Categoria: Luto

luto

Luto: aprendendo a lidar com a morte e ausência

  |  Tempo de leitura: 9 minutos

4.7 10 Luto é um processo, um conjunto de reações e emoções, resultado de uma perda muito impactante. Neste texto, nos centramos no luto associado à morte de um ente querido. Porém, muito do que descrevemos se aplica a situações diversas, nas quais ocorre uma ausência abrupta e definitiva. A verdade é que podemos nos esforçar para definir o que é luto, mas não conseguiremos — jamais — ser precisos. Isso porque ele é extremamente particular, individual. Cada um elabora o sofrimento, a desestrutura, a ideia de fim, de modo singular. Inclusive, ao vivenciar diferentes lutos, um mesmo indivíduo pode — e provavelmente irá — reagir de forma única a cada um dos processos. Embora não possamos comparar ou estabelecer parâmetros fixos, as 5 fases do luto, propostas pela psiquiatra suíça Elisabeth Kübler-Ross, sugerem um princípio de entendimento. Assim, partimos deles para refletirmos sobre o assunto. Os 5 estágios do...

Continue lendo
Perda gestacional

Perda gestacional: uma dor bastante subestimada

  |  Tempo de leitura: 3 minutos

5.0 01 Há uma grande dificuldade social em lidar com a morte. É possível perceber isso por meio das mortes institucionalizadas, rituais cada vez mais curtos ou inexistentes e a dificuldade em entrar em contato com sentimentos que evoquem a tristeza e a dor. Décadas atrás, o “beber o morto”, os longos velórios, os velórios em casa, todos esses rituais traziam proximidade a morte e ao rompimento. Possibilitavam a expressão da dor e uma organização emocional o que auxiliava muito no processo do luto. Se falar de morte já é difícil, pensa falar de morte em um momento de vida? A perda gestacional ou neonatal é um dos lutos mais complexos e de menor validação social. Estamos falando que em um momento de vida há morte. A efemeridade da vida fica escancarada. A proximidade da morte em qualquer momento do ciclo vital expõe a fragilidade do ser humano. E com...

Continue lendo
Perda de uma pessoa querida

Reflexões sobre a perda de uma pessoa querida

  |  Tempo de leitura: 4 minutos

5.0 02 O expediente de sexta-feira chega ao fim, após uma semana cansativa. Chego em casa e decido deixar o celular de lado. Uma forma de me presentear com alguns minutos livres do smartphone e do mundo hiperconectado. Lembro do celular, procuro por ele na bolsa e vejo várias chamadas não atendidas. Algo parece errado nesta noite. Vejo as chamadas perdidas e um monte de mensagens no whatsapp. De repente uma notícia parece não ser real. Uma mensagem dos meus pais pedindo que eu ligasse em casa e informando o falecimento de uma tia querida. As pernas ficam trêmulas, o coração palpita e as lágrimas correm instantâneamente.

Continue lendo
Como lidar com o luto pela perda do pai

Um voo nas alturas: o luto pela perda de um pai

  |  Tempo de leitura: 3 minutos

5.0 07 O luto pela perda de um pai. Foram muitas as tardes em que as brincadeiras se davam sob o olhar atento de mamãe diante das peripécias do meu pai. Como eu era grande ao lado dele. Voava alto, muito alto com suas mãos investidas contra mim com destino ao céu. Não via limite e percebia que quanto maior minha gargalhada, mais entusiasmado papai ficava.

Continue lendo
Cinco Estágios do luto

Cinco Estágios do Luto: será que sabemos lidar com a morte?

  |  Tempo de leitura: 5 minutos

5.0 03 Luto é o processo que se inicia com uma perda. Ele segue até sua elaboração, quando o indivíduo enlutado volta, novamente, ao mundo externo. Trata-se de um período de recolhimento. Uma experiência emocional profunda e individual que se define pela capacidade de lidar com essas perdas. Cada indivíduo reage de uma forma, a depender de sua estrutura emocional e vivências. A duração difere de pessoa para pessoa.

Continue lendo