Transtornos de Ansiedade

Remédio natural para ansiedade realmente funciona?

Remédio natural para ansiedade existe? Funciona? Existem muitas opções de alívio para a ansiedade, desde remédios naturais até acompanhamento psicológico.

Primeiramente, é preciso entender que a ansiedade não é um sentimento totalmente ruim, como muitos pensam. 

Ela nos ajuda a ficar longe de perigos e ameaças e tomar decisões sensatas, nos auxiliando a viver com cautela. É normal ter ansiedade em ocasiões específicas, como fazer uma apresentação, mudar de escola/cidade/trabalho e enfrentar situações novas.

Ficar ansioso com frequência, contudo, leva as pessoas a passarem por pequenos a grandes inconvenientes no dia a dia. 

Normalmente, esse é um sinal de que a sua saúde mental precisa de cuidado. É importante conceder atenção aos sintomas ansiosos assim que eles foram notados para que não evoluam para um transtorno da ansiedade ou do pânico. 

Entendendo a ansiedade

A ansiedade possui causas emocionais e diversas. Uma única ou uma série de experiências estressantes pode levar uma pessoa não-ansiosa a ficar com medo de ter as mesmas vivências negativas no futuro. Quem sofreu bullying na escola, por exemplo, costuma ficar retraído, tímido e inseguro. 

Devido às constantes provocações de colegas de turma, a criança ou adolescente começa a pensar que há algum problema com ela. Assim, fica à espera de sofrer o mesmo tipo de bullying em outros momentos sociais. O mesmo acontece quando se vive em um ambiente familiar opressivo ou se sofre abuso ou negligência. 

Na vida adulta, situações que podem desencadear a ansiedade recorrente são sofrer pressão para performar bem no trabalho ou nos estudos ou passar em um concurso público, estar em um relacionamento abusivo, ser pressionado para ser um bom pai, entre outros. 

A pessoa ansiosa precisa digerir uma série de emoções nessas situações. Ela fica nervosa por não ter controle sobre o evento estressante, angustiada ao pensar em cenários ruins que podem acontecer com ela, temerosa com a possibilidade de vivenciar mais sofrimento e insegura por não acreditar ser capaz de resolver a situação. 

Além disso, os seus pensamentos passam a ficar acelerados e desconexos. Ela começa a questionar as suas atitudes e sente necessidade constante de avaliá-las. Será que falei demais? Será que agi do jeito certo? O que os outros devem pensar de mim? 

A ansiedade proveniente dessas situações pode crescer aos poucos. A cada dia, a pessoa ansiosa fica mais nervosa e estressada até desenvolver um transtorno grave, como ansiedade generalizada, depressão e transtorno do pânico. Para quem é naturalmente ansioso e precisou conviver com esse sentimento desde muito jovem, essa probabilidade é maior.  

Remédio natural para ansiedade é mesmo eficaz?

Ao compreender como a ansiedade funciona e quais as suas possíveis origens, fica mais fácil encontrar recursos para tratá-la. Para isso, é preciso encontrar um remédio eficaz para o seu grau de ansiedade. É a mesma lógica aplicada às patologias que acometem o corpo físico. 

Na busca para encontrar o melhor tratamento, muita gente se pergunta: existe remédios naturais para a ansiedade? Eles realmente funcionam? Qual o melhor remédio natural para ansiedade e nervosismo? 

Medicamentos, tanto naturais quanto químicos, têm como objetivo aliviar os sintomas de desconfortos emocionais e físicos. 

Um exemplo são pessoas que têm hérnia de disco. Elas geralmente precisam tomar remédios para dor de vez em quando. O objetivo neste caso é simples: aliviar a dor momentaneamente para que consigam trabalhar, executar tarefas diárias, praticar esportes, entre outros. 

No entanto, para que consigam viver com mais qualidade de vida, é necessário buscar tratamento fisioterapêutico. Só assim elas sentirão menos dores no cotidiano e impedirão que o problema se agrave no decorrer dos anos. 

O mesmo raciocínio é válido para a ansiedade. Enquanto os remédios aliviam desconfortos pontuais e prolongam um estado emocional de tranquilidade, o tratamento impede que ela se transforme em um transtorno mental

Ele também trabalha as causas emocionais da ansiedade, como baixa autoestima, insegurança, medo, estresse, nervosismo, angústia e traumas psicológicos.

Qual é o melhor remédio natural para ansiedade?

O melhor remédio natural para a ansiedade é a terapia. Ela serve diversos propósitos que promovem a serenidade e bem-estar na vida diária, como:

Explorar e identificar a(s) causa(s) da ansiedade

Muitos dos problemas emocionais e psicológicos, como complexo de rejeição e ansiedade, têm raízes na infância ou adolescência. Na terapia, elas são exploradas com atenção e cuidado para que traumas não sejam agravados. Esse processo pode ser extenuante dependendo do nível de estresse provocado pelas experiências de vida desagradáveis. Por isso, é importante que seja conduzido por um psicólogo. 

Ajudar o paciente a lidar com memórias ruins

Uma vez identificada(s) a(s) possível(eis) causa(s) da ansiedade, a pessoa ansiosa pode iniciar o processo de ressignificação de memórias negativas. Ele requer que enfrentamentos sejam feitos, os quais também podem ser cansativos e despertar emoções igualmente negativas. Com o apoio do psicólogo, o paciente aos poucos consegue enfrentar e dar um novo significado a essas memórias e, ainda, fortalecer a sua autoconfiança. 

Incentivar mudanças de comportamentos disfuncionais

Pessoas ansiosas geralmente tem hábitos e condutas que intensificam a ansiedade e estresse. Elas alimentam pensamentos negativos, sofrem por antecedência e se culpam por atitudes supostamente desagradáveis. 

