de vida, sendo o braço direito no diagnóstico, assessment, treinamento e tratamento. 

Competência, credibilidade, profissionalismo somados à capilaridade que você precisa para levar o acesso à saúde mental a todos os seus colaboradores!

Conheça algumas das empresas que já investem em saúde mental com a Vittude Corporate: Campari, Resultados Digitais, eduk, 99, imovelweb, ismart, entre muitas outras! Entre em contato e saiba mais clicando aqui!

Se você gostou desse artigo, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e também assinar nossa newsletter!

Leia também:

Psicoterapia dentro das empresas: por que apostar nesse benefício?

Depressão causa prejuízo para empresas

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

2 semanas ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

2 semanas ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

2 meses ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

2 meses ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

2 meses ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

2 meses ago