Auxílio psicológico na quarentena

Auxílio psicológico na quarentena

  |  Tempo de leitura: 12 minutos

Durante a quarentena causada pela Covid-19 muitas pessoas estão vivenciando altos níveis de medo, ansiedade e estresse. É normal diante do contexto, no entanto, esses sentimentos não podem ser tão nocivos a ponto de afetar o dia a dia, e um auxílio psicológico pode te ajudar bastante.

Por mais que muito já se tenha conquistado quando o assunto são os cuidados com a saúde mental, ainda existe um enorme tabu em volta do assunto terapia.

Uma pesquisa realizada em 2016 pelo instituto Market Analysis revelou que apenas 2% dos adultos brasileiros dos principais centros urbanos do país fazem psicoterapia. 

Por outro lado, 30% dos entrevistados afirmaram que tinham interesse em fazer terapia. No entanto, apenas 6% disseram que seria muito provável aderirem à prática nos 6 meses seguintes.

Infelizmente, ainda existem muitas barreiras quando o assunto é auxílio psicológico. Uma delas é a questão financeira, afinal, é um serviço de alto custo para boa parte dos brasileiros que ganham pouco.

Além disso, as pessoas se questionam em relação ao retorno do investimento, visto que é uma prática que apresenta resultados em médio e longo prazo.

Para completar, muita gente ainda considera que a terapia só é necessária em casos de problemas muito graves. Portanto, há um desconhecimento em relação a todos os benefícios da terapia.

Boa parte das pessoas não têm consciência sobre o seu papel na prevenção de transtornos mentais e no desenvolvimento de habilidades sociais.

Ao longo deste artigo, vamos te ajudar a entender melhor o que é a terapia e como um psicólogo pode te ajudar a superar as dificuldades dessa quarentena. Continue a leitura para conferir todas as dicas e recomendações!

Ebook Quarentena

Auxílio psicológico é terapia?

Visto que boa parte dos brasileiros não têm clareza sobre o que é a terapia, o auxílio psicológico em si, sua função e benefícios, vamos começar clareando esses pontos.

A terapia é conduzida por um psicólogo, e tem como objetivo tratar problemas psicológicos, emocionais e comportamentais. Por meio de técnicas verbais e não verbais, o profissional especializado conduz o paciente para que ele reflita sobre suas questões e problemas.

Ao longo do processo, o paciente vivencia uma profunda jornada de autoconhecimento em que encontra diferentes maneiras de aliviar seus incômodos e perturbações.

A terapia, portanto, é capaz de mudar pensamentos, emoções e comportamentos, promovendo o desenvolvimento de habilidades e tornando o dia a dia da pessoa mais saudável e feliz.

No longo prazo, o paciente se torna mais maduro em relação a si mesmo, o que o beneficia também em termos de relacionamentos com outras pessoas.

Elimine a ideia de que só faz terapia quem tem doenças ou problemas graves. Fazer terapia é ter a coragem de enfrentar todas as suas questões e buscar por um autoconhecimento que irá torná-lo uma pessoa melhor.

Consequentemente, a terapia é uma maneira de evoluir, ou seja, de desenvolver novas habilidades, conhecer as suas emoções e conseguir se relacionar melhor com os outros.

Não tenha vergonha de procurar ajuda

Um dos grandes tabus em torno da terapia é a questão das pessoas ainda acharem que procurar ajuda é sinal de fraqueza. Ter a coragem de se demonstrar vulnerável é, na verdade, uma força.

Em um contexto em que as pessoas estão nervosas e vivendo no limite, não há motivos para sentir vergonha de buscar auxílio psicológico. Cuidar da mente é essencial durante o isolamento, pois só assim é possível viver esse momento de uma forma saudável.

Como um auxílio psicológico te ajuda na quarentena

Por mais que conversar com amigos e familiares seja bom e proporcione alívio em determinadas situações, eles não substituem a escuta qualificada. Apenas um psicólogo é capaz de exercer essa escuta qualificada tão importante ao longo de um processo de terapia.

Diferente dos amigos e familiares que dão conselhos e dizem que tudo vai ficar bem, o psicólogo tem outro papel. Ele tem um papel profissional! Os seus amigos não têm conhecimento suficiente para lidar com tudo o que você desabafa para eles.