A terapia incentiva a mudança comportamental. Dessa maneira, condutas disfuncionais são substituídas por condutas saudáveis. Esse processo exige muita disciplina, autoconhecimento e repetição, fatores também encorajados pelo psicólogo. 

Ensinar técnicas de relaxamento e alívio da ansiedade

Técnicas de relaxamento são indispensáveis para pessoas ansiosas. Elas ajudam a diminuir tanto a ansiedade quanto nervosismo e estresse no cotidiano e nos momentos em que eles surgem. O psicólogo orienta a realização dessas técnicas, bem como explica a importância delas para a administração da ansiedade a longo prazo. Com a prática, pacientes começam a notar o impacto positivo delas em seu comportamento.

Controle das emoções e pensamentos

A terapia também proporciona o desenvolvimento de competências emocionais que tornam a vida mais agradável. A inteligência emocional é uma delas. Pacientes aprendem a controlar a identificar e controlar suas emoções, principalmente em momentos estressantes. Assim, o que costumava tirá-los do sério ou provocar ansiedade deixa de incomodá-los. 

Da mesma forma, eles aprendem a gerir seus pensamentos. Quem tem ansiedade normalmente reclama do fluxo intenso de devaneios e do caráter pessimista deles. À medida que aprendem a substitui-los por pensamentos positivos, pessoas ansiosas conseguem tomar decisões proativas, acreditar em si mesmas e esperar pelo melhor das situações. 

Quais remédios naturais podem complementar a terapia para ansiedade?

Agora que você já sabe que a terapia é o melhor remédio para a ansiedade, vale ressaltar que remédios naturais também auxiliam no alívio desse sentimento. Eles são recursos complementares ao tratamento principal. 

Para prolongar os benefícios da terapia e fazer a manutenção do bem-estar emocional, pessoas ansiosas podem passar a fazer uso deles. A acupuntura, meditação, yoga e caminhada são alguns remédios naturais comuns para a ansiedade. 

Quando você estiver muito apreensivo, também pode fazer chás calmantes, como camomila, cidreira, alfazema e erva de são-joão. Mulheres grávidas devem pedir recomendação de chás para seus médicos. 

Terapias alternativas, como aromaterapia, fitoterapia e constelação, também podem ser úteis para preservar a saúde mental.

Quem se pergunta qual é o melhor remédio natural para estresse e ansiedade também pode adotar hábitos saudáveis. Esse conselho pode parecer clichê, mas a receita para uma vida saudável e proveitosa é, de fato, o autocuidado. 

Dormir e acordar nos mesmos horários, ter uma dieta balanceada, evitar álcool e cafeína em excesso, praticar exercícios físicos, evitar a hiperconectividade e procurar ver a vida por uma ótica otimista são ótimas maneiras de controlar a ansiedade. 

Ao trabalhar para criar uma rotina diária produtiva e com base em suas necessidades, você também reduz o estresse e imprevistos, além de prevenir o aparecimento de doenças psicossomáticas.  

Terapia para ansiedade com a Vittude!

Se você sofre com ansiedade no dia a dia e percebe que ela atrapalha a sua vida profissional, amorosa e social, a Vittude o convida a fazer terapia online em nossa plataforma! Essa modalidade de atendimento possui os mesmos benefícios da terapia presencial, além de apresentar comodidades próprias.

Não é necessário enfrentar trânsito para se deslocar até o consultório do psicólogo. As consultas podem ser realizadas em dias e horários flexíveis, como após o expediente. A possibilidade de encontrar profissionais especializados em ansiedade e transtornos ansiosos específicos é maior. 

A Vittude oferece todos esses benefícios em uma plataforma digital segura, intuitiva e confortável. Pacientes não precisam se preocupar com o vazamento de dados nem de assuntos compartilhados com o psicólogo durante as consultas! 

Para agendar uma consulta com um psicólogo ou psicóloga com especialidade em ansiedade, você pode utilizar a nossa ferramenta de buscas personalizada e navegar pelos perfis dos(as) profissionais e selecionar quem você acredita ser melhor para o seu caso.

Caso queira, pode começar a procura agora mesmo:

É ideal buscar tratamento para a ansiedade assim que os primeiros sintomas forem percebidos. Ele ocorre com menos obstáculos quando transtornos são identificados no começo e a ansiedade não é tão intensa. Além disso, a procura por ajuda psicológica garante maior qualidade de vida no dia a dia!

Para mais artigos, confira o blog da Vittude!

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Recent Posts

Como superar a morte de um pai?

Afinal, como superar a morte de um pai? Pode ser difícil lidar com o luto,…

2 dias ago

Como escolher um psicólogo? Dicas e critérios essenciais

Você sabe como escolher um psicólogo? Essa decisão pode ser difícil, mas é essencial para…

3 dias ago

Síndrome do Impostor: aprenda como superar a autossabotagem

A Síndrome do Impostor é algo comum, que pode impactar pessoas em relação ao trabalho,…

4 dias ago

Quais são os sintomas de crise de ansiedade e pânico?

Os sintomas de crise de ansiedade e pânico são similares, mas existem pequenas diferenças que…

2 semanas ago

A terapia EMDR é a melhor opção para traumas?

A terapia EMDR é uma abordagem que envolve uma reprogramação do cérebro, direcionada a trabalhar…

3 semanas ago

Como identificar e lidar com a Síndrome de Munchausen?

A Síndrome de Munchausen é um transtorno que pode ser tanto voltado para o indivíduo…

3 semanas ago

Já fez Terapia Online? 😉

Começar agora!