Além disso, não são capacitados para realizar intervenções técnicas adequadas que te ajudem a se aproximar da solução de um problema.

Um psicólogo não tem a função de dar conselhos ou julgar moralmente. Ele é formado para que seja capaz de analisar e compreender o comportamento humano. A sua escuta não é apenas atenta, mas também inteligente e embasada, pronta para ir além do óbvio.

A escuta qualificada é um dos principais pilares de uma sessão de terapia.

Um psicólogo poderá te ajudar porque será capaz de absorver informações sobre suas necessidades e prestar uma assistência de qualidade. Dessa forma, ele conseguirá reconhecer suas dores e angústias e te ajudar a trabalhá-las da melhor maneira.

Um psicólogo não fornece um passo a passo para a felicidade e a resolução de problemas. Ele respeita a individualidade de cada um, contribuindo para que cada pessoa encontre o seu caminho e se fortaleça.

É um profissional responsável por ajudar o paciente a criar mais consciência de si, de suas ações, padrões e sentimentos. Durante esse processo, é capaz de despertar o autoconhecimento profundo.

O despertar que o auxílio psicológico proporciona

Ao longo da vida, criamos padrões e verdades que seguimos no nosso dia a dia. Dessa forma, as nossas convicções podem nos aprisionar e gerar sofrimentos. Tais sofrimentos resultam em tormentas psicológicas e conflitos com os quais é difícil de se conviver.

O trabalho em conjunto com um psicólogo é um caminho para romper alguns desses padrões que ocasionam dor. O profissional especializado é capaz de analisar nossos pensamentos e comportamentos e formular questionamentos que dão espaço para novas visões de vida.

A terapia é, portanto, um despertar. Por meio das sessões, a pessoa se conhece melhor, entende os seus gatilhos e cria novas percepções sobre si e sobre os outros.

Finalmente, pare e pense em como é importante, nesse momento de quarentena, conversar com alguém que tem uma escuta qualificada e é capaz de te ajudar a superar a ansiedade, o medo ou quaisquer outras questões.

Ebook 24 razões

Como recorrer a um auxílio psicológico durante a quarentena?

Agora que você já compreendeu como um psicólogo pode te ajudar durante a quarentena, vem a pergunta: como fazer terapia em casa? Afinal, não podemos sair de casa para evitar a disseminação da doença.

A boa notícia é que já existem plataformas como a Vittude, que conectam psicólogos aos pacientes virtualmente.

Isso quer dizer que você nem precisa sair de casa para encontrar seu psicólogo, agendar e realizar a sua sessão. Em meio ao isolamento social, a tecnologia tem ajudado muitas pessoas a cuidarem da saúde mental.

Além disso, as consultas de terapia online costumam ter um valor bem mais acessível. Em um momento em que o país enfrenta uma crise econômica também, é importante pontuar diversas ações que têm surgido em prol dos cuidados com a saúde mental.

Vale pontuar que nem todas são classificadas como uma sessão de terapia, e sim como um suporte e acolhimento psicológico nesse momento.

Conheça, em seguida, algumas delas!

Sozinhos Nunca – Vittude

Caso você ainda não conheça, a Vittude é uma startup brasileira fundada em 2016. Ela tem a missão de democratizar o acesso a serviços de psicologia e saúde mental. Por mais que a terapia online já tenha valores mais baixos e , portanto, seja mais acessível, pode não ser o suficiente para muita gente. 

O Sozinhos Nunca é uma ação social que tem como objetivo democratizar ainda mais o acesso à terapia em um momento que ela é tão necessária.

Para incentivar mais pessoas a buscarem auxílio psicológico, o Sozinhos Nunca permite que você agende uma primeira sessão de terapia por um valor social de R$ 20,00.

Pleno Psiquê

A clínica de psicologia na capital da Paraíba criou um grupo de WhatsApp com plantão psicológico online. O objetivo é dar suporte emocional, orientar e tirar dúvidas de pessoas que precisam de auxílio no momento de quarentena. 

O canal é uma forma das pessoas falarem sobre angústias e medos nesse momento, ou seja, cuidar da saúde mental.

Psicorpus

A clínica Psicorpus, na Bahia, criou um plantão de 24 horas de atendimento psicológico por telefone. Quatro psicólogos de especialidades diferentes foram selecionados para dar suporte às pessoas que estiverem procurando por ajuda.

Disque RN Coronavírus

No Rio Grande do Norte está funcionando uma Central de Atendimento que tem como objetivo esclarecer dúvidas e prestar acolhimento psicológico para as pessoas durante a quarentena.

O auxílio psicológico será prestado por profissionais voluntários, que irão ajudar a população a lidar com ansiedade, estresse e demais emoções. O Disque RN Coronavírus pode ser acionado por telefone das 7h às 23h.

CVV (Centro de Valorização da Vida)

O contato para auxílio psicológico deve ser feito pelo telefone 188 ou pelo site da instituição. Funciona 24 horas por dia.

Projeto Psicologia Pará – Rede de Apoio Psicológico

O governo do Pará lançou uma plataforma digital, Projeto Psicologia Pará – Rede de Apoio Psicológico, que tem como objetivo amenizar os impactos da pandemia na saúde mental. A plataforma conecta psicólogos voluntários a pessoas que precisem desse tipo de auxílio. 

O atendimento é focado em cidadãos paraenses maiores de 18 anos. Cada pessoa pode solicitar o agendamento de até três atendimentos, mas vale ressaltar que não se trata de um atendimento de psicoterapia.

São atendimentos breves voltados para atenção psicológica de uma demanda específica, de acordo com o momento que estamos vivendo.

Apoio aos profissionais da saúde no DF

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal criou uma ação para atrair psicólogos voluntários que queiram atuar durante a pandemia de coronavírus. O objetivo do projeto é oferecer auxílio psicológico (virtual ou por telefone) para profissionais da saúde.

Os médicos da linha de frente precisam de cuidados nesse momento em que vivem com muita tensão e altos picos de estresse. Cansaço físico e mental precisam ser administrados e toda ajuda nessa hora é bem-vinda.

Salvador Unida

Psicólogos voluntários da Bahia se colocaram à disposição para oferecer acolhimento psicológico gratuito por telefone para quem está precisando de suporte nesse momento. Eles atendem pessoas de todo o Brasil das 5h às 23h, de segunda a sexta.

As conversas duram em torno de 20 minutos e têm como objetivo ajudar o paciente a compreender o que está sentindo e conhecer ferramentas que possam ajudá-lo a lidar com as emoções.

Atendimento para idosos

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo está oferecendo atendimento online gratuito para pessoas acima de 60 anos que têm depressão ou ansiedade. 

Oito psicoterapeutas do Grupo de Envelhecimento do Laboratório de Neurociências do IPQ estão responsáveis pelos atendimentos, com sessões que duram 20 minutos.

Psicologia Solidária

O projeto foi criado por cinco psicólogas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Já uniu mais de 700 psicólogos de todo o Brasil para atender aos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia de coronavírus.

Vale ressaltar que os mais de 700 psicólogos atuam sob supervisão de 30 supervisores clínicos para garantir que todas as exigências do código de ética profissional sejam cumpridas.

Para participar do projeto como voluntário ou como paciente você deve fazer contato por meio das redes sociais pelo @psicologiasolidaria.covid19. As sessões se tratam de escuta terapêutica e são realizadas por videoconferências pelo Skype ou WhatsApp, com duração média de 50 minutos.

Ainda em dúvida sobre procurar auxílio psicológico na quarentena?

Cupom Quarentena Vittude

A quarentena que estamos vivendo tem um lado negativo, é verdade. Mas ao mesmo tempo não podemos negar que ela está ressaltando a importância dos cuidados com a saúde mental. Cuidados estes que já deveriam fazer parte do nosso dia a dia, e não procurados apenas em situações extremas.

Se restou alguma dúvida sobre por que fazer terapia, confira o ebook “25 razões para fazer terapia” e entenda, de uma vez por todas, os seus benefícios. A terapia é essencial para todos os seres humanos terem mais qualidade de vida, serem capazes de gerir emoções e se conhecerem melhor. 

Conheça a Vittude e conte conosco para ter uma vida mais feliz e saudável.

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo e LinkedIn Top Voice 2019. Autora do romance "Lola & Benjamin", acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar. É apaixonada por comportamento humano e pela relação entre corpo e mente. Escreve porque considera o conteúdo uma das ferramentas mais poderosas que existem para provocar reflexões e derrubar barreiras